quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Biografia do ilustrador de Walter Crane

Walter Crane, 1886. Foto de  Frederick Hollyer - Museu Victória e Alberto
Walter Crane nasceu em Liverpool em 15 de Agosto de 1845, foi o segundo filho de Thomas Crane, pintor de retratos e miniaturista. A família teve influência nas suas primeiras manifestações artísticas. Aos doze anos de idade ele e a sua família, mudaram-se para Londres, onde estudou os mestres italianos e o trabalho contemporâneo de Dante Rossetti e Millais John.
Enquanto adolescente, tornou-se aprendiz do gravador William James Linton por três anos, antes de iniciar a vida como artista plástico. Crane era um dos ilustradores vitorianos de livros para crianças, mais populares e um dos primeiros expoentes do livro de fotos coloridas, que concebeu em colaboração com Edmund Evans.

The Baby's Bouquet, caneta e aguarela, 1870 - Museu Victória e Alberto
The Baby's Bouquet, caneta e aguarela, 1870 - Museu Victória e Alberto
The Baby's Bouquet, caneta e aguarela, 1870 - Museu Victória e Alberto

 The Baby's Bouquet - Projecto Gutenberg

 The Baby's Opera - Projecto Gutenberg
The Baby's Opera - Projecto Gutenberg

The Baby's Opera - Projecto Gutenberg
Os primeiros livros infantis de Crane, foram publicados em 1865, quando tinha apenas vinte anos e foram acompanhados por mais de quarenta publicações de livros para crianças, ao longo de sua carreira. Os livros mediam geralmente 18,5cm x 19cm e eram constituidos por seis páginas de texto e seis de ilustrações impressas em cores. Estes livros foram imensamente bem sucedidos. Embora fossem produzidos em massa, mantiveram um alto nível de qualidade. 
Na sequência do seu casamento em 1871, Crane realizou uma longa visita a Itália, onde conheceu artistas da época.
Além de ilustrador e pintor, Crane trabalhou como professor e como designer de papéis de parede, tecidos, interiores e cerâmicas. Demonstrou interesse por todas as formas históricas de decoração, especialmente da antiguidade clássica e do mundo islâmico. Crane foi discípulo de William Morris (que estava intimamente associada com o movimento socialista) e membro do movimento Arts and Crafts. A influência deste movimento pode ser visto na preocupação de Crane na concepção global de seus livros.

An Alphabet of Old Friends, 1874 - Projecto Gutenberg.

The Absurd ABC, 1874 - Projecto Gutenberg
The Baby's Own Aesop by Aesop - Projecto Gutenberg
The Baby's Own Aesop by Aesop - Projecto Gutenberg
The Baby's Own Aesop by Aesop - Projecto Gutenberg
Goody Two Shoes - Projecto Gutenberg
The Frog Prince, 1874 - Projecto Gutenberg.
Walter Crane foi um dos primeiros ilustradores a preocupar-se com a aparência da página dupla e muitas vezes planeou o projecto do livro inteiro, incluindo as guardas, página de rosto e lettering. Crane foi influenciado pelas gravuras japonesas, esforçando-se por reproduzir nos livros infantis as cores brilhantes e delicadas dessas gravuras. No livro O ABC Absurdo, Crane procurou um traçado de espaçamentos ordenados e modelos gráficos para ilustrar o alfabeto. O seu talento como ilustrador de histórias para as crianças é evidente em obras como A Ópera do Bebé e Bouquet do Bebé.  
Edmund Evans identificou-o correctamente como o "pai do livro de infantil ilustrado". Aqui no comjeitoearte pode ver mais...

A Floral Fantasy in an Old English Garden, 1899 - Projecto Gutenberg
A Floral Fantasy in an Old English Garden, 1899 - Projecto Gutenberg.
A Floral Fantasy in an Old English Garden, 1899 - Projecto Gutenberg

Cartaz
Cartaz, Champagne HAU, litografia, 1894 - Museu Victória e Alberto

 Papel de Parede

Swan, Rush e Iris, parte de papel de parede, impressão de blocos de madeira, em papel de cor, 1877 (silhuetas de cisnes contra um fundo estilizado, sugerindo a influência das pinturas de vaso grego) - Museu Victória e Alberto
Francesca, papel de parede, impressão a partir de seis blocos de madeira, em papel de cor, 1907 (os ramos com curvas e os motivos vegetais mostram alguma influência do estilo Art Nouveau que era moda na época que este papel de parede foi produzido) - Museu Victória e Alberto
Jardim Formal, papel de parede, xilogravura de cor, impressão em papel, 1904 (retrata uma árvore formal num plantador sobre um plinto de Jardim, folhagem e faixas horizontais de papoilas e lírios brancos, num terreno de verde) -  Museu Victória e Alberto
Veados e coelhos, parte do friso de papel de parede, impressão de blocos de madeira em papel de cor, 1887(veado saltando através da folha de grandes dimensões e uma lebre clara sentada sobre a 'terra', sobre um fundo azul escuro) - Museu Victória e Alberto
Rosamund, parte de papel de parede, xilogravura de cor, impressão em papel, 1908 (rosas vermelhas com espinhos nas hastes num fundo claro) - Museu Victória e Alberto
Rosamund, parte do friso de papel de parede, xilogravura de cor, impressão em papel, 1908 (rosas vermelhas com espinhos nas hastes num fundo claro) - Museu Victória e Alberto
Além dos seus livros para crianças, criou livros ilustrados para adultos, vários livros sobre design e ilustração como o livro Linha e Forma, aqui. Crane dedicou muito tempo e energia ao trabalho do Sindicato dos Trabalhadores de Arte, e para a Sociedade de Exposições de Artes e Ofícios, fundada por ele em 1888. 
Crane foi eleito membro do Instituto de Pintores Aguarelistas em 1882, renunciando em 1886; foi director de design na Escola Municipal Manchester (1894); director de arte da Faculdade de Leitura (1896), e em 1898 por um curto período de tempo do Real Colégio de Arte.
Quando Walter Crane morreu em 14 de Março de 1915 no Hospital Horsham, West Sussexem, tinha-se tornado internacionalmente conhecido e admirado.


Cerâmica

Vaso, cerâmica, 1889-1901 ( este vaso em forma de cisne tem uma decoração pintada com conotação Neo-clássica típica do trabalho gráfico do artista. É mais uma escultura do que um suporte prático para flores e está decorado com esmalte de vermelho da Maw's, que foi desenvolvido para pintura de azulejo. A cerâmica de Shropshire, Maw & Co.of Jackfield, é mais conhecida por azulejos e cerâmica moldada, do qual foi um dos maiores produtores do mundo. Este vaso foi feito na mesma fábrica, nas mesmas condições industriais) - Museu Victória e Alberto
Azulejos

Flora's Train
Flora's Train
Flora's Train, painel de azulejos, 1900-1901 (estes azulejos foram projectados segundo a influência da Art Nouveau e realizados em  barro, com decoração em relevo, pintados com esmaltes colorido) - Museu Victória e Alberto
 Linha e Forma (1900)

O livro Linha e Forma (aqui, Gutenberg) (1900), foi originalmente formado por uma série de palestras proferidas por Walter Crane, para os alunos da Escola Municipal de arte de Manchester. Crane apresenta os problemas de desenho e design, de forma sugestiva e útil. Ele aborda a partir de um ponto de vista pessoal, algumas teorias baseadas na sua prática, com vista a abrangerem um vasto círculo de estudantes. O livro é ilustrado na sua grande parte com desenhos, fotografias e ilustrações reproduzidas.


Livro Linha e Forma, 1900 - Projecto Gutenberg


Diagrama mostrando o uso de uma base geométrica para projectar um padrão de repetição
                                                                                                                                             
(...)O  problema num papel de parede é a construção de um desenho agradável à vista em linha, forma, a sugestão de cor, e, o que vai ser interessante em pormenor, e ainda repetir em cima de uma parede de superfície, sem falha, e sem se tornar cansativa.  Além disso, deverá o desenho prestar-se a ser cortado em cima de madeira, formando o bloco de impressão, e que pode ser reproduzido com uma conta, devido à economia de meios(...) Linha e Forma, Walter Crane,  aqui.


Padrões repetitivos construídos sobre bases quadradas e circulares

Podemos construir sobre as alongadas linhas estruturais, incorporando-as com o motivo de design,  ou podemos suprimir ou ocultar as linhas construtivas, colocando as peças principais ou ligações do nosso padrão sobre eles, mas não se pode construir um padrão satisfatório, sem eles, pois essas linhas construtivas ou planos ao dar a vida orgânica e vigor necessário aos projectos, e são tão necessário a eles como a latada para as gavinhas da videira (...) Linha e Forma, Walter Crane, aqui.



O princípio do equilibrio em diferentes sistemas de Design

(...) Um espaço definido como um painel ou azulejo, deve ser preenchido com design: coloque figura principal, e imediatamente se sente que ela deve ser equilibrada por uma massa correspondente, ou algum equivalente.  O seu lugar será determinado pelo princípio sobre a qual o desenho é construído.  Se por um arranjo simétrico, você encontrar o seu centro (digamos de um painel), e você pode tanto jogar o peso e massa principal do projecto sobre o recurso central (como uma árvore), e equilibrá-lo por formas menores ou asas de cada lado ou vice-versa, ou, que adopta um plano diagonal, você coloca sua massa principal (dizem que é um azulejo) perto do canto esquerdo superior (suponho que é uma romã), conectando-a com uma linha diagonal espiral (a raiz) , o lugar da massa contrabalançar (a romã segundo) é, obviamente, perto do canto direito inferior. (...)Linha e Forma, Walter Crane. aqui.


Árvore de indicação de padrões típicos, unidades e sistemas de Sketches,para mostrando o uso de formas equivalentes no equilíbrio de um projecto.

(...) Encontramos constantemente nas formas históricas de arte decorativa, tipos recorrentes de forma e de linha, como o lótus dos egípcios, o anthemia dos gregos, o abacaxi, como a flor e palmeta dos persas, a peónia dos chineses.  Essas formas, inicialmente valorizadas apenas por seu significado simbólico e heráldico, tornaram-se em elementos de design importantes ou unidades de enfeite(...) Linha e Forma, Walter Crane aqui.

As Linhas  na estrutura do esqueleto e nos músculos

Todas as estruturas orgânicas nos ensinam a mesma lição de relação e recorrência da linha. Os ossos de todos os animais vertebrados, dos peixes ao homem, ilustram a constante repetição em diferentes graus da natureza e direcção da linha. A própria coluna vertebral é uma guia recorrente das costelas que partem dela, assim como os ramos do tronco de uma árvore, ainda mais expresso na ramificação dos ossos articulados nas extremidades dos membros. As linhas dos contornos delicados da superfície do corpo combinam-se num maior grau de subtileza (...)  Linha e Forma, Walter Crane.  aqui


Princípios gerais da Linha e Forma nas ramificação e grupos de folhagem das árvores

Olhar para a anatomia de qualquer árvore, quando ela se apresenta no Inverno sem folhas, é ver uma bela composição de linhas e não de forma.
Na imagem vemos a vida orgânica e estrutura expressa na Primavera vigorosa de curvas interdependentes e correspondentes, na coluna sinuosa rígida da haste principal brotando da terra, actualmente dividida em garfos principais dos ramos, que novamente se dividem e subdividem em garfos menores, para que a árvore possa sustentar e espalhar a sua vida no ar e o sol, apoiar-se e continuar a sua existência.
O enorme caramanchão verde do Verão, dá-nos outra visão, mais sumptuosa, mas talvez não seja uma beleza maior na combinação de forma e massas numa uma composição de linhas (...) 
Linha e Forma, Walter Crane, aqui.

Fontes:
http://www.nocloo.com/home/Biography/illustrators-biographies.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Walter_Crane

Sem comentários:

Enviar um comentário