terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Tradições de Ano Novo

New Year Greeting, desing gráfico, 2013. Mustafa Saifee - Behance

 Tradições de Ano Novo

Em Portugal, é tradição fazer barulho na noite de passagem de ano, batendo com as tampas das panelas. É costume comer doze passas de uva, acompanhando as 12 badaladas. A utilização de roupa interior azul promete sorte para o ano seguinte.

Em Espanha, a passagem de ano é conhecida como "Nochevieja", ou seja, "noite velha", é tradição comer doze uvas ao acompanhar das doze badaladas.  Segundo os historiadores, já no século XIX se encontram registos desta tradição na burguesia espanhola da época.
 
Nos Estados Unidos da América, a tradição de fim de ano é o conhecido "beijo da meia-noite". De acordo com registos históricos, nos ritos romanos do festival de "Saturnalia",  dedicado à divindade de Saturno, todos se beijavam na boca como forma de celebração.

Happy New Year, design gráfico, 2011. Sabeena Karnik - Behance
Em Itália, não pode faltar na mesa de cada italiano as lentilhas. Na antiga Roma, associava-se o prato de lentilhas a um prato de moedas de ouro.
 
Na Dinamarca, a tradição é partir alguns pratos de loiça na entrada do novo ano para atrair a boa sorte. Existem também outras tradições, como saltar de cima de uma cadeira ao passar da meia-noite.

Nas Filipinas, a tradição de final de ano passa por usar uma peça de roupa às bolinhas, por a forma circular das bolinhas se assemelhar à forma das moedas. A peça de roupa deve ter um bolso onde se guardam algumas moedas, de forma a atrair outras durante todo o ano.
 
Na Escócia, a cidade de Edimburgo tem uma tradição conhecida pelo nome de "Hogmanay". É um festival de rua animado por danças populares, música tradicional, fogos de artifício e teatro, que decorre na conhecida rua Royal Mile, e que integra um cortejo, conhecido também como "Torchlight Procession".
   
Brindando com champanhe (colecção cumprimentos de Ano Novo), litografia, 1910. Mela Koehler - Museu de Belas Artes de Boston

Em Inglaterra, a tradição britânica festeja o  ano novo com a chamada "First Footing", que consta em ser o primeiro a visitar a casa dos familiares depois das doze badaladas, fazendo-se acompanhar de um presente, quer seja ele dinheiro, pão ou carvão, como forma de garantir à sua família que nenhum deles falte durante o ano que se inicia.
 
Na África do Sul, a tradição é muito idêntica ao Carnaval brasileiro. Chama-se "Tweede Nuwe-Jaar", que significa "segundo ano novo". Os foliões organizam-se como os participantes dos carnavais brasileiros. Nesta festa bem animada abunda a música, os disfarces e a dança.
 
No Japão, a passagem de ano coincide com uma tradição budista conhecida por "Joya No Kane", na qual soam 108 badaladas de um qualquer templo budista do país. Os habitantes desejam o melhor para si e os seus familiares, tentando desta maneira  afugentar todos os 108 pecados da alma humana para o ano inteiro.
The New Year's Wish, colagem e pintura sobre papel, c. 1840. John Windsor - Instituto de Arte de Chicago
Fonte:http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2970854


Sem comentários:

Enviar um comentário