Lenço de cambraia e renda, bordado à mão, 1900-1905. De forma quadrada, num dos cantos está ornamentado pelo monograma coroado de Amélia de Orléans. Faixa bordada formando medalhões. O lenço é rematado por renda Valenciennes, com decoração de motivos florais e vegetalistas. Dimensões: 400 x 385 mm. Pertenceu à colecção da Rainha D. Amélia de Portugal. Museu Nacional do Traje e da Moda transferido do Museu Nacional dos Coches. MatrizNet |
No século XIX, os lenços dividem-se em duas categorias: o lenço vulgar, confeccionado de cassa ou cambraia lisa, sem ornamentação ou guarnecido por uma simples bainha aberta e rematado por renda de bilros, destina-se a uso diário; o lenço mais delicado, trabalhado cuidadosamente sobre cassa ou cambraia fina, rematado de belas e preciosas rendas, sobressai como acessório ornamental do traje.
Lenço de cambraia de linho, bordado à mão; 1900. Lenço de forma quadrada, de bordos recortados, ornamentado por uma cercadura bordada de pequenos ramos e folhinhas soltas. Num dos cantos o monograma da Rainha D. Amélia de Portugal, encimado por uma coroa (pormenor). MatrizNet |
Na década de 50, a ornamentação das margens torna-se mais discreta em relação aos cantos. Sobressaem monogramas guarnecidos de flores e grinaldas, bordados num canto ou no centro do lenço.
O Correio das Damas: jornal de litteratura e de modas, 1 de Julho de 1836, tomo 1 (na imagem, a senhora que está sentada segura um lenço rematado por folho, na mão esquerda.). - Biblioteca Nacional de Portugal
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Modas.
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- Os fichús, ou lencinhos á camponesa; os guarnecidos de renda, ou de prégas, são os que as Senhoras agora empregam. Os lencinhos ou fichús guarnecidos de renda são os mais elegantes pela variedade e bom gosto que nelles se nota.
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O Correio das Damas: jornal de litteratura e de modas, 1 de Agosto de 1836, tomo 1, pág. 114 (em cima, na imagem, canto superior esquerdo)
O Correio das Damas: jornal de litteratura e de modas, 1 de Abril de 1837, tomo 2 (na imagem, a senhora segura um lenço e um leque na mão esquerda). - Biblioteca Nacional de Portugal |
Lenço de tecido e renda de bilros; século XIX-XX. Renda de bilros com motivos florais; decoração de fuccias. Dimensão 280 x 280 mm. Autoria de Maria Augusta de Prostes Bordalo Pinheiro. Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea. MatrizNet. |
Nos lenços mais elaborados, embora o bordado se simplifique, a renda continua a aplicar-se, sendo a renda de Valenciennes a mais utilizada.
No decorrer do século XIX, as proporções dos lenços sofrem alterações. Os lenços de cerca de 60 cm de lado, passam para 45 cm após meados do século, e para 30 cm nos finais do século, diminuindo as dimensões à medida que o século avança.
Modas.
Toilettes diversas.
Toilette de passeio. - (...)
Dita. - Chapéo de palha de arrôz, ornado de uma ave do paraiso e fitas côr de rosa. Vestido de grô de India, côr de bronze, guarnecido em roda da saia de dois folhos. Corpo liso e decotado. Mangas justas. Manta de barége branca. Cabeção e punhos de renda. Luvas brancas. Lenço de assoar de cambraia, guarnecido de rendas. Botinhas pretas.
O Correio das Damas: jornal de litteratura e de modas, 31 de Maio de 1844, pág. 40 (na imagem, em cima, canto superior esquerdo).
O Correio das Damas: jornal de litteratura e de modas, 31 de Outubro de 1852 (na imagem, as senhoras seguram lenço, na mão direita). Biblioteca Nacional de Portugal
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Modas.
Toilettes diversas.
Toilette de passeio. - (...)
Dita. - Chapéo de cetim branco, ornado de plumas e fitas da mesma côr. Vestido de tafetá côr de ganga, guarnecido em roda da saia de quatro ordens de folhos estampados com listas escarlate e brancas; e na extremidade ornados de uma pequena franja branca. Corpo liso, afogado e aberto até á cintura, ornado no decote de uma banda, descendo até á cintura. Mangas largas, e guarnecidas de cinco ordens de folhos, iguaes aos da saia. Sob-mangas e camizeta de renda. Luvas brancas. Lenço de assoar de cambraêta de linho bordado. Botinhas de setim preto.
O Correio das Damas: jornal de litteratura e de modas, 31 de Outubro de 1852, pág. 174 (na imagem, em cima, coluna da direita, ao centro).
