sexta-feira, 20 de abril de 2018

25 de Abril - Factos da Revolução - III



 Cartoon «emigrantes», 1972 

Cartoon intitulado «emigrantes», realizado pelo arquitecto, pintor e ilustrador João Abel Manta, na época  anterior ao 25 de Abril de 1974.

João Abel Manta foi um dos maiores cartonistas portugueses. Os seus trabalhos abordaram de forma critica e irónica a realidade portuguesa nos anos anteriores e posteriores ao 25 de Abril.




1974 
(Leia outros factos aqui e aqui) 


20 de Abril - Na mais importante das reuniões, Otelo Saraiva de Carvalho distribui as missões aos delegados das unidades da Região Militar de Lisboa (Lima)(...).- Conclusão do essencial dos textos políticos (...). A partir dessa data, Otelo, que também assegura a ligação com Spínola, passa a efectuar os contactos, por razões de segurança, através do major de cavalaria na reserva Carlos Alexandre de Morais. São da responsabilidade do general algumas das modificações introduzidas nomeadamente a designação de Movimento das Forças Armadas (MFA), em substituição da versão anterior de Movimento dos Oficiais das Forças Armadas (MOFA) e de Junta de Salvação Nacional (JSN) em alternativa à proposta de Directório Militar. 

21 de Abril - Encontro, em Oeiras, de Otelo e do major Moura Calheiros com os coronéis Rafael Durão (representante do general Spinola) e Fausto Marques, com visa a obter a adesão do Regimento de Caçadores Para-quedistas, comandado pelo último oficial.
 

22 de Abril 
 
00h01 - A partir do início deste dia, todos os delegados do Movimento nas unidades entram em estado de alerta, preparados para receber o contacto do agente de ligação, portador das instruções finais.- A Escola Prática de Transmissões (EPTm), localizada em Sapadores, recebe autorização do Estado-Maior do Exército (EME), por proposta do tenente-coronel Garcia dos Santos, para o estabelecimento de uma linha directa com o RE 1*, da Pontinha, numa extensão de 4 quilómetros. Inicia-se sem demora a sua instalação, efectuada por uma equipa comandada pelo furriel Cedoura, que ficará concluída em menos de 24 horas. (...) 

c. 11h00 - O capitão Costa Martins contacta João Paulo Dinis, no Radio Clube Português (R.C.P.), por incumbência de Otelo, (...) com o objectivo de emitir um sinal radiofónico para desencadear o movimento. O radialista, que desconhecia o emissário, desconfia da sua identidade, mas aceita marcar um encontro entre os três, nessa noite, num bar lisboeta.
 

Noite - Reunião de Otelo, na Reboleira, com os grupos de comandos coordenados pelo major Jaime Neves.
 
30 anos de Abril (2004); Junta de Freguesia das Mercês
* Regimento de Engenharia 1 (RE 1) 




Fontes::

30 anos de Abril (2004); Junta de Freguesia das Mercês

João Abel Manta,Cartoons 1969-1075. Edições "O Jornal", 1975Lisboa

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Abel_Manta


Sem comentários:

Enviar um comentário