domingo, 22 de junho de 2014

A imagem de Santo António por ceramistas contemporâneos portugueses

Junho é o mês das festividades dos "Santos Populares". Muitas vilas e cidades portuguesas celebram o seu feriado municipal durante este mês.

Em Lisboa, as festas em honra de Santo António, acontecem no dia 13, Porto e Braga, festejam o São João no dia 24, Sintra e Évora festejam o São Pedro no dia 29.

Fazem parte dos festejos as procissões, as marchas populares, as sardinhas assadas, os manjericos e os martelinhos. 

A imagem de Santo António é a que mais inspira os artistas e artesãos. A prová-lo, estão as diversas representações da figura do Santo em alusão à sua característica como pregador e aos milagres que lhe são atribuídos, entre os quais, a aparição do Menino Jesus ao  Santo.

Os trabalhos de alguns ceramistas portugueses dedicados ao figurado e azulejaria, merecem especial atenção, por revelarem criatividade, sensibilidade e modernidade, na forma como a figura o Santo é tratada.


Santo António, barro moldado à mão e cozido. Autoria de Ana Franco - Bajouca, Carlos (2002), Cerâmica e Escultura, Painel de Artistas. Sistema J. Editora Portuguesa de Livros Lda.
Ana Franco nasceu em Lisboa. Matriculou-se na Academia das Artes, onde se interessou pela cerâmica figurativa. Fez o Curso de Técnicas de Pintura em cerâmica e Pintura em azulejo ministrado pela CEART e o curso de Formadores ministrado pelo IEFP. É membro das Associações dos Artesãos de Lisboa e Odivelas.

As suas peças integraram diversas exposições. Foi distinguida com o "Prémio Artesanato 1999", do IEFP, o "Prémio Bual 1999", o 1º Prémio "Tronos de Santo António 1999", o 3º Prémio no concurso "Tronos de Santo António 2000", o 1º Prémio "Presépio 1999" e o 1º Prémio "Presépio 2000". Algumas das suas peças encontram-se no Museu Municipal Professor Raul de Almeida, Mafra, e no Museu do Presépio, Casa dos Capuchinhos, Fátima.


 Visão de Santo António, barro. Autoria de Bernardete Gomes - Bajouca, Carlos (2002), Cerâmica e Escultura, Painel de Artistas. Sistema J. Editora Portuguesa de Livros Lda.
Bernardete Gomes nasceu em Torres Vedras em 1961. Frequentou a Escola António Arroio, na área de Artes e Técnicas de Tecidos, na década de 80. No entanto, a sua vocação para a modelagem do barro levou-a a dedicar-se com determinação à cerâmica escultórica.

As suas peças integraram diversas exposições, entre elas, a Feira de Artesanato de Estremoz, em 2013. Em dois anos consecutivos participou no concurso "Tronos de Santo António", conquistando em ambos o 2º Prémio.

Santo António, barro vermelho (25 x 32 cm). Autoria de Dália Santos - Bajouca, Carlos (2002), Cerâmica e Escultura, Painel de Artistas. Sistema J. Editora Portuguesa de Livros Lda.
Dália Santos nasceu em Lisboa em 1962. Frequentou o Curso Básico em Desenho na AR.CO.

Participou em inúmeras exposições colectivas e individuais, merecendo especial destaque as seguintes: Salão Nobre do Tivoli, Lisboa - 1991; Câmara Municipal de Lisboa; Feira Internacional de Lisboa (FIL); Centro de Formação Profissional de Setúbal; Feira Nacional do Artesanato de Vila do Conde - 1992. Caixa Geral d Depósitos, Lisboa - 1993. Criação e execução da peça "Frei Agostinho", a pedido da Junta de Freguesia de Sobreda, para a comemoração do 1º aniversário da vila - 1994. AERSET - 1996. Oficina da Cultura de Almada - 1998. FIL, Lisboa; AERSET, Setúbal Forúm Picoas, Lisboa - 1999/2000; "A Arte da Terra", Almada - 2005; FIA, Lisboa - 2008.

Foi distinguida com vários prémios dos quais se destacam: dois 2º prémios, um 3º Prémio e duas Menções Honrosas no concurso "Presépios de Natal", organizado pela CML e AARL, nos anos 1991, 1992 1994 e 1995; um 1º Prémio, e um 3º Prémio no concurso "Tronos de Santo António", Lisboa, entre 1993 e 1995; um 3º Prémio na Oficina de Cultura de Almada em 1999.

