Santuário de Nossa Senhora de Aires / Igreja de Nossa Senhora de Aires (2015) - fotos de Fernanda Pina (amiga do "comjeitoearte")
|
O Santuário de Nossa Senhora de Aires fica situado no lugar de Aires, freguesia e concelho de Viana do Alentejo, no distrito de Évora, em Portugal. A sua história remonta ao ano de 1751, com origem num alvará de D. José I.
Está classificado como Monumento Nacional, conforme o Decreto n.º 31-J/2012, DR, 1.ª série, n.º 252 (suplemento), de 31-12-2012.
"O Santuário de Nossa Senhora de Aires, nos arredores de Viana do Alentejo, deve ser considerado um dos mais interessantes e destacados conjuntos do barroco alentejano. É destino de peregrinações oriundas de toda esta região do país, destacando-se a famosa Romaria de Nossa Senhora de Aires, com origem num alvará de D. José I, que, em 1751, autorizou a realização de uma feira franca no local.O actual santuário, com obras documentadas entre 1743 e 1760, substitui um edifício primitivo, de fundação quinhentista. O projecto manifesta influências mafrenses, visíveis na estrutura de muros ondulantes e na fachada com zimbório octogonal, de grande efeito cenográfico, e torres rematadas por cúpulas bolbosas. Da festiva decoração do interior, constituída por um conjunto de pintura mural, estuques coloridos, azulejaria, mármores e talha, destaca-se o enorme baldaquino em talha dourada albergando uma maquineta envidraçada com a imagem quatrocentista da Virgem da Piedade, proveniente da primitiva construção. O complexo inclui toda a cerca do Santuário, abrangendo o grandioso templo e dependências anexas, a antiga hospedaria, hoje arruinada, e a fonte e tanque de Nossa Senhora de Aires, no Terreiro dos Peregrinos, esta ainda datada de 1640. Na Casa dos Milagres, antiga sala das confrarias, bem como nas dependências anexas, guarda-se um grande número de ex -votos do século XVIII até à actualidade.
.............................................................................................
Artigo único
Classificação
São classificados como monumentos nacionais:
a) O Santuário de Nossa Senhora de Aires, no lugar de Aires, freguesia e concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, conforme planta constante do anexo ao presente decreto, do qual faz parte integrante;
..............................................................
![]() |
![]() |
Maquineta envidraçada acolhendo a imagem de Nossa Senhora de Aires (Virgem da Piedade), em pedra de ançã, policromada, do século XV, proveniente da antiga construção. |
![]() |
Interior da Igreja |
Este santuário, edificado para substituir um edifício primitivo, é da autoria do Padre arquitecto João Baptista, com obras verificadas entre 1743/1760.
O culto a Nossa Senhora de Aires teve inicio por volta de 1748, quando alastrou em Évora uma epidemia. Os comerciantes da cidade fizeram o voto de dedicar a Nossa Senhora de Aires uma festa, se a epidemia fosse dominada. Atendido o pedido, a festa decorreu durante três dias e, posteriormente, o santuário começou a ser edificado.
No interior da igreja existe uma variada colecção de ex-votos populares, em diversos materiais, que se situam entre o século XVIII e o XXI, a testemunhar as promessas realizadas ao longo dos séculos.
![]() |
Colecção de ex-votos populares a testemunhar as promessas realizadas ao longo dos séculos. |
![]() |
Pinturas murais na Casa dos Milagres, ex-votos populares, a testemunhar as promessas realizadas ao longo dos séculos. |
Fontes:
http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/11942233/
https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/2012/12/25204/0030200303.pdf
http://www.lazer.publico.pt/festasefeiras/212177_romaria-a-senhora-d-aires-viana-do-alentejo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Aires
Sem comentários:
Enviar um comentário