sábado, 7 de julho de 2012

Biografia de Marc Chagall

Marc Chagall, 1921 - França

Dia 7 de Julho (aqui)

Marc Chagall (Vitebsk, Bielorrússia, 7 de Julho de 1887 — Saint-Paul-de-Vence, França, 28 de Março de 1985) foi um pintor, ceramista e gravador surrealista russo-francês.

Self-Portrait with White Collar ( Auto-retrato com Colarinho Branco), óleo sobre cartão, 1914 - Museu de Arte de Filadélfia
Nascido de uma família judia, na capital da província de Vitebsk, na Rússia, Marc Chagall exibiu desde cedo o talento e a vocação de um artista. Estudou na Escola Imperial de Belas Artes, em São Petersburgo (1907), em seguida (1908 a 1910) teve aulas com Léon Bakst, pintor russo, ilustrador e cenógrafo. Chagall viria a tornar-se um artista versátil, produzindo pinturas, desenhos, gravuras, ilustrações para livros e vitrais.
Entre 1910 e 1914, Chagall viveu em Paris, onde mais tarde iria passar a maior parte de sua vida de expatriado (1923–41, 1947–85). Durante estes primeiros anos, conheceu e desenvolveu amizades com Guillaume Apollinaire, Robert Delaunay, Amedeo Modigliani, Fernand Léger, entre outros. Em Paris, matriculou-se no La Palette, uma academia de arte, onde os pintores André Dunoyer de Segonzac e Henri Le Fauconnier ensinavam. Nos tempos livres, visitava os museus e as galerias de arte, onde estudava as obras dos grandes mestres. 

I and the Village ( Eu e a Aldeia), óleo sobre tela, 1911 - MOMA
Snow, Winter in Vitebsk (Neve, Inverno em Vitebsk), guache sobre cartão, 1911 - MMA
Half-Past Three (The Poet)-(Três e meia (O Poeta)), óleo sobre tela, 1911 - Museu de Arte de Filadélfia
Foi em Paris que aprendeu a técnica de guache, que iria utilizar em muitas das suas obras. Embora Chagall fosse influenciado pelo fauvismo e cubismo, depressa os rejeitou em favor de seu próprio modo único de pintura, onde misturou sentimento e fantasia, combinados frequentemente com eventos separados pelo tempo e espaço em uma única composição. As suas memórias de camponeses e animais no bairro judeu do Vitebsk, iriam servir como temas para as suas pinturas. A pintura "Neve, Inverno em Vitebsk," cerca de 1911, foi realizada enquanto morou em Paris. As memórias da Rússia alimentaram a sua imaginação, e assim a série de guaches que pintou durante esses anos é referida como "Russas lembranças." O folclore judaico e os contos do Velho Testamento, tornaram-se os seus assuntos preferidos. Artistas de circo, com seus trajes bizarros e maquilhagem berrante, foram personagens ideais para preencher composições de sonho de Chagall.

The Lovers (Os Amantes), óleo sobre tela, 1913-1914 - MMA
Birthday (Aniversário), óleo sobre cartão, 1915 - MOMA
Estudo para Birthday (Aniversário), lápis sobre papel, 1915 - MOMA
Depois da sua estada em Paris (1910 a 1914), Chagall retornou à Rússia e casou com a sua noiva Bella Rosenfeld, em 1915, fazendo intenção de voltar a Paris com a sua esposa. Com o início da Primeira Guerra Mundial, a fronteira russa ficou fechada, impedindo Chagall de viajar. Depois do sucesso da exposição realizada em Herwarth Walden Sturm Galeria, Berlim, Chagall começou a expor em Moscovo com artistas de vanguarda. Com o reconhecimento da sua obra, um grande número de coleccionadores começou a comprar os seus trabalhos. Na Rússia, onde permaneceu até 1922, formou amizade com pintores e poetas de vanguarda russos, trabalhou em ilustrações de jornal, livros infantis e projectos para o Teatro do Estado Judeu. Em 1923, deixa Moscovo para retornar a Paris.

