quinta-feira, 19 de julho de 2012

Biografia do pintor e escultor Edgar Degas

Auto-retrato, óleo sobre papel, montado sobre tela, 1855-1856 - MMA, Metrpolitan Museum of Art

Dia 19 de Julho (aqui)


Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de Julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro, 1917) foi um pintor e escultor francês. Ligado ao impressionismo, destacou-se pelo estudo esmerado do movimento e ficou conhecido como o pintor das bailarinas.

Foto de Edgar Degas na sua biblioteca, 1895 - Museu de Orsay
O seu pai, Augusto de Gas, geria uma sucursal de um banco napolitano que pertencia à família. Por influência paterna, inicia os estudos num bom colégio, destinado a seguir Direito, mas abandona e ingressa em 1855, na Escola de Belas-Artes, na classe de Louis Lamothe, onde assumiu uma grande admiração por Ingres, no estilo linear e no traço. No ano seguinte, partiu para Itália, onde residia parte da sua família - a sua tia Laura, casada com o barão de Bellelli -, a fim de estudar a pintura do Quattrocento, onde permaneceu até 1860. Compõe obras de observação psicológica, como retratos de família (Retrato de Família de Bellelli, 1858-1869). Nessa época, conheceu Manet, que depois o apresentou a outros impressionistas, como Monet, Renoir e Pissarro.

Hilaire de Gas, (avô do artista, banqueiro em Nápoles), óleo sobre tela,1857 - Museu de Orsay
  Retrato da Família Bellelli, óleo sobre tela, 1958-1969 - Museu de Orsay
Lorenzo Pagans et Auguste de Gas (pai de Degas), óleo sobre tela, 1871-1872 - Museu de Orsay
Semiramis edifício Babyloneen, óleo sobre tela, 1861 -  Museu de Orsay
É influenciado pelas cores do impressionismo, pela perspectiva paralela e pelas estampas japonesas. As relações de Degas com o movimento impressionista foram bastante complexas.  Apesar de ter participado em exposições colectivas e ter vários contactos com todos os pintores, recusou-se a praticar pintura ao ar livre e o seu trabalho tem ressonância inegável realista e mesmo clássica. A escolha dos temas era por vezes, pouco convencional. A frequência da vida nocturna de Paris, e principalmente da Ópera, o gosto por corridas de cavalos e por espectáculos teatrais de toda ordem, levaram-no a fixar os movimentos em acção, que registava com muita facilidade, devido a seu génio observador. Quando participou na primeira exposição impressionista, a sua pintura era uma das menos criticadas devido ao perfeito domínio do desenho.
A Classe de Dança, óleo sobre tela, 1873-1876 - Museu de Orsay
O Ensaio de Ballet no Palco, óleo, aguarela, pastel, sobre papel de cor creme, montado sobre tela, 1874? - MMA
Ballet, A Primeira Bailarina, pastel sobre papel, 1876 - Museu de Orsay
A Lição de Dança, óleo sobre tela, 1879 -Galeria Nacional de Arte
A partir de 1871 interessa-se cada vez mais pelas cenas do quotidiano parisiense, em vez das paisagens rurais dos impressionistas; pintou espectáculos em circos, em teatros, em cafés-concertos ou nas ruas. A decadência de uma pequena burguesia que se dilui no vício da bebida, está presente em O Absinto (1875-76), obra em que o artista representa dois marginais, um homem e uma mulher, lado a lado, e cujo traje cria uma subtil relação cromática com as suas bebidas. Na pintura A Classe de Dança (1873-1876), a luz que mergulha no chão, apoiada sobre a diagonal da sala, reforça a perspectiva fugaz do soalho de madeira. Na obra, A Primeira Bailarina (1876), Degas exprime todo o movimento e a beleza da dança; embora a bailarina se encontre completamente à direita, a composição é equilibrada pela mancha escura do que será o chefe do corpo de baile. Em Lição de Dança (1879) - apresentada na quinta exposição impressionista em 1880 -, a composição foi cuidadosamente elaborada; as bailarinas encontram-se dispostas em configurações engenhosas; o formato horizontal da tela, é incomum. Degas utilizará este formato em cerca de quarenta dos seus quadros, para criar um sentimento quase panorâmico do espaço. Procurou também registar o trabalho diário e pesado das mulheres do povo (As Engomadeiras de Roupa, 1884), a intimidade das figuras femininas no banho como: A Banheira (1886) - apresentada na oitava exposição dos impressionistas em 1886 - , uma das composições mais ousadas de Degas, sobre o tema, devido à representação da perspectiva com influência japonesa, e a pintura Após o Banho (1898).

O Desfile, óleo sobre papel, montado sobre tela, 1866-1868 - Museu de Orsay
Num Café, Absinto, óleo sobre tela, 1875-1876 - Museu de Orsay
Mulheres num Terraço de Café, à Noite, pastel sobre monotípia, 1877 - Museu de Orsay
Mademoiselle Bécat no café dos Embaixadores, litografia sobre papel, 1877 - Galeria Nacional de Arte
Degas apreciava tudo o que era fora do comum. Com cores sóbrias, mas transparentes e leves na sua luminosidade, utilizando pinceladas subtis e separadas, criou o seu próprio estilo, que devendo em alguma coisa ao impressionismo, também o deveu ao realismo, e sobretudo à visão inteiramente original do artista. Procurou representar, o que o seu espírito sentia de interesse pela atitude e figura humanas, principalmente as da mulher. Chocava por uma paleta discordante, nos dizeres do público da época, em que era capaz de colocar lado a lado um violeta intenso e um verde ácido.
A partir dos anos oitenta, Degas fez muitas variações sobre o tema das bailarinas. Pinta e desenha, a pastel e lápis, dezenas de quadros sobre espectáculos de ballet. 
As relações com as mulheres influenciaram grandemente  a sua arte e a idéia das mulheres está intimamente ligada à sua vida artística.  Degas perdeu a sua mãe quando tinha apenas treze anos. Nunca se casou e não encontrou qualquer relação amorosa.

Bailarina, carvão e pastel azul-cinza sobre papel, 1880 - MMA
Ballet, pastel sobre papel, 1884 - Museu de Arte de Filadélfia
Três Bailarinas Descansando, giz preto e pastel sobre papel, 1880 - Galeria Nacional de Arte
Estudo de um Nó de Fita, pastel azul e carvão sobre papel azul-cinzento, 1887 - Museu Dde Orsay
Bailarinas em Azul, óleo sobre tela, 1890 - Museu de Orsay
Com a progressiva perda da visão, isolou-se dos amigos e passou a dedicar-se à realização de pequenas esculturas, principalmente nus femininos, cavalos e bailarinas. A mais famosa delas é a Bailarina de Catorze Anos (1881), apresentada na exposição impressionista de 1881, é o testemunho de um hiper-realismo extremo.  
O pintor experimentou nas suas criações, vários processos técnicos: a aguarela, o pastel, a água-forte, a litografia, a monotípia.
O seu carácter tímido e misógino, isola-o cada vez mais do convívio humano, principalmente quando, em 1900, quase cego, não sai mais de casa, limitando-se quase à pintura em pastel, ao desenho, à gravura e à escultura em cera. A sua morte, ocorrida em plena Primeira Guerra Mundial, passou quase despercebida.

As Engomadeiras de Roupa, óleo sobre tela, 1884-1886 - Museu de Orsay
A Banheira, pastel sobre cartão, 1886 - Museu de Orsay
Após o Banho, pastel sobre cartão, 1898 - Museu de Orsay
Sala de Bilhar em Menil-Hubert, óleo sobre tela, 1892 (esboço de uma composição, hoje na Staatsgalerie de Stuttgart, é das obras que estão entre a evidência rara de Degas, um pintor  de interiores). Museu de Orsay
Retrato, cabeça apoiada sobre a mão, bronze patinado, fundição entre 1921-1931, Edgar Degas, Adrien-Aurélien Hébrard - Museu de Orsay
  A Pequena Bailarina de catorze anos, bronze patinado, fita de cetim, pedestal em madeira, fundição entre 1921-1931, Edgar Degas, Adrien-Aurélien Hébrard (a partir da escultura em cera, apresentada na exposição impressionista de 1881). Museu de Orsay
Cavalo a galope, bronze patinado, fundição entre 1921-1931, Edgar Degas, Adrien-Aurélien Hébrard - Museu de Orsay

Fontes:
http://www.infopedia.pt/$edgar-degas
http://ymy.blogs.sapo.pt/
http://educacao.uol.com.br/biografias/
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/d/degas.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário