segunda-feira, 17 de junho de 2013

Edificio com valor patrimonial, projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, foi demolido

O edifício no gaveto da Praça João do Rio com a Avenida Almirante Reis, foi projectado por Cassiano Branco e construído nos anos 30. Praça João do Rio e Avenida Almirante Reis, c. 1953. Negativo de gelatina e prata sobre vidro. Foto de António Passaporte - Arquivo Municipal de Lisboa.                                   
O edifício no gaveto da Praça João do Rio com a Avenida Almirante Reis, foi parcialmente demolido, antes da fiscalização agir. 
A Câmara Municipal de Lisboa, proibira a demolição integral do edifício, condicionando a obra à manutenção da fachada. O imóvel - propriedade da Hotel do Aeroporto, Actividades Hoteleiras, SA -, apresentava apenas dois pisos em pé, quando o vice-presidente da câmara, Manuel Salgado, mandou embargar a obra, no dia 11 deste mês.

Construído nos anos 30 para habitação colectiva, o edifício projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, encontra-se inscrito no Inventário Municipal do Património. Ao longo dos anos, o prédio devoluto, cujas portas e janelas estavam tapadas e as paredes cobertas por graffiti, evidenciava grande deterioração.

Prédio de habitação (1933 ?) no gaveto da Praça João do Rio com a Avenida Almirante Reis, nº 233. Projectado por Cassiano Branco. Foto 2012.
Após um primeiro projecto indeferido pela Câmara de Lisboa, os proprietários do imóvel, vêem aprovado pela autarquia (com 13 votos a favor e três abstenções) em 2009, um outro com o mesma finalidade, a construção de um hotel. O projecto considera a demolição total do interior e a construção de um piso suplementar, em mansarda. Porém, a proposta de aprovação, assinada por Manuel Salgado, prescreveu, a "manutenção das fachadas principais" pela empresa.

O hotel a construir, contará seis pisos acima do solo (como tinha o projecto de Cassiano Branco), mais o piso em água-furtada na zona da cobertura e três pisos subterrâneos
Aqui no Público, o artigo de José António Cerejo.

Prédio praticamente demolido, 15-06-2013 - Público

2 comentários:

  1. Conheci muito bem o prédio em questão aquando das minhas idas à Segurança Social. Nunca compreendi bem como foi possível chegar-se àquele estado de deterioração. Coisas da nossa cidade. Com certeza haverão muitos mais exemplos similares. :(

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo!! Existem na nossa cidade e por todo o nosso país... Outros interesses se sobrepõem... O conjunto arquitectónico desta praça é bastante harmonioso. Desde sempre me habituei a olhá-la e a admirar as suas proporções. Mais uma intervenção catastrófica :(
    Saudações.

    ResponderEliminar