sábado, 14 de setembro de 2013

Pontes com estruturas naturais e artificiais invulgares




A ponte pedonal Langkawi Sky Bridge, é um tipo de ponte suspensa em que a plataforma é suportada por cabos. Situa-se a 700 metros do nível do mar e foi erguida na montanha Gunung Mat Cincang, na Malásia. Os viajantes que percorrem os 125 metros curvos desta extraordinária ponte, têm uma vista espantosa para o Mar de Andaman e para a ilha tailandesa de Tarutao
Construída pela Langkawi Development Authority (LADA), foi concluída em 2004.





Para o mais desprevenido, pode parecer que as pessoas caminham dentro de água.  Este facto, recorda a narração bíblica do milagre de Moisés, ao abrir caminho no Mar Vermelho. 
A ponte Moisés, localizada em Halsteren, Forte de Roovere, na Holanda, resultou de um elaborado trabalho de tecnologia. A sua construção foi totalmente feita em madeira Accova - criada em laboratório - impermeabilizada com folha de EPDM. O projecto é de RO & AD Architects.




Lego-Brücke parece feita de brinquedos Lego. Esta "ilusão de óptica" foi imaginada pelo artista Martin Heuwold. 
Situada em Wuppertal, na Alemanha, a velha ponte foi revestida com painéis coloridos, em 2011. Heuwold foi distinguido com o prémio de arquitectura ‘Deutscher Fassadenpreis’, em 2012.





A Ponte Yongle (anteriormente Chihai Bridge) é muito especial. Uma roda gigantesca de 120 metros de altura, foi construída acima desta ponte, sobre o rio Hai, em Tianjin, na China. Tianjin Eye Bridje é movida a electricidade e demora 30 minutos a completar uma volta. Cada um dos 48 compartimentos para passageiros, pode transportar oito pessoas e a capacidade máxima por hora é de 768 passageiros. A Tianjin Eye foi aberta ao público no dia 7 de Abril de 2008.






As pontes naturais de Meghalaya, na Índia, são estruturas de origem exclusivamente natural. Na Índia, as chuvas torrenciais provocam cheias que podem atingir cerca de 15 metros de profundidade. A vida dos habitantes fica assim bastante dificultada por não poderem movimentar-se. Para reduzir as contrariedades, constroem pontes com as raízes da Árvore-da-borracha, entrelaçadas entre si. Ao crescer ficam cada vez mais resistentes e podem suportar o peso de mais de 50 pessoas. Embora demorem entre dez a quinze anos a ficarem robustas, são capazes de durar mais de 500 anos.




A maior ponte aquífera - aqueduto navegável, percorrido por água (parada ou corrente) - da Europa, cruza o rio Elba e liga os dois grandes canais da Alemenha, o Elbe-Havel e o Mittelland.  Denominada Ponte Aquífera de Magdeburgo, tem 918 metros de comprimento. Ficou concluída em 2003, após 6 anos de construção. O custo da obra foi cerca de 500 milhões de euros.


Fontes:

http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Mundo/Fotogaleria-(1131).aspx
 

http://en.wikipedia.org/wiki/Langkawi_Sky_Bridge
http://www.archdaily.com/184921/moses-bridge-road-architecten/
http://en.wikipedia.org/wiki/Tianjin_Eye
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Aqu%C3%ADfera_de_Magdeburgo

Sem comentários:

Enviar um comentário