Louis Majorelle (Toul, 1859 – 1926, Nancy), estudou
pintura em Nancy e posteriormente na Escola de Belas Artes de Paris, entre 1877
e 1879. Após a morte de seu pai Auguste Majorelle, em 1879, Louis assumiu o
negócio de mobiliário e cerâmica da sua família, em Nancy.
Puxador Majorelle. Guia
de História do Mobiliário. Ed. Presença
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Influenciado pela obra de Emíle Gallé, iniciou a produção de design Art Noveau. A sala que exibiu na Exposition Universelle et Internacionale de Paris 1900, tinha
como tema um lírio de água (nenúfar). O sucesso alcançado na Exposição fez o
negócio prosperar, e este facto levou à abertura de várias lojas em toda a
França.
Conjunto de mobiliário realizado em mogno com aplicações de bronze dourado sobre o tema nenúfares. Esta criação é um exemplo do desenvolvimento e do sucesso da produção de mobiliário de Louis Majorelle em 1900. - Musée de L'École de Nancy.
Em
1901, Louis foi nomeado vice-presidente da École de Nancy, e em 1903, expõe o
seu mobiliário e iluminação de bronze dourado em Paris, por ocasião da
exposição da escola.
A
produção da fábrica é interrompida depois de um incêndio em 1916, e retomada
após a I Guerra Mundial.
Por volta dos anos 20, o trabalho de Majorelle já reflecte influência do novo estilo Art Deco.
Armário de Apoio com cortina de ripas deslizantes, embutidos de 'penas de pavão',
mogno e courbaril com aplicações em bronze dourado, ca. 1901, sobre o tema lírio de água. Designer Louis Majorelle. - Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique.
Louis
Majorelle construiu uma casa de família em Nancy, a Villa Majorelle, por vezes
apelidada de Villa Jika em homenagem à sua mulher Jane Kretz.
Após
a morte de Louis Majorelle, em 1926, a produção de design sofisticado e caro
manteve-se sem deixar de produzir peças mais sóbrias e acessíveis.
Vitrine em mogno com painéis folheados a courbaril e aplicações
em bronze dourado, 1902, sobre o tema lírio de água. Designer Louis Majorelle. - Musées Royaux des
Beaux-Arts de Belgique.
Gustav Siegel (Viena, 1889 – Viena, 1970), estudou
na Kunstgewerbeschule (Escola de Artes) em Viena entre 1897 e 1901. Nesta
cidade, foi admitido nas aulas de arquitectura de Josef Hoffmann, e em 1899,
foi chefe do departamento de design da Jacob & Josef Kohn (empresa de móveis ao estilo vienense).
Desenhou
um conjunto de móveis, para a companhia, que foram apresentados na Exposition
Universelle et Internacionale de Paris 1900. O quarto exibido por Siegel,
apresentava móveis de madeira curvada com secções quadradas, algo inovador para
a época e, por isso, reproduzido por muitos designers.
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Entre os designs mais conhecidos da companhia está a mobília No 728 (1905-1906). O conjunto de mobília No 415, executada por Siegel, foi apresentada na The Studio em 1908.
Siegel
foi responsável por vários posters e publicidade da companhia Jacob
& Josef Kohn.
Poltrona. Madeira de faia com estofamento de couro, 1900 -1916 Designer Gustav Siegel. Fabricada por Jacob &
Josef Kohn - The Art Institute of Chicago |
Fontes:
https://musee-ecole-de-nancy.nancy.fr/accueil-2676.html
https://www.fine-arts-museum.be/fr/la-collection/louis-majorelle-grand-meuble-dappui-nenuphar?artist=majorelle-louis
https://www.fine-arts-museum.be/fr/la-collection/louis-majorelle-vitrine-nenuphar-4?artist=majorelle-louis
www.phillips.com
www.1plus1.gallery
https://www.fine-arts-museum.be/fr/la-collection/louis-majorelle-grand-meuble-dappui-nenuphar?artist=majorelle-louis
https://www.fine-arts-museum.be/fr/la-collection/louis-majorelle-vitrine-nenuphar-4?artist=majorelle-louis
www.phillips.com
www.1plus1.gallery
https://www.artic.edu/artworks/154052/armchair
O
grande Livro da Decoração. Ed. Selecções do Reader's Digest, 1974.
Guia
de História do Mobiliário. Ed. Presença
Fiell, Peter & Charlotte.
Design do século XX. Ed. Taschen
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