sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Interiores do séculos XVII e início do século XVIII, na pintura

Retrato de Casal num Interior. Autor: Eglon van der Neer (holandês). Técnica: óleo sobre madeira. Data: 1665 - 1667. Dimensões: 73,9 x 67,6 cm.
Um casal da burguesia rica, está comodamente sentado no seu quarto, onde se vê couro estampado cobrindo a parede, tapete persa sobre a mesa, e encimando a lereira um quadro com a imagem de Venús.  Museum of fine Arts, Boston 


O estilo Barroco teve origem em Itália, no meio romano, por influência de geniais pintores e arquitectos. Este estilo, vai abranger a primeira metade do século XVII e estender-se aos primeiros anos do século XVIII. Com impacto significativo, a  sua influência vai dominar a Europa e posteriormente o Mundo Novo.


Gabinete com suporte (1690-1700). Barroco/Chinoiserie. Autor: Desconhecido. Local de origem: Inglaterra (fabricado). Materiais: Madeira decorada com figuras chinesas em paisagens com plantas exóticas, sobre fundo pintado a imitar carapaça de tartaruga; interior decorado com pássaros e flores.  O suporte e a crista são ricamente entalhados e prateados, ostentando  decorações barrocas.  Data: Século XVII. Estas peças de mobiliário, destinadas a guardar objectos valiosos, prestigiavam o seu proprietário. - Victoria and Albert Museum


Mesa (1690). Barroco. Autor: Desconhecido. Local de origem: Itália (fabricado). Materiais: Madeira entalhada e dourada; pedra de mármore Breccia. Data: Século XVII. A mesa é uma verdadeira escultura, ricamente dourada e trabalhada, com folhagens e máscaras grotescas. - Victoria and Albert Museum


Os Cinco Sentidos - Visão. Autor: Abraham Bosse (1602 - 1676), depois. Técnica: óleo sobre tela.  Dimensões: 104 x 137 cm. Local de produção: França.
Num quarto com tapeçarias na parede e cama de dossel, uma mulher ajuda outra a vestir a roupa enquanto um homem olha através de um telescópio. - Musée des Beaux Arts Tours  
 

O mobiliário barroco, opulento e extravagante, surge ligado a soluções exageradamente ornamentadas e luxuosas, com peças cobertas de dourados e aspecto imponente, destinadas a impressionar, o que levava, por vezes, a anular todo o carácter utilitário. A par da criação de peças majestosas, existe a produção de móveis de uso comum, baseados em modelos antigos e adaptados às novas tendências, com variações regionais na composição dos elementos decorativos e nas proporções.

Gabinete com suporte (1661-1670). Barroco/Luís XIV. Autor: Pierre Gole, nomeado marceneiro do rei em 1691. Local de origem: Paris (fabricado). Materiais: Folheado a marfim, carapaça de tartaruga, osso e marchetaria floral de várias madeiras; molduras de ébano e suportes de latão sobre estrutura de pinho e carvalho com gavetas de nogueira. Data: Século XVII - Victoria and Albert Museum

Guarda-louça (1690-1700). Barroco. Autor: Desconhecido. Local de origem: Paris (fabricado). Materiais: Folheado a ébano e pau-santo,  todas as superfícies decoradas com marchetaria floral e animal em madeira tropical; estrutura de madeira macia e carvalho. - Victoria and Albert Museum

Pintura de Cena de Interior. Homens a cantar e tocar violino. Técnica: Óleo sobre tela. Medidas: 41,5 X 58cm.  Autor: Pieter Janssens Elinga. Data: Cerca de 1680. Origem: Holanda.
A mesa e as cadeiras estão colocadas ao longo das duas paredes visíveis, para deixar livre o espaço no centro. 
- Hallwylska Museet


O estilo Luís XIV, surge em França, fortemente influenciado pelo barroco. Com a intenção de glorificar a monarquia, Luis XIV (1654 - 1715) inicia um programa de construções que envolve o design e o mobiliário, entre outras. As peças são de grande aparato, com forte aspecto decorativo e simetria, destinadas a dar a impressão de majestade e a decorar amplos espaços. 


