terça-feira, 5 de março de 2019

Carnaval e Arte ( pintura | cerâmica)

Baile de máscaras na ópera. Pintura a óleo sobre tela. Autor: Edouard Manet. Data: 1873. Medidas: 59,1 x 72,5 cm. National Gallery of Art


Manet representou neste quadro um pouco do mundo sofisticado parisiense que ele adorava. Vemos homens elegantes e mulheres com trajes garridos saindo de um baile de máscaras, realizado tradicionalmente durante a Quaresma. Jovens mascaradas, senhoras da sociedade que escondem as suas identidades, pessoas do submundo parisiense, jovens bem vestidos misturam-se no mesmo espaço.

Manet realizou o esboço da cena no local, mas posteriormente realizou a pintura no seu atelier. O pintor representou alguns dos seus amigos e, incluiu-se no amontoado de gente. Possivelmente, ele é o homem loiro barbudo à direita, que olha para o observador. A seus pés, um cartão de dança caído mostra a assinatura do pintor.

.
Carnaval de rua em Bogotá, com uma batalha entre as personificações da medicina e da doença. Aguarela. Autor:François-Désiré Roulin. Data: 1822-1828. Europeana Collections
Carnaval em Algeciras. Aguarela. Autor: Alfred East. Data: 1870-1910. Victoria and Albert Museum

Batalha entre o Carnaval e a Quaresma. Pintura a óleo. Autor: Jheronimus Bosch. Data: 1600-1620. Medidas: 74,7 x 240 cm. Rijksmuseum. Europeana Collections
Esta pintura de formato rectangular, com muitas figuras, representa a batalha entre terça-feira gorda (Carnaval) e Quaresma, ou seja, entre excesso e moderação.  

No primeiro plano destacam-se dois casais dançando (monges e freiras), e sua dança é a dança dos tolos ou da estupidez. Carregado sobre uma mesa da cozinha, à esquerda, um homenzinho toca gaita de foles que personifica o Carnaval. As actividades ao redor da lareira destinam-se aos preparativos da terça-feira gorda. Na mesa redonda, à direita, estão apenas dois peixes lembrando os restrições da dieta Quaresmal. 

Arlequim com Jarra. Fábrica: Meissen Manufactory (Alemã). Material: Porcelana dura. Data: 1738. Medidas: 16,7 x 13 x 7,6 cm. Metropolitan Museum of Art

Mascarado. Fábrica: Meissen Manufactory (Alemã). Autor: Johann Joachim Kändler. Material: Porcelana. Data: 1745. Medidas: 16,5 x 10,2 x 7 cm. Na base em esmalte preto: KHC (Königliche Hof Conditorei, o Saxon Court Pantry)  Metropolitan Museum of Art

Esta figura de porcelana é normalmente identificada como o Advogado, um dos personagens secundários que compõem a Comédie Italienne. O seu chapéu, máscara e capa formam uma fantasia, que não representa  o traje da figura "Avvocato'',  por isso, é preferível ser chamada de  "O Mascarado''. Era usada em Veneza durante o Carnaval e nos bailes de máscaras muito populares no Carnaval em toda a Europa,  em meados do século XVIII. A máscara, normalmente feita de papel maché, escondia a identidade de quem a usava, e o manto, conhecido como dominó, encobria o traje revelador do status social do usuário.

As figuras de porcelana representando mascarados e personagens da Comédie Italienne foram produzidas pela fábrica de Meissen em grandes quantidades. Estas figuras destinavam-se principalmente a decorar a mesa de jantar no serviço da sobremesa. As suas origens vêem das esculturas de açucar, criadas para  enfeitar a mesa de jantar, e remontam aos dois séculos anteriores.

Quatro Músicos no Carnaval. Fábrica: Zurich Pottery and Porcelain Factory  (Suiça). Autor: Joseph Nees: Material: Porcelana pasta-mole. Data: 1770. Medida: 20 cm. Metropolitan Museum of Art
Quatro Músicos no Carnaval. Fábrica: Zurich Pottery and Porcelain Factory  (Suiça). Autor: Joseph Nees: Material: Porcelana pasta-mole. Data: 1770. Medida: 20 cm. Metropolitan Museum of Art


Nota: Esta mensagem foi reformulada no dia 17 de Março de 2019, por a autora deste blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário