Estudo para o painel Natália Correia |
A VIAGEM
Caricaturas de António para a estação Aeroporto do metropolitano
Algumas figuras do Portugal do século XX “desfilam”, desde a passada terça-feira, na nova estação de Metro do Aeroporto.
A responsabilidade é do cartoonista António, a quem o Metropolitano de Lisboa encomendou a decoração artística da nova estação.
Para a caricatura, este é sem dúvida um momento empolgante. Muitos artistas a usaram em trabalhos decorativos, numa vertente quase sempre efémera, mas é a primeira vez que ela ocupa um lugar de destaque num espaço público, com esta dimensão e de carácter permanente.
Consciente da importância deste momento, o Museu Bordalo Pinheiro considerou oportuno associar-se expondo, a partir do próximo dia 27, alguns dos estudos que o autor desenvolveu para chegar às representações definitivas que uma vez passadas à pedra deram lugar aos painéis, agora distribuídos pelo novo espaço.(…) Aqui, Museu Bordalo Pinheiro
Exposição patente de 27 de Julho a 31 de Outubro de 2012
Galeria do Museu Bordalo Pinheiro
Campo Grande, 382 - Lisboa
Campo Grande, 382 - Lisboa
Tel.: 218 170 667
Cartaz da exposição |
A exposição, realizada pela primeira vez na Bedeteca de Lisboa, em 2008, apresenta um conjunto muito significativo de primeiras páginas do jornal Os Ridículos, bissemanário humorístico lisboeta, acompanhadas das respectivas provas enviadas para e recebidas dos serviços de censura do Estado Novo (a célebre «Comissão de Censura», e o seu famoso carimbo «VISADO Pela Comissão de Censura», em duas linhas). Nesta mostra d’ Os Ridículos, a gargalhada, no mínimo, irrompe dobrada em face deste confronto de traços: o do mestre desenhador e o do censor zeloso, perante uma linguagem gráfica insinuativa.
A exposição será organizada em três núcleos temáticos (política nacional, política internacional e Lisboa), e conta com desenhos e caricaturas da autoria de Alonso (Santos Silva), Stuart Carvalhaes, Colaço, Natalino, Silva Monteiro, Américo e Pargana. Através dos cortes às versões iniciais propostas pelos ilustradores, e da comparação com as páginas finais, é possível descortinar os resultados do controlo do Estado sobre o discurso humorístico e gráfico veiculado por este jornal, por outras palavras, sobre a liberdade de expressão, aqui essencialmente plástica – razões de sobra para não perder esta exposição.
É comissariada por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa) e Pedro Bebiano Braga (Museu Rafael Bordalo Pinheiro). (...) Aqui, com exposição digital - Bibliotecas Municipais de Lisboa
Exposição patente de 7 de Julho a 28 de Setembro
Rua Alberto Sousa, 10 A
Zona B do Rego
1600-002 Lisboa
Ver outras exposições, aqui no comjeitoearte
Sem comentários:
Enviar um comentário