Mesa pequena com tampo dobrável (mesa brisé). Autor: Alexandre -Jean Oppenordt. Data: ca. 1685. Local de origem Paris, França. Materiais: madeira de carvalho, pinho e nogueira folheada a ébano, pau-rosa e marchetaria de tartaruga e latão gravado; bronze dourado e aço. Esta pequena  escrivaninha foi fornecida em 1685, para ser usada pelo rei Luis XIV no seu escritório no castelo de Versalhes. A decoração do tampo inclui o monograma do rei entrelaçado com um simbolo do sol.  - The Metropolitan Museum of Art



Gabinete. Autor: Atribuído a André Charles Boulle, nomeado marceneiro real em 1672. Data: 1700. Local de origem Paris, França. Materiais: madeira de carvalho, folheado com ébano de Macassar e Gabão, madeira de fruto ebonizada, e marchetaria de tartaruga e latão; bronze dourado. As 8 montagens de bronze sobre os cantos do gabinete, representam deuses do vento. Estes móveis eram utilizados para guardar roupa.- The Metropolitan Museum of Art


Cena num Quarto de Dormir. Autor: Desconhecido. Técnica: Óleo sobre tela. Data: ca. 1690. Dimensões: 47,5 x 72 cm. Local de origem: França.
A pintura parece mostrar o interior de um quarto de dormir francês, no final do século XVII. A cama de dossel, com cortinas de veludo encarnado com franjas douradas e, as costas altas das cadeiras, 
são o tipo de mobiliário de origem francesa, muito difundido na Europa, tal como as tapeçarias penduradas nas paredes. - Victoria and Albert Museum


A riqueza e o colorido dos materiais utilizados, define a enorme importância atribuída à decoração. A técnica mais característica do mobiliário barroco é a marchetaria, realizada com madeiras preciosas e combinada com materiais ricos como marfim, prata, mármore, ágata ou lápis-lazúli. A moda das lacas chinesas vai permitir a aplicação de painéis com lacas orientais, sobre a armação dos móveis. As peças com acabamento dourado e prateado são muito divulgadas nesta época.


Guarda-roupa (ou outros objectos). Autor: Desconhecido.. Data: ca. 1700. Local de origem: Paris, França. Materiais: Madeira de carvalho e pinho, folheada a ébano,com marchetaria de ébano, pau-de-cobra, pau-púrpura, tartaruga, latão, estanho e painéis de chifre transparente sobre pigmento azul; bronze dourado.
Armários semelhantes a este foram adaptados no final do século XVII para decorar salas de estado. - Victoria and Albert Museum
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Cadeira. Autor: Desconhecido. Local de origem: Paris, França. Data: ca. 1675-1685. Materiais: Madeira de nogueira entalhada e dourada. Estofo no assento e encosto em veludo com franja dourada.
Cadeiras desta tipo estavam muito em voga em Paris, durante este periodo. - Victoria and Albert Museum.


Alegoria de Inverno. Autor: Nicolas Lancret. Técnica: Óleo sobre tela. Data: 1720. Dimensões: 115 x 94 cm. Colecção particular.
A alegoria de Inverno, retrata as ocupações quotidianas da classe alta em Franca, no início do século XVIII. O interior está decorado ao estilo Regência, que se situa na transição entre o barroco de Luís XIV e o Rococó de Luís XV. - Web Gallery of Art

O estilo Luís XIV, faustoso e solene, vai impor-se às outras cortes europeias. Para a produção de móveis de luxo, os artesãos especializam-se e produzem obras de excepcional qualidade. André Charles Boulle (1642-1732), um dos mais ilustres mestres de marchetaria, ao mesmo tempo que cinzelador, bronzista e entalhador, concebe com um alto grau de perfeição o mobiliário Luís XIV, sendo por isso nomeado marceneiro real, em 1672.


