Exposição "Manet: Portraying Life", na Academia Real de Londres - Berthe Morisot com um ramo de violetas, 1872. Óleo sobre tela, 34,5 x 40.5 cm. Pintura de Édouard Manet. Musée d'Orsay, Paris. (Adquirido com a participação do fundo do património, à Fundação Meyer, China Times Group e um patrocínio coordenado por Nikkei, 1998). Foto © NMR (Musée d'Orsay) / Herve Lewandowski |
Édouard Manet nasceu em Paris a 23 de Janeiro de 1832 e faleceu na mesma cidade, em 30 de Abril de 1883, com 51 anos de idade. Foi um pintor francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX. Escapando às convenções académicas, iria influenciar os percursores do impressionismo. Manet introduziu uma técnica de representação da luz, que suprimia sensivelmente as sombras, usando as cores sem quase recorrer a tons intermédios. Este método foi considerado como uma das contribuições técnicas básicas da arte do século. Manet é olhado como o fundador da arte moderna.
Exposição "Manet: Portraying Life", na Academia Real de Londres - Música nos jardins das Tulherias, 1862. Óleo sobre tela, 118.1 x 76,2 cm. Pintura de Édouard Manet. Galeria Nacional de Londres. Sir Hugh Lane Bequest, 1917. |
Exposição "Manet: Portraying Life", na Academia Real das Artes
No 181º aniversário do pintor Édouard Manet, a Academia Real de Londres realiza uma retrospectiva dedicada ao retrato, intitulada "Manet: Portraying Life". A exposição abrange toda a carreira deste artista e reúne obras de toda a Europa, Ásia e Estados Unidos. O retrato na obra do autor, constitui cerca de metade da sua produção artística. Manet pintou a sua família, amigos, figuras da literatura, da política e das artes da sua época, retratando também a sociedade parisiense da época.
A exposição consiste em mais de 50 obras, entre elas retratos da sua esposa Suzanne Leenhoff, de Antonin Proust, Émile Zola e Stéphane Mallarmé e cenas da vida quotidiana.
A organização é da Academia Real das Artes, em Londres, em colaboração com o Museu de Arte de Toledo, Ohio. A curadoria é de MaryAnne Stevens, directora académica da Academia Real das Artes e do Dr. Larry Nichols do Museu de Arte de Toledo, Ohio.
A exposição decorre entre 26 de Janeiro e 14 de Abril de 2013
Algumas das obras em exposição podem ser vistas aqui, assim como outras obras de Édouard Manet podem ser observadas aqui.
Exposição "Manet: Portraying Life", na Academia Real de Londres - A estrada de ferro, 1873. Óleo sobre tela. 93,3 x 111.5 cm. Pintura de Édouard Manet. Galeria Nacional de Arte, Washington. (Presente de Horace Havemeyer em memória de sua mãe, Louisine W. Havemeyer, 1956.10.1). Foto cortesia da Galeria Nacional, Washington). |
Fontes:
http://www.royalacademy.org.uk/exhibitions/manet/#photos=gallery_null
http://www.bbc.co.uk/arts/yourpaintings/paintings/search/painted_by/douard-manet_artists
http://www.bbc.co.uk/arts/yourpaintings/paintings/search/painted_by/douard-manet_artists
Sem comentários:
Enviar um comentário