|
Baile de máscaras na ópera. Pintura a óleo sobre tela. Autor: Edouard Manet. Data: 1873. Medidas: 59,1 x 72,5 cm. National Gallery of Art
Manet representou neste quadro um pouco do mundo sofisticado
parisiense que ele adorava. Vemos homens elegantes e mulheres com trajes garridos saindo de um baile de máscaras, realizado tradicionalmente durante a Quaresma. Jovens mascaradas, senhoras da sociedade que escondem as suas identidades, pessoas do submundo parisiense, jovens bem vestidos misturam-se no mesmo espaço.
Manet realizou o esboço da cena no local, mas posteriormente realizou a pintura no seu atelier. O pintor representou alguns dos seus amigos e, incluiu-se no amontoado de gente. Possivelmente, ele é o homem loiro barbudo à direita, que olha para o observador. A seus pés, um cartão de dança caído mostra a assinatura do pintor.
|
Esta pintura de formato rectangular, com muitas figuras, representa a batalha entre terça-feira gorda (Carnaval) e Quaresma, ou seja, entre excesso e moderação.
No primeiro
plano destacam-se dois casais dançando (monges e freiras),
e sua dança é a dança dos tolos ou da estupidez. Carregado sobre uma mesa da cozinha, à esquerda, um
homenzinho toca gaita de foles que personifica o Carnaval. As actividades
ao redor da lareira destinam-se aos preparativos da terça-feira gorda. Na mesa redonda, à direita, estão apenas dois peixes lembrando os restrições da dieta Quaresmal.
|
Arlequim com Jarra. Fábrica: Meissen Manufactory (Alemã). Material: Porcelana dura. Data: 1738. Medidas: 16,7 x 13 x 7,6 cm. Metropolitan Museum of Art
|
|
|
Mascarado. Fábrica: Meissen Manufactory (Alemã). Autor: Johann Joachim Kändler. Material: Porcelana. Data: 1745. Medidas: 16,5 x 10,2 x 7 cm. Na
base em esmalte preto: KHC (Königliche Hof Conditorei, o Saxon Court Pantry) Metropolitan Museum of Art |
Esta figura de porcelana é normalmente identificada como o Advogado, um
dos personagens secundários que compõem a Comédie Italienne. O seu chapéu, máscara e capa formam uma fantasia, que não representa o traje da figura "Avvocato'', por isso, é preferível ser chamada de "O Mascarado''. Era usada em Veneza durante o Carnaval e nos
bailes de máscaras muito populares no Carnaval em toda a Europa, em meados do século XVIII. A máscara, normalmente feita de papel maché, escondia a identidade de quem a usava, e o manto, conhecido como dominó, encobria o traje revelador do status social do usuário.
As figuras de porcelana representando mascarados e personagens da Comédie Italienne foram produzidas pela fábrica de Meissen em grandes quantidades. Estas figuras destinavam-se principalmente a decorar a mesa de jantar no serviço da sobremesa. As suas origens vêem das esculturas de açucar, criadas para enfeitar a mesa de jantar, e remontam aos dois séculos anteriores.
|
Quatro Músicos no Carnaval. Fábrica: Zurich Pottery and Porcelain Factory (Suiça). Autor: Joseph Nees: Material: Porcelana pasta-mole. Data: 1770. Medida: 20 cm. Metropolitan Museum of Art |
|
Quatro Músicos no Carnaval. Fábrica: Zurich Pottery and Porcelain Factory (Suiça). Autor: Joseph Nees: Material: Porcelana pasta-mole. Data: 1770. Medida: 20 cm. Metropolitan Museum of Art |
Nota: Esta mensagem foi reformulada no dia 17 de Março de 2019, por a autora deste blogue.
Sem comentários:
Enviar um comentário