Chambre du Roi. Aposento real no castelo françês de Vaux-le-Vicomte, França.
A riqueza, sumptuosidade e solenidade do estilo barroco, bem ao gosto de Luís XIV.
À esquerda, uma mesa consola de proporções maciças, ricamente esculpida e dourada.  Ao fundo, a cama com dossel, decorada nos quatro ângulos superiores e envolvida em tecido pesado e precioso. Cadeiras e banquetas com estrutura em madeira dourada, e estofo revestido de tecido. À direita  um móvel gabinete, com suporte. - Castelo de Vaux-le-Vicomte
  

Tapeçaria, Julho. Autores: Jean De La Croix (fabricante) e Charles Le Brun (designer). Local de origem: Fabricada em Gobelins, Paris. Data: 1670 - 1700.  Técnica: Tapeçaria tecida em lã e seda. 
Esta tapeçaria pertence a uma série que representa doze das residências reais de Luís XIV, durante os diferentes meses do ano. O rei é representado a caçar, com a sua comitiva, no terreno do seu castelo. - Victoria and Albert Museum.


A manufactura de Gobelins, sediada em Paris, em 1662, produz tapeçarias, móveis e outros objectos destinados às muitas residências do rei. 
As derrotas militares e a menor disponibilidade económica,
forçam a corte francesa a uma vida menos faustosa, e a uma redução drástica  nos seus gastos com a arte. A produção de móveis foi afectada e a fábrica de Gobelins foi encerrada entre 1694 e 1699.



A Declaração de Amor. Autor: Jean François  de Troy. Técnica: Óleo sobre tela. Data: 1724. Dimensão: 65,1 x 53,3 cm.
Na década de 1720, a combinação das curvas entre os vários objectos como a moldura do quadro e o sofá estava muito em voga - The Metropolitan Museum of Art.

Consola. Autor: Desconhecido. Local: Portugal. Data: 1720 -1740. Técnica: Talha dourada sobre madeira de castanho e tampo de mármore policromado. 
Decorada com motivos de cariz vegetalista - festóes e folhas de acanto, que se entrelaçam com volutas e concheados. -  Museu Nacional Machado de Castro, MatrizNet.
Exposições: "Triomphe du Barroque" - Bruxelas Europália, 1991; "Triunfo do Barroco" -  Centro Cultural de Belém, 1992.


Fontes:

https://collections.mfa.org/objects/32816/portrait-of-a-man-and-woman-in-an-interior?ctx=9b205cf7-b743-4978-8d78-8dd800c1b84c&idx=3

https://collections.vam.ac.uk/item/O53113/cabinet-on-stand-unknown/

https://collections.vam.ac.uk/item/O110811/pier-table-unknown/

http://www.mba.tours.fr/TPL_CODE/TPL_COLLECTIONPIECE/97-17e.htm?PIECENUM=1219

https://collections.vam.ac.uk/item/O70195/cabinet-on-stand-gole-pierre/

https://collections.vam.ac.uk/item/O368613/cupboard-unknown/ 

http://emuseumplus.lsh.se/eMuseumPlus?service=ExternalInterface&module=collection&objectId=14187&viewType=detailView

https://www.metmuseum.org/art/collection/search/207667

https://www.metmuseum.org/art/collection/search/202281?searchField=All&sortBy=Date&when=A.D.+1600-1800&where=Europe&what=Furniture&amp

https://collections.vam.ac.uk/item/O73224/scene-in-a-bedchamber-painting-unknown/

https://collections.vam.ac.uk/item/O58173/cupboard-unknown/

https://collections.vam.ac.uk/item/O232826/chair-unknown/

https://www.wga.hu/frames-e.html?/html/l/lancret/season4.html  

https://vaux-le-vicomte.com/decouvrir/le-chateau/

https://collections.vam.ac.uk/item/O131131/july-tapestry-charles-le-brun/

https://www.metmuseum.org/art/collection/search/438127?searchField=All&sortBy=Relevance&who=Troy%2c+Jean+Fran%c3%a7ois+de%24Jean+Fran%c3%a7ois+de+Troy&ft=*&offset=0&rpp=20&pos=4   

 http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=159680&EntSep=4#gotoPosition     

Montenegro, Ricardo. Guia da História do Mobiliário. 1995. Presença, Editorial. Lisboa.

1974. O Grande Livro da Deciração Selecções do Reader´s Digest. 


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