Bella com White Collar ( Bella com colarinho branco) 1917 - Centro Pompidou
Self Portrait from Mein Leben (Auto-retrato de Minha Vida), gravura, água forte e ponta seca, 1923 - MOMA
The Circus Rider ( O piloto do circo), óleo sobre tela, 1927 - Instituto de Arte de Chicago
Chagall iniciou o estudo da gravura em Berlim em 1922, com trinta e cinco anos de idade. (Ele iria realizar cento e vinte e três gravuras e xilogravuras, mais de cem litografias e trinta e oito livros ilustrados). No caminho para França, passou por Berlim a fim de reaver trabalhos e fotografias da exposição realizada anteriormente, mas foi incapaz de os encontrar. Chagall possuía um manuscrito autobiográfico em que tinha vindo a trabalhar desde 1911. O editor Paul Cassirer viu o texto, "Minha Vida", e sugeriu a publicação de uma tradução do mesmo que incluísse impressões de Chagall. Puxando pelas memórias da infância vivida na aldeia em Vitebsk, o artista fez o seu retrato, a sua esposa e filho, os seus pais, as figuras da casa, e outros eventos lá ocorridos. Neste periodo, viaja por toda a França e visita a Palestina.

White Crucifixion ( Cruxificação Branca) óleo sobre tela, 1938 - Instituto de Arte de Chicago
A Fantasy of St. Petersburg. Study for backdrop for Scene IV of the ballet Aleko (Fantasia de São Petersburgo. Estudo para o pano de fundo para a cena IV do ballet Aleko), aguarela, guache e lápis sobre papel, 1942 - MOMA
A Street Dancer and Gypsies, costume design for Scene II of the ballet Aleko (Dançarino de rua e ciganos, figurinos para a cena II do ballet Aleko), aguarela, guache e lápis sobre papel, 1942 - MOMA
As gravuras que Chagall realizou para o romance de Nikolai Gogol, Almas Mortas, o clássico texto russo, foram o início da sua primeira colaboração com a editora de renome Ambroise Vollard. Chagall ilustrou outros livros como a Bíblia e as Fábulas de La Fontaine. Em 1939, foi agraciado com o Prémio Carnegie. Em Maio de 1941 deixou a França, e refugou-se com a sua esposa, integrado numa operação de resgate para o contrabando de artistas e intelectuais da Europa para o EUA. Chagall e Bella chegaram a Nova Iorque em Junho de 1941. Nesse ano, Pierre Matisse, que então possuía uma galeria de arte em Nova Iorque, realizou uma exposição de trabalhos de Chagall que se tornou um grande sucesso. Após a guerra, Chagall goza de reconhecimento internacional: visitou a retrospectiva da sua obra no Museu de Arte Moderna em Nova York, em seguida, em Paris e em outros lugares na Europa.

The Cat Transformed into a Woman ( Gato transformado em mulher), água-forte, ponta seca e óleo sobre papel, 1928-1931. Fábulas de La Fontaine - TATE
The Blue Circus (O circo azul), óleo sobre tela, 1950 - TATE
Frontispiece, from The Story of the Exodus (Frontispiece, de A história do Êxodo), litografia sobre papel, 1966 - Jewish Museum 
No ano de 1942, o New York Ballet Theatre convidou Chagall, para projectar os cenários e figurinos para o seu novo ballet, Aleko. Quando o ballet estreou em 8 Setembro de 1942, foi considerado um "sucesso notável". Bella, a sua mulher, falece em 1944, facto que o deixa novamente mergulhado no mundo das evocações, dos chamamentos, dos sonhos. Dois anos depois do fim da guerra, regressa definitivamente a França. Uma das grandes contribuições de Chagall para a arte tem sido o seu trabalho com vitrais. Entre outros destacam-se os vitrais para para a Catedral de Metz, !958-1960. Em 1963, Chagall foi contratado para pintar o novo limite máximo para a Ópera de Paris. Em 1966, fez uma doação para o Estado francês da Mensagem Bíblica, expôs pela primeira vez no Museu do Louvre, que resulta na criação do Museu em Nice, inaugurado em 1973, na presença do artista. Foi condecorado pelo governo francês com a Grã-cruz da Legião de Honra, em 1977.
Vitrais na Catedral de Santo Estêvão, Metz, França - 1958-1960
Tecto da Ópera de Paris - 1963
O Profeta Elias, mosaico, 1971 - Museu Nacional Marc Chagall

Sem comentários:

Enviar um comentário