segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Biografia da pintora Berthe Morisot

Berthe Morisot. Foto de Félix Nadar (1820-1910) - Abstração Coletiva

 Dia 14 de Janeiro (aqui)


Berthe Morisot (Bourges, 14 de Janeiro de 1841 — Paris, 2 de Março de 1895) foi uma pintora impressionista francesa. 
 
Retrato de Berthe Morisot, óleo sobre tela, c. 1873. Pintura de Edouard Manet (1832-1883) - Museu de Arte Cleveland
Retrato de Berthe Morisot, óleo sobre tela, 1874. Pintura de Edouard Manet - Palácio de Belas Artes de Lille
Berthe era filha de uma família da nobreza e foi educada no gosto por as artes e a música (neta do importante pintor rococó Jean-Honoré Fragonard). Decidiu ser artista muito cedo, o seu interesse e dedicação foram constantes, apesar dos protestos da família e amigos. Iniciou a sua formação pictórica juntamente com a irmã Edma, em Paris (1852), quando a família se fixou nesta cidade. Em 1858, Berthe e Edma estudaram algumas das obras expostas no Museu do Louvre, onde conheceram Henri Fantin-Latour e Félix Bracquemond. Entre 1861 e 1868, as duas irmãs foram alunas de Camille Corot Jean-Baptiste, no seu estúdio em Ville d'Avray. Incentivadas por Corot, começaram a aplicar a técnica de pintura ao ar livre, uma prática raramente assumida por pintores do sexo feminino no século XIX. A esse período de intensa aprendizagem seguiram-se viagens por Espanha e Inglaterra. A sua irmã Edma mudou-se para a cidade de Lorient, na costa da Bretanha após o seu casamento com o oficial da marinha Adolfo Pontillon, em 1869. Berthe visitou frequentemente a irmã e retratou-a em inúmeras pinturas, aguarelas e desenhos.

A mãe e a irmã da pintora, óleo sobre tela, 1869/70 - Galeria Nacional de Arte

O porto de Lorient, óleo sobre tela, 1869 - Galeria Nacional de Arte
Na varanda, aguarela com toques de guache sobre grafite em papel teceu, 1871-72 - Instituto de Arte de Chicago
O berço (madame Pontillon, nascida Edma Morisot (1839-1921), irmã da artista e a sua filha Blanche), óleo sobre tela, 1872 - Museu d'Orsay
Leitura, óleo sobre tela, 1873 - Museu de Arte Cleveland
Em 1868, Berthe conheceu Édouard Manet, que viria a exercer uma enorme influência sobre o seu trabalho. Daí em diante, Manet e Morisot mantiveram uma estreita relação artística para o resto das suas vidas, incentivando-se com o casamento de Berthe com Eugène Manet, o irmão do pintor, em 1874. Édouard Manet fez vários retratos dela, por sua vez Berthe, despertou nele o interesse pela pintura ao ar livre. 
A pintora exibiu pela primeira vez, no importante Salão de Paris (1864), patrocinado pelo governo. O seu trabalho foi seleccionado para exposição em seis salões posteriores, até que, abandona o Salão Oficial de 1874 para se juntar ao grupo liderado por Monet, Sisley, Renoir e participar com eles na primeira exposição (sob o nome de Artistas Anónimos Associados). A inauguração ocorreu em 15 de Abril de 1874, 15 dias antes da abertura do Salão oficial, no estúdio do fotógrafo Félix Nadar. O ano de 1879, ficou marcado pelo nascimento da filha do casal, Julie Manet, no mês de Abril. 
A pintora realizou uma série de viagens de estudo pela Itália, Países Baixos e Bélgica. As suas obras foram apresentadas em Nova Iorque (1886), e posteriormente na Exposição Internacional de Paris. 

Jovem fazendo a  toilette, óleo sobre tela, 1877 - Museu d'Orsay
Dia de Verão, óleo sobre tela, c. 1879 - Galeria Nacional de Londres
Jovem fazendo tricôt, óleo sobre tela, 1883 - Museu Metropolitano de Arte
Júlia filha da pintora, com a sua nany, óleo sobre tela, 1884 - Instituto de Arte Minneapolis
Duas meninas numa varanda no lago do Jardim Tuileries, Paris, aguarela e lápis sobre papel, 1885 - Galeria Nacional da Dinamarca
A leitura, óleo sobre tela, 1888 - Museu de Belas Artes da Flórida
Eugène Manet com a sua filha Julie - Museu Marmottan Monet
As pinturas de Berthe Morisot reflectem as restrições culturais da sua classe, no século XIX. Ela evitou cenas urbanas e de rua, preferindo cenas da vida doméstica, em que ela usava a família e amigos pessoais como modelos.  Ao pintar figuras no exterior, tentou conseguir a mesma aparência informal e espontânea das aguarelas e pastéis. A paleta de luz e a modelagem da forma com toques de cor são características que se podem observar na tela " Jovem fazendo tricôt ", de 1883. A sua obra inclui paisagens, retratos, representações de jardins e cenas de barcos. Ganhou a admiração dos seus colegas impressionistas, mas a sua obra foi ridicularizada por muitos críticos. 
Berthe mantinha um relacionamento estreito com os pintores impressionistas, realizando reuniões frequentes em sua casa, com artistas e intelectuais da época. Mulher de uma grande cultura e charme, entre os seus amigos, Stéphane Mallarmé, Edgar Degas, Charles Baudelaire, Émile Zola, Emmanuel Chabrier, Renoir e Monet. Após a morte de Édouard Manet, em 1883, organizou uma exposição em sua homenagem, com a ajuda de Claude Monet e Émile Zola em 1895.
Berthe Morisot morreu de pneumonia no dia 2 de Março de 1895, em Paris, e legou a maioria dos seus trabalhos aos seus colegas artistas: Degas, Monet e Renoir. Foi enterrada no jazigo de Manet no Cemitério Passy. 
No primeiro aniversário da sua morte, foi realizada uma retrospectiva na Galeria Paul Duran-Ruel.

Pastora deitada, óleo sobre tela, 1891 - Museu Thyssen-Bornemisza
Jeanne Pontillon, aguarela sobre grafite em papel teceu, c. 1893- Instituto de Arte de Chicago
Jovem num parque, óleo sobre tela, 1888-1893 - Museu de Belas Artes de Toulouse
O penteado, óleo sobre tela, 1894 - Museu Nacional de Belas Artes, Argentina
Cabeça de Julie Manet, filha da pintora, bronze, c. 1886 - Museu de Arte da Carolina do Norte
  Foto de Julie Manet, filha de Berthe Morisot e Eugène Manet (1878-1966)
Retrato de Berthe Morisot, gravura, ponta seca, séc. XIX. Marcelin Gilbert Desboutin (1823-1902) - INHA

Fontes:
http://www.nga.gov/home.htm
http://fr.wikipedia.org/wiki/Berthe_Morisot
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/392419/Berthe-Morisot
http://en.wikipedia.org/wiki/Berthe_Morisot

2 comentários:

  1. Gostei imenso. Não conhecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pintura de Morisot cativa, pela subtileza, requinte e brilho das cores. Agradeço.

      Eliminar