sexta-feira, 6 de julho de 2012

Biografia da pintora Frida Kahlo


Frida on White Bench, Nova Iorque, 1939. Foto de Nickolas Muray - Galeria de Arte Albright-Knox

Dia 6 de Julho (aqui)

Frida Kahlo de Rivera (06 de Julho de 1907 - 13 de Julho de 1954; Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón)  foi uma pintora mexicana, nasceu em Coyoacán.  Mais conhecida por criar impressionantes e muitas vezes chocantes auto-retratos que reflectem a sua ideologia política, identidade cultural e a sua turbulenta vida pessoal.

Auto-retrato, óleo sobre tela,1926 - Colecção particular, México
Auto-retrato com macaco, óleo sobre Masonite (aglomerado de madeira), 1938 - Galeria de Arte Albright-Knox
Auto-retrato dedicado a Leon Trotsky, óleo sobre Masonite, 1937 - National Museum of Women in the Arts
Frida Kahlo foi a terceira de quatro filhas de um pai judeu-húngaro alemão e uma mãe de ascendência espanhola, mexicana e indiana. Inicialmente não pretendia tornar-se uma artista, Kahlo era uma sobrevivente da poliomielite e pensava seguir medicina. Frequentou a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México entre 1922 e 1925, onde assiste a aulas de desenho e modelagem. Mais tarde aos 18 anos, Kahlo ficou gravemente ferida num acidente de ônibus. Passou mais de um ano na cama, recuperando de múltiplas fracturas nas costas, clavícula e costelas, lesões pélvicas, ombro e pé quebrado.

Auto-retrato com cabelo cortado, óleo sobre tela, 1940 - MOMA
Auto-retrato, óleo sobre Masonite, 1940 - Colecção particular, Estados Unidos
My Grandparents, My Parents, and I (Family Tree), óleo e tempera sobre zinco, 1936 - MOMA
Durante o seu restabelecimento, Kahlo começou a pintar a óleo, criando propositadamente auto-retratos ingénuos e de cores brilhantes, inspirados na arte popular mexicana, que ela sempre amou. Kahlo passou o resto de sua vida em constante dor. Das suas 143 pinturas, 55 são auto-retratos que muitas vezes incorporam representações simbólicas de feridas físicas e psicológicas. A desintegração do seu corpo e o terrível sofrimento que padeceu é expressa em obras como "A coluna", 1944.

Auto-retrato como um Tehuana (Diego na minha mente), óleo sobre Masonite, 1943 - Colecção Gelman, México
La Columna rota, 1944 - Museu Frida Kahlo
Auto-retrato com cabelo solto, óleo sobre Masonite, 1947 - Colecção particular
Em 1929, Kahlo casou-se com o muralista mexicano Diego Rivera, mais velho que ela 20 anos. O seu relacionamento tempestuoso, passou por infidelidades conjugais, pelas pressões da carreira de Rivera, divórcio e novo casamento, e deterioração da sua saúde.
Kahlo e Rivera viajaram para os Estados Unidos e França, onde ela encontrou muitas figuras influentes do mundo da arte e da política.
Auto-retrato com retrato do doutor Farill, óleo sobre Masonite, 1951 - Colecção particular, México
Árvore da Esperança, óleo sobre Masonite, 1946 - Isadore Ducasse Fine Arts
The Love Embrace of the Universe, the Earth (Mexico), Me, and Senor Xolotl, óleo sobre tela, 1949 - Colecção de Jorge Contreras Chacel, México
Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista num ensaio que escreveu para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy de Nova Iorque. Kahlo declara mais tarde: Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade.  Expõe em Paris na galeria Renón et Colle en 1939. A primeira exposição individual de Frida Kahlo no México, realizou-se em 1953, foi promovida pela Galeria de Arte Contemporânea desta mesma cidade.

Frida Kahlo, foto de Nicholas Muray, ca.1930 - George Eastman House
Frida Kahlo, foto de Nicholas Muray, ca.1940 - George Eastman House
Frida Kahlo e Diego Rivera, foto de Nicholas Muray, 1922-1961 - George Eastman House
Em 13 de Julho de 1954, Frida Kahlo faleceu. O atestado de óbito registou como causa de morte uma embolia pulmonar.
Um ano após a sua morte, Rivera deu a casa ao governo mexicano para se tornar num museu. Diego Rivera morreu em 1957.  Em 12 de Julho de 1958, a "Casa Azul" foi oficialmente inaugurado como o "Museu Frida Kahlo".


Museu Frida Kahlo,
Secção adicionada por Diego Rivera, em pedra vulcânica e conchas marchetadas

Sem comentários:

Enviar um comentário