sábado, 2 de junho de 2012

Biografia do arquitecto Nicolau Nasoni

Nicolau Nasoni, 1691-1773

 Dia 2 de Junho (aqui)


O pintor e arquitecto de origem italiana, Nicolau Nasoni nasceu a 2 de Junho de 1691, na Toscana, e faleceu a 30 de Agosto de 1773, no Porto, recebendo sepultura na sua Igreja dos Clérigos - obra-prima do Barroco nortenho. Discípulo do pintor Giuseppe Nasini, Nasoni inicia a sua carreira artística na cidade de Siena. A sua formação como pintor é realizada através de encomendas de arte efémera, nomeadamente na construção e decoração de arcos de triunfo, carros alegóricos, etc. Na vertente da arquitectura, Nasoni aprendeu no atelier de Franchini e de Vicenzo Ferrati.


Igreja dos Clérigos ( Torre dos Clérigos), 1731-1773 - Porto

Torre dos Clérigos, 1954-1763 - Porto
Após a sua estada em Siena, Nasoni dirige-se para Roma. A próxima etapa foi a Ilha de Malta. Em 1723 encontrava-se ao serviço do grão-mestre Frei António Manuel de Vilhena, incumbido de pintar algumas dependências do Palácio dos Grãos-Mestres em La Valetta. Aqui estabelece ligações com o portuense Frei Roque de Távora e Noronha, irmão do deão da Sé do Porto, conseguindo ser contratado para uma empreitada nas obras de renovação da Catedral portuense. Deste modo, em 1725, o artista estabelece-se definitivamente na cidade do Porto. No panorama da pintura portuguesa setecentista, Nasoni destaca-se como pintor ilusionista, dominando a técnica do trompe l'oeil e da perspectiva, conferindo profundidade cenográfica a superfícies planas. Após a Sé do Porto, onde pinta a têmpera, Nasoni encarrega-se da pintura das abóbadas da Sé Catedral de Lamego, decorria o ano de 1737. Outros contratos são celebrados para efectivar pinturas na Igreja da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco do Porto, na Igreja de S. Pedro de Tarouca e ainda os tectos do Palácio do Freixo, no Porto. 

Paço Episcopal, 1734 - Porto

Paço Episcopal visto do rio Douro, 1734 - Porto
Como arquitecto, Nasoni marcaria o Barroco setecentista na cidade do Porto e seu termo. A sua primeira e emblemática obra foi a Igreja, enfermaria e Torre dos Clérigos, cujo projecto foi apresentado em 1731 e a sua construção iniciada em 1732, é considerada a obra-prima do Barroco portuense. No periodo compreendido entre os anos de 1743 e 1749, Nasoni encontra-se à frente das obras de remodelação da fachada da Igreja do Senhor Bom Jesus matosinhense, reedificando em 1745 a Igreja de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, e estando ainda activo em 1749 na reconstrução da Igreja da Misericórdia do Porto. O labor deste artista italiano estendeu-se à arquitectura civil. O historiador Robert Smith atribui-lhe a autoria do risco da Quinta do Ramalde, da Quinta do Viso, da Quinta da Prelada, de Santa Cruz do Bispo e ainda do Palácio do Freixo. Provavelmente, embora a documentação seja omissa a esse respeito, Nasoni terá sido o autor do Solar de Mateus, palácio nos arredores de Vila Real.

Palácio do Freixo (Pousada do Porto) e jardim envolvente, 1742-1754 - Porto
Pousada do Palácio do Freixo

Pousada do Palácio do Freixo, interior

O estilo arquitectónico de Nicolau Nasoni inscreve-se no universo de um Barroco de aparato e cenográfico, influenciado pela arquitectura italiana da Toscânia e de Roma. De volumetrias sólidas, linhas túrgidas e movimentadas, o seu Barroco decorativista estabeleceu escola no Norte de Portugal, influenciando decisivamente os artistas portugueses. Além da sua vertente de pintor-arquitecto, Nasoni idealizou diversos desenhos para peças de ourivesaria, modelos de escultura e ainda ornatos e retábulos em talha dourada, influenciando também assim os artistas do Barroco português.

Casa do Despacho da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, São Nicolau,  1746-1752 - Porto
Casa do Despacho da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, interior da Sala das Sessões (2003) - SIPA
Casa do Despacho da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, interior da Sala das Sessões (2003) - SIPA
Casa do Despacho da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, interior, tecto da Sala das Sessões (2003) - SIPA
Fachada da Igreja da Misericórdia, 1748 - Porto
Galilé da Sé do Porto, 1736 - Porto
Palácio de Mateus (corpo central, atribuído a Nasoni), 1740-1743 - Vila Real

Quinta de Bonjóia, 1759 - Campanhã, Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário