sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Evasões - Douro Vinhateiro

Vista parcial do concelho de Peso da Régua com a Serra do Marão no horizonte, 2000 - Foto de Reinaldo de Carvalho
A Régua é, na história do Douro Vinhateiro, uma das mais importantes cidades ribeirinhas. Marquês de Pombal transformou a pequena povoação ribeirinha do século XVII, num dos mais movimentados entrepostos comerciais, ao criar a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro em 1756 e consequentemente a Região Demarcada do Douro. 
O tráfego fluvial e a circulação ferroviária, iniciada anos depois, entre a Régua e os armazéns de Vila Nova de Gaia fixaram nobres e senhores, aventureiros e ingleses entusiasmados com a aventura vinhateira. No ar, permanece  a nostalgia do carregamento das pipas para os barcos rabelos. 
Os edifícios da Casa do Douro, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e as imponentes instalações da antiga companhia pombalina, hoje Museu do Douro, ficam para sempre ligados à história do  Douro Vinhateiro.
.
Material histórico na Linha do Tâmega, comboio a vapor, CP-151, edição do serviço de relações públicas, Fesgráfica - A linha do Tâmega ligava a estação de Arco de Baúlhe à estação de Livração na Linha do Douro. A linha do Tâmega foi completamente encerrada em 2008.

Em Dezembro de 2001, a UNESCO elevou o Alto Douro Vinhateiro a Património da Humanidade. Um título, atribuído por unanimidade, que premiou a Região vinícola demarcada. A classificação do Douro como paisagem cultural, viva e evolutiva veio dar o seu contributo e impulso para uma série de alterações que estavam já a acontecer na região duriense. 
Douro
Douro
Intensificou-se o tráfego fluvial de barcos de cruzeiro para turistas. Inúmeras quintas tradicionais aderiram à filosofia da Rota do Vinho do Porto. O comboio histórico regressou à Linha do Douro. Os desportos náuticos passaram a ser uma constante nas águas do Douro.
O Vale do Douro celebrou, em 2006, com inúmeras manifestações culturais, a passagem dos seus 250 anos como Região Demarcada.

Douro
Saiba mais:

Sem comentários:

Enviar um comentário