segunda-feira, 18 de maio de 2020

Mobiliário Art Noveau | Émile Gallé e Josef Hoffmann




Aparador de mogno com talha e embutidos. Émile Gallé, c. 1900. - Fiell, Peter & Charlotte. Design do século XX. Ed. Taschen

Émile Gallé (1844 Nancy, França – 1904 Nancy), foi um dos expoentes da Art Nouveau. Estudou no Lyceé Impériale em Nancy. Trabalhou para o seu pai, Charles Gallé Reinemer, na decoração de faianças e vidro. Entre 1864 e 1866, Gallé esteve em Weimar e estudou botânica, mineralogia e história de arte. Em 1886, viajou para Meseienthal, o centro Lorenense da produção de vidro. Na fábrica de vidro Burgun aprendeu a arte do vidro soprado. 

Libélula, mesa pedestal com três pés (primeira versão). Madeira de nogueira, várias incrustações de madeira e madrepérola. Émile Gallé - Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique


Alistou-se no exército para combater na guerra franco-prussiana e um ano depois representou a empresa da família na secção «Art de France» na  « First Anual International Exposition» em Londres. Em 1873, por influência de Émile, o seu pai fundou em Nancy uma nova fábrica de vidro, e quatro anos depois, Gallé tornou-se director da empresa da família. 



Cómoda intitulada O Sangue da Arménia ou O Campo de Sangue, apresentada na Exposição Mundial de 1900. Madeira de nogueira da Turquia, marchetaria e onix. Émile Gallé. A peça tem a inscrição: «Cuidado com as trevas, cuidado», Victor Hugo.  - Petit Palais Musée des Beaux-Arts de Paris.


Em 1878, recebeu quatro medalhas de ouro na «Exposition Universelle» em Paris. O seu grande sucesso levou-o a construir oficinas maiores, para aumentar a capacidade de produção, e em 1884, comprou um terreno para a sua nova oficina de marcenaria. 



Lit papillon - Cama do alvorecer ao crepúsculo (1903-1904). O alvorecer é evocado por duas borboletas entrelaçadas sobre um ovo, simbolizando a vida e o nascimento, no pé da cama. O crepúsculo é representado por uma borboleta nocturna com a cabeça inclinada para baixo, evocando o fim da vida, na cabeceira da cama. Madeira de ébano e pau-rosa, com incrustações de madrepérola e vidro. Émile Gallé - Musée de l' Ecole de Nancy - Wikipédia

O mobiliário de Gallé destacava-se pelo design requintado, cuja decoração com embutidos era inspirada em formas de plantas e animais. Esteve pela primeira vez exposto na «Exposition Universelle» em 1889, onde foi também premiado pelo seu novo design de vidro com técnicas muito inovadoras. Nesta exposição para além de receber o Grand Prix recebeu a «Legion d’Honneur». Em 1900, participou na Exposição Mundial onde apresentou uma peça de mobiliário intitulada O Sangue da Arménia ou o Campo de Sangue. A peça tem a inscrição: «Cuidado com as trevas, cuidado», Victor Hugo.este ano foi premiado com dois Grand Prix e uma