sábado, 16 de março de 2013

O ilustrador Aubrey Beardsley, faleceu à 115 anos

Aubrey Beardsley, 1894. Foto de Frederick H. Evans - MMA

Aubrey Vincent Beardsley, conhecido como Aubrey Beardsley (nasceu em 21 de Agosto de 1872, Brighton, Inglaterra - morreu em 16 de Março de 1898, Menton, França), foi um ilustrador inglês, considerado uma das figuras de destaque do Esteticismo.

Auto-retrato, caneta e tinta, 1892 - Museu Britânico
Embora oriundo de uma família modesta, Beardsley e a sua irmã, tiveram uma educação rigorosa em música e literatura, incentivada pela sua mãe. No entanto, no final de 1888, foi forçado a deixar a escola e a ir trabalhar como caixeiro. 
Desde a infância, o artista revelou um especial interesse pelo desenho, tendo publicado um poema e uma série de esboços, num jornal da escola. Em 1889, continuou a publicar os seus desenhos e textos numa revista, prosseguindo o trabalho como caixeiro. Beardsley ambicionava viver apenas da sua arte, por isso, decidiu procurar o artista inglês pré-rafaelita, Edward Burne-Jones. Aconselhado por este, frequentou a Escola de Arte de Westminster, em Londres (1891), durante alguns meses em regime nocturno. 

Vinheta para Bon Mots, tinta preta e grafite sobre papel, 1892 - Museu de Arte Harvard
O aniversário de Madame Cigale, tinta preta, aguada cinza, guache branco e grafite, sobre papel, 1892 - Museu de Arte Harvard
Projecto para o fachada John Davidson's, tinta e grafite sobre papel, 1894 - TATE

Em 1893, Beardsley ilustrou uma nova edição de A morte de Artur, por Sir Thomas Malory. Depois de realizar as famosas ilustrações (1894) para a peça de Oscar Wilde, Salomé, o artista ganhou notoriedade. Foi editor de arte do jornal O Livro Amarelo (1894-1895) e The Savoy (1896).
Beardsley foi influenciado pelo estilo pré-rafaelita. As suas ilustrações revelam a concepção do espaço das gravuras japonesas, o estilo elegante e curvilíneo característico da Art Nouveau e o desrespeito pelas proporções. A sensualidade evidente das mulheres nos seus desenhos, surpreenderam os críticos e o público em geral. A maioria das suas imagens, foi realizada com tinta, em preto e branco. 
Quatro Rainhas encontram Lancelot dormindo, tinta preta e grafite sobre papel, 1893-94 - Museu de Arte Harvard
A Morte de Artur, impressão, 1893-94 - Universidade do Estado da Califórnia

A "toilette" de Salomé, caneta e tinta, 1894 - Museu Britânico

A "toilette" de Salomé II, caneta e tinta sobre pergaminho japonês, 1893-1894 -  Museu Victoria e Alberto
The Peacock Skirt, para Salomé, tinta preta e grafite sobre papel, 1893 - Museu de Arte Harvard
Beardsley participou noutros projectos importantes, que incluíram ilustrações para uma edição do poema The Rape of the Lock (1896), por Alexander Pope, e  um livro com os seus desenhos, intitulado Um Livro de cinquenta desenhos (1897). Beardsley escreveu ainda alguns poemas e prosa, como A História de Vénus e Tannhauser.
A sexualidade de Beardsley originou várias especulações. Embora associado ao grupo homossexual que incluía Oscar Wilde, por diversas vezes foi considerado assexuado, devido à sua devoção ao trabalho e à doença crónica. 
Beardsley fruía de uma saúde frágil, antes dos dez anos de idade, contraiu tuberculose, doença que o viria a incapacitar. Os ataques recorrentes da doença, impossibilitavam a sua de saída de casa, e por vezes, a realização da sua obra. Em 1897, depois da sua converção ao catolicismo, viajou para Paris com a sua mãe e irmã, aconselhado pelos médicos. 

The Rape of the Lock, o Sonho, caneta e tinta preta, 1896 - Museu J. Paul Getty

A Dama das Camélias, tinta e aguarela sobre papel, 1894 - TATE
Isolda, litografia, 1895 - Universidade do Estado da Califórnia

Projecto para a capa The Savoy nº 1, Janeiro de 1896, tinta preta e grafite sobre papel branco - Museu de Arte Harvard
John Bull para The Savoy, tinta preta e grafite sobre papel, 1895 - Museu de Arte Harvard
Morreu no ano seguinte, em Menton, com 25 anos de idade, vítima da doença que o devastava desde criança. 
O seu estilo moderno e pessoal, fez dele a figura mais importante da arte inglesa, na última década do século XIX. Os seus temas foram retirados da literatura clássica, da história, da Bíblia e do mundo social do seu tempo. O seu trabalho tornou-se amplamente conhecido e admirado no exterior, em vida e logo após a morte. A obra que realizou foi uma parte influente da corrente Art Noveau.

O Livro Amarelo, Fantasias, tinta sobre papel, 1894-1897 - Universidade do Estado da Califórnia
Projecto para  a capa, O Livro Amarelo, tinta spbre papel, 1894 - TATE
O Livro Amarelo, impressão,1894 - Universidade do Estado da Califórnia
Casal abraçado no céu, litografia, 1896 - Universidade do Estado da Califórnia
Ali BaBa, capa para The Forty Thieves, impressão, 1897 - Universidade do Estado da Califórnia

 Fontes:
 http://www.britannica.com/EBchecked/topic/57391/Aubrey-Beardsley
 http://www.biografiasyvidas.com/biografia/b/beardsley.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário