quarta-feira, 3 de abril de 2013

A colina Dra Abu el-Naga, foi o cemitério da elite do antigo Egipto (dinastia XVII)

Fragmento do obelisco do príncipe Intefmose - SCIC
Peritos do Projeto Djehuty liderado pelo National Research Council (CSIC), descobriram os túmulos de quatro membros que pertenceram à elite do antigo Egipto, e que viveram há cerca de 3.550 anos (entre 1800 e 1550 a.C.). Com esta descoberta, os arqueólogos confirmam que a colina de Dra Abu el-Naga em Luxor (antiga Tebas), foi o cemitério da família real da dinastia XVII.
 
Um shabtis do túmulo de Ahhotep - CSIC

O proprietário de um dos túmulos descobertos era um personagem chamado Intefmose. Dos três registos encontrados lá dentro, um retrato em relevo é chamado de "filho do rei". O segundo túmulo pertence ao dignitário Ahhotep, descrito como "porta-voz Nejen" (cidade mais conhecida pelo topónimo grego Hieracômpolis). Nesta câmara funerária, os arqueólogos encontraram como parte do dote, três estatuetas funerárias (shabtis) de barro, pintadas com o nome do falecido, escrito na frente. 
 
Conjunto de três shabtis - CSIC

Durante esta campanha arqueológica, José Manuel Galán (Instituto de Línguas e Culturas do Mediterrâneo e do Médio Oriente) e a sua equipa, desenterraram um caixão de uma criança que viveu há anos 3.550, bem como um conjunto de roupa de shabtis e o túmulo de outra criança, Príncipe Ahmose-sapair, que viveu na transição da dinastia XVII para a XVIII. 

Sem comentários:

Enviar um comentário