Lenço de amor; século XX. Lenço de forma rectangular, cor bege, bordado a ponto cruz com linha laranja. A orla é recortada, debruada com linha bege, em ponto de casear. A peça tem dois entremeios de crivo branco. Dimensões: 48,5 X 51 cm. Proveniência: Meadela. Museu Nacional de Etnologia. MatrizNet |
Lenço de amor; século XX. Lenço de forma rectangular, cor algodão branco, bordado a ponto de cruz com linhas verde e vermelha. A orla é rectilínea guarnecida com renda industrial branca. O motivo central apresenta um escudo real, cercado por uma silva que forma um quadrado. Dimensões: 43,5 X 46,5 cm. Proveniência: Barcelos. Museu Nacional de Etnologia. MatrizNet |
Os lenços de namorados, bordados pelas raparigas casadoiras, eram oferecidos aos seus noivos e eles usavam-nos com o seu traje domingureiro. As quadras bordadas e outras decorações de sabor popular, são por vezes, passadas entre gerações de mulheres da mesma família.
Revista "Modas e Bordados", nº 1663, de 22 de Dezembro de 1943., pág. 13. Sugestão de bordados para lencinhos, executados em crepe georgette branco, ou outras cores em tons claros.
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Revista "Modas e Bordados", nº 1595, de 2 de Setembro de 1942, pág. 14. Sugestão de bordado para canto de lenço.
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Revista "Modas e Bordados", nº 1601, de 14 de Outubro de 1942, pág. 12.
Para guardar os lenços |
Bonito "sachet" em crepe de China ou cambraia verde claro, onde os lenços mais delicados estariam perfeitamente acomodados. O "sachet" é acolchoado, sendo o motivo florido bordado a "ponto de argola" para as flores e a "cheio" para as folhas.
Revista "Modas e Bordados", nº 1601, de 14 de Outubro de 1942, pág. 12.
Lenço de linho, bordado à mão; cerca de 1950. Lenço de forma quadrada, em linho branco. Canto com motivos vegetalistas em ponto de agulha, a cheio e ponto pé de flor minúsculo, e motivos florais em ponto de agulha, em bordado inglês. Bordado com linha branca. Dimensões: 410 x 400mm. Extremidade do canto com recorte miúdo caseado (foto "comjeitoearte").
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Lenço de linho, bordado à mão; século XX. Lenço de forma quadrada, em linho branco. Canto com monograma e motivos florais em ponto de agulha, a cheio, ponto pé de flor minúsculo e ponto de sombra. Bordado com linha branca e cor de rosa. Extremidade do canto com recorte miúdo caseado, bordado com linha cor de rosa. Dimensões: 320 x 320mm.(foto "comjeitoearte"). |
Lenço de cambraia, com renda industrial alemã; cerca de 1970. Lenço de forma quadrada, guarnecido nas extremidades com renda. Dimensões: 270 X 270mm (foto "comjeitoearte"). |
Lenço de seda, com renda de bilros; cerca de 1940. Lenço de forma quadrada, guarnecido nas extremidades com renda de bilros. Dimensões: 210 X 220mm (foto "comjeitoearte"). |
Na literatura portuguesa, mais concretamente na obra "A Ilustre Casa de Ramires", de Eça de Queirós (1845-1900), o uso do lenço, para além de símbolo de estatuto, tem "linguagem própria"...
(...)
O Cavaleiro, ao espelho, esticava o fraque - que experimentara abotoado, depois repuxadamente aberto sobre o colete de fustão cor de azeitona onde, no trepasse largo, tufava a gravata de sedinha clara, prendida por uma safira. Por fim, encharcando o lenço com essência de feno:
(...) Cólera contra a irmã que, calcando pudor, altivez de raça, receio dos escárnios de Oliveira, tão fácil e estouvadamente como se calcam as flores desbotadas de um tapete, correra ao mirante, ao macho da bigodeira, apenas ele lhe acenara com o lenço almiscarado! (...)
Queiróz, Eça. A Ilustre Casa de Ramires, Livros do Brasil: 2015. (págs. 190 e 272).
Retrato da rainha D. Maria Pia, cerca de 1875-1885. Óleo sobre tela. Autor: Louis S. MaeterlincK. Dimensão: 239 x 138.cm. Palácio Nacional de Mafra. (A rainha segura um lenço na mão direita). MatrizNet(...)
(...) RANGA YOGESHWAR, Almanaque da Curiosidade Casa das Letras. 1ª ed 2011. págs. 151 e 152. |
Retrato da rainha D. Catarina de Bragança, cerca de 1662-1668. Óleo sobre tela. Autor: Desconhecido. Dimensão: 163 x 133.cm. Museu Nacional dos Coches. (A rainha segura um lenço na mão direita, pousada sobre o regaço). MatrizNet |
Fontes:
Siqueira, Maria Laura Viana (1977). "Lenços", Ensaios nº 9. Museu Nacional dos Coches. Ministério da Comunicação Social: Lisboa
Queiróz, Eça. A Ilustre Casa de Ramires, Livros do Brasil: 2015. (págs. 190 e 272).
RANGA YOGESHWAR, Almanaque da Curiosidade Casa das Letras.
1ª ed 2011pág 152
https://books.google.pt/books?id=kkxNheyXNiYC&hl=pt-PT&source=gbs_navlinks_
http://purl.pt/14346
http://www.matriznet.dgpc.pt/matriznet/home.aspx
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