![]() |
Um pedaço de Alma que sai por uma Cicatriz, barro, seda e tule. Técnica de manipulação: à vista. Marionetas de S. Lourenço, Helena Vaz. País: Portugal - Museu da Marioneta |
Faça uma visita virtual, aqui
O Museu foi criado pela Companhia de Marionetas de S. Lourenço, em 1987, num velho edifício situado entre o Castelo de S. Jorge e a Graça. A Companhia, fundada por José Alberto Gil, músico, e Helena Vaz, marionetista e artista plástica, conseguiu reunir diferentes tipos de marionetas constituindo o fundo inicial do museu. Com a criação deste espaço dedicado à marioneta, dava-se continuidade a uma tradição portuguesa de teatro e ópera.
![]() |
Barnum Girl I - Suzette, madeira, barro, tecido e plumas. Técnica de manipulação: à vista. Marionetas de S. Lourenço, Helena Vaz. País: Portugal - Museu da Marioneta
|
![]() |
Rinaldo, ferro, madeira, tecido, lantejoulas e plumas, Giacomo Cuticchio. Técnica de manipulação: vara por cima. País: Itália - Museu da Marioneta
|
![]() |
Polichinelo, madeira, tecido e plástico, Petr Rezac. Técnica de manipulação: luva. País: França - Museu da Marioneta |
Os populares bonecos de Santo Aleixo foram trazidos à luz do dia por Michael Giacometti (1929-1990), musicólogo e Henrique Delgado (1938-1971), ele próprio criador de um teatro de marionetas. Estes bonecos fazem parte de um grupo de marionetas de composição essencialmente rural, que percorria o Alto Alentejo, com as suas representações. A sua existência remonta ao século XVIII, por volta de 1798.
![]() |
Punch, madeira e tecido, Petr Rezac. Técnica de manipulação: luva. País: Inglaterra - Museu da Marioneta |
![]() |
Judy, madeira e tecido, Petr Rezac. Técnica de manipulação: luva. País: Inglaterra - Museu da Marioneta |
![]() |
Mestre Salas, madeira, tecido e arame. Técnica de manipulação: vara por cima. Santo Aleixo, Portugal - Museu da Marioneta. |
O espólio do museu detém uma diversificada colecção de marionetas. Numa primeira fase, foi dada preferência à recolha a nível nacional, alcançando assim uma das mais significativas e completas colecções de marionetas tradicionais portuguesas.
![]() |
Branca-Flor, tecido, madeira,lã, palha e plástico, Lília da Fonseca. Técnica de manipulação: luva. País: Portugal - Museu da Marioneta |
![]() |
Cavaleiro de Uma Távola Qualquer II,
madeira, metal (folha de flandres), pêlo de animal, cabedal, fio de
algodão e plástico, Delphim
Miranda. Técnica de manipulação: vara e fios. País: Portugal - Museu da Marioneta
|
![]() |
Mulher das Cobras, barro, tecido e plumas. Técnica de manipulação: à vista. Marionetas de S. Lourenço, Helena Vaz. País:Portugal - Museu da Marioneta |
O Museu da Marioneta para além de ser o único deste tipo em Portugal, tem um acervo digno de “excelência".
![]() |
Ginidal Raksha, madeira, tinta, tecido, fio de algodão e metal. Técnica de manipulação: fios. País: Sri-Lanka. Col. Francisco Capelo - Museu da Marioneta
|
![]() |
Palhaço, madeira e tecido, Joaquim Pinto. Técnica de manipulação: luva. País: Portugal - Museu da Marioneta |
![]() |
Fandangueiro, madeira e tecido, Manuel Rosado. Técnica de manipulação: fios. País: Portugal - Museu da Marioneta |
![]() |
Pirata, papier-maché e tecido, Henrique Delgado. Técnica de manipulação: luva. País: Portugal - Museu da Marioneta |
![]() |
Dona Pulquéria, tecido, lã, plástico, madeira, palha, metal, plumas e pêlo de animal, Lília da Fonseca. Técnica de manipulação: luva. País: Portugal - Museu da Marioneta
|
![]() |
Satyaki,
pele de animal (burro?), osso, madeira, fio de bambu e pigmentos.
Técnica de manipulação: sombra. País: Bali, Indonésia. Col. Francisco Capelo -
Museu da Marioneta
Saiba como construir um fantoche de luva aqui no "comjeitoearte"
|
Sem comentários:
Enviar um comentário