terça-feira, 10 de abril de 2012

Biografia do arquitecto dinamarquês Jørn Utzon

Arquitecto Jørn Utzon Oberg

Dia 9 de Abril (aqui)

Jørn Utzon (Copenhaga, 9 de Abril de 1918 — Copenhaga, 29 de Novembro de 2008) foi um arquitecto e designer dinamarquês, radicado na Finlândia.

Jørn Utzon nasceu em Copenhaga e mudou-se com a sua família para Aalborg, com alguns meses de idade. O seu pai Aage Utzon, arquitecto e engenheiro naval, foi director do estaleiro de Aalborg. Com reputação internacional, desde cedo foi uma influência para o seu filho Jørn. A família Utzon, amava a natureza que os rodeava, Aage Utzon mostrou a seu filho os extraordinários fenómenos naturais, contribuindo para o desenvolvimento da sua sensibilidade, que lhe forneceria a inspiração de inúmeros projectos ao longo de sua vida.  Com a idade de dezanove anos, Utzon frequentou a Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes, estudou arquitetura com Kay Fisker e Steen Rasmussen Eiler, e foi influenciado por Gunnar Asplund e Alvar Aalto. Formou-se em 1942.

Torre de Água,  Svaneke, 1952
Após a graduação, trabalhou no escritório de Gunnar Asplund na Suécia. Em 1949, recebeu uma bolsa de estudo e viajou para os Estados Unidos, México, Europa, Escandinávia, Japão e África do Norte. No decorrer das viagens contactou com arquitectos como: Frank Lloyd, Wright de Taliesin, Mies van der Rohe, Ray e Charles Eames, Richard Neutra, Le  Corbusier, entre outros. Em 1950 regressa a Copenhaga e monta o seu escritório. 

A obra mais importante, a Sydney Opera House - Casa da Ópera de Sydney - foi vencida entre 200 inscrições de todo o mundo, no ano de 1957. A construção da casa inicia-se em 1959. Diferenças prolongadas com o município de Sydney, fazem com que  Utzon abandone o projecto, em 1966 Como consequência, muitas das ideias originais de Utzon, principalmente para o interior, foram perdidas. A Casa da Ópera de Sydney foi admitida na UNESCO Património Mundial, em 2007, Jørn Utzon alcançou esta honra enquanto vivo.


Sydney Opera House, 2004

Corte, desenho, Sydney Opera House, 1957
Elevação Norte, desenho, Sydney Opera House, 1957
Elevação Sul, desenho, Sydney Opera House, 1957
 
Sydney Opera House, construção, 1968
Sydney Opera House, 2008



Sydney Opera House, 2006
Sydney Opera House, 2004
Sydney Opera House, interior, 2011
Aurora-presidente, cadeira projectada em conformidade com a Sydney Opera House.

Projectou o Banco Melli, no Irão (1959), as Casas Kingo em Elsinore (1958), a Assembleia Nacional do Kuwait (1972), entre outros. Na Dinamarca, Utzon produziu uma série de projectos distintos que utilizaram a técnica de "arquitectura aditivo", atraindo o conhecimento das formas naturais e, claro, a resolução arquitectónica da Sydney Opera House. Jørn Utzon conquistou o Prémio Pritzker no ano de 2003. Continuou a criar obras de arquitectura até à sua morte em 2008. A sua última missão foi projectar e supervisionar a produção de piano de cauda branco para Igreja de Bagsvaerd, um final perfeito para um arquitecto que transcendeu escalas, transgrediu as fronteiras culturais e transformou a arquitectura moderna, permanecendo um homem modesto e privado. Jørn Utzon morreu durante o sono, em Copenhaga no dia 29 de Novembro de 2008, com a idade de 90 anos.  O seu legado vive através do património mundial da Sydney Opera House e das estruturas concebidas em torno do mundo.

"Ergue-se por si mesmo como uma das obras-primas indiscutíveis da criatividade humana, não só no século 20, mas na história da espécie humana." 
Relatório de peritos de avaliação da UNESCO Comité do património Mundial de 2007


Casas Romanas  ou Casas Kingo, em Elsinore, 1958-1961
Casas Romanas ou Casas Kingo, interior, em Elsinore
Banco Melli,  maqueta, 1959
Assembleia Nacional do Kuwait, 1973-1982

Sem comentários:

Enviar um comentário