domingo, 15 de abril de 2018

25 de Abril - Factos da Revolução - I

Televisão, cartoon de 1972

Cartoon intitulado «televisão», realizado pelo arquitecto, pintor e ilustrador João Abel Manta, na época  anterior ao 25 de Abril de 1974. 

João Abel Manta destacou-se como um dos maiores cartonistas portugueses. Os seus trabalhos abordaram de forma critica e irónica a realidade portuguesa nos anos anteriores e posteriores ao 25 de Abril.


1973 


Um grupo de oficiais das Forças Armadas constituído por Melo Antunes, Victor Alves, Vasco Lourenço, Garcia dos Santos, Otelo Saraiva de Carvalho e Marques Júnior, tomaram a iniciativa de implantar a democracia e acabar com a guerra colonial.


9 de Setembro - Reunião clandestina de capitães no Monte Sobral (Alcaçovas); nasce o Movimento das Forças Armadas (MFA).

1974
(leia ouros factos aqui)

16 de Março - Primeira tentativa de golpe militar, para derrubar a ditadura, implantar a democracia e acabar com a guerra colonial. 

Uma coluna comandada pelo capitão Armando Marques Ramos, do Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha, marcha sobre Lisboa. O golpe falha. 

Os militares do MFA não desistem, mantêm-se firmes na sua decisão e fazem um plano detalhado e pensado ao pormenor.

15 de Abril - Otelo Saraiva de Carvalho conclui o Plano Geral das Operações que intitula de «Viragem Histórica». 

É realizado um encontro entre  alguns capitães e tenentes para planear a tomada da Emissora Nacional.

É escolhido o Radio Clube Português, para posto emissor do MFA, por possuir uma rede que cobria o pais e o Ultramar, emitir noticiários de hora a hora, e de dispor de um estúdio compacto de gerador de emergência e radio-telefone para o centro emissor em Porto Alto.



30 anos de Abril (2004); Junta de Freguesia das Mercês

João Abel Manta,Cartoons 1969-1075. Edições "O Jornal", 1975Lisboa


https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Abel_Manta

Sem comentários:

Enviar um comentário