Santo António, cerâmica. Autoria de Ernesto Silva / Zabel Moita - Bajouca, Carlos (2002), Cerâmica e Escultura, Painel de Artistas. Sistema J. Editora Portuguesa de Livros Lda.
Ernesto Silva e Zabel Moita nasceram em Aljezur. Nesta cidade têm casa, atelier e uma Galeria, onde vendem as suas obras de arte. Estão ligados pelo gosto artístico e pelo matrimónio. 

Ernesto Silva nasceu em 1938. A sua actividade plástica iniciasse ao modelar com o miolo de pão, animais, flores e caricaturas de figuras populares. A partir daí, o barro foi o seu material de eleição. Ao longo dos anos foi adquirindo saberes que lhe permitiram experimentar diversas correntes artísticas, em especial o surrealismo.

Zabel Moita nasceu em 1940. Decoradora de interiores e estilista, entre outras actividades artísticas, iniciou a criação de peças em cerâmica influenciada pelo marido. As pequenas figuras femininas que intitulou de "Espantadinhas", foram as suas primeiras "experimentações" plásticas. Na sua obra destacam-se os presépios, as ceias e os crucifixos. Tem uma predilecção especial pela imagem de Santo António. 

Participaram em inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro, onde algumas das suas peças marcam presença. Das últimas exposições realizadas destacam-se a FIA 2008, em Lisboa. Está representada no Museu do Presépio, Casa dos Capuchinhos, em Fátima.


Santo António, painel de azulejo pintado à mão (60X100cm). Autoria de José Maia. Bajouca, Carlos (2002), Cerâmica e Escultura, Painel de Artistas. Sistema J. Editora Portuguesa de Livros Lda.
José Maia nasceu em Évora, no Alentejo, em 1975. Frequentou o curso da Escola Profissional da Região do Alentejo, EPRAL, motivado pela sua grande paixão, as Artes Plásticas, especialmente a cerâmica. Cedo se destacou nesta área, representando a Escola na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Em 1977, criou o seu próprio atelier, realizando diversos trabalhos, especialmente na área da Azulejaria Portuguesa. Trabaslhou no atelier de Manuel Marques Antunes em Lisboa.
Participou em diversas exposições individuais e colectivas.


Santo António, barro preto. Autoria de Sérgio Amaral. Bajouca, Carlos (2002), Cerâmica e Escultura, Painel de Artistas. Sistema J. Editora Portuguesa de Livros Lda.
Sérgio Manuel Couto Amaral nasceu em Santa Luzia, em 1959. A sua actividade artística estende-se pela pintura, artesanato e escultura. A vontade de experimentar novos materiais, levou-o a trabalhar o ferro e a iniciar-se na cerâmica no ano de 1982. O barro negro é o material eleito para as suas peças ("Matarrachos" e "Cristos"). Seis anos mais tarde, em 1988, frequenta a oficina da gravura da Gulbenkian, leccionada por Rui Marçal. Frequenta um curso de Cerâmica de Roda e participa no Workshop "Novos Materiais em Cerâmica".

Participou em exposições individuais e colectivas e outros eventos, destacando-se uma exposição colectiva em Paris. Uma das suas obras foi designada "Obra de Mérito", no Salão de Pintura da Feira de São Mateus, em Viseu. A convite do ICEP, desloca-se à Áustria em 1993. A sua obra está representada em colecções nacionais e no estrangeiro. Foi distinguido com o Prémio Artesanato Contemporâneo, FIA 2010. Uma das suas exposições mais recentes teve lugar no Museu Municipal de Carregal do Sal, em 2011.

Está representado em vários museus: Museu Municipal de Viana do Castelo, Museu Popular de Pombal, Museu de Cavernães e Museu Municipal de Carregal do Sal.


Fontes:
http://anafranco.paginas.sapo.pt/
http://www.cm-estremoz.pt/index.php?pa=466&lang=1
http://newsletter.fil.pt/fia/jun08-1/candidaturas.html
http://www.rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=90787
http://www.algarve123.com/pt/O_Algarve/0803/Aljezur#comments
http://www.aljezur.net/arte/ernesto.html
http://www.aljezur.net/arte/zabel.html
http://siteantigo.capuchinhos.org/contactos/fatima/fatima.htm
http://www.faroldanossaterra.net/2011/10/08/museu-municipal-de-carregal-do-sal-com-exposicao-temporaria-promovida-pelo-ccc/ 
http://www.faroldanossaterra.net/2008/01/08/%E2%80%9Cos-matarrachos%E2%80%9D-em-exposicao-no-museu-municipal-de-carregal-do-sal/

Bajouca, Carlos (2002), Cerâmica e Escultura, Painel de Artistas. Sistema J. Editora Portuguesa de Livros Lda.


Sem comentários:

Enviar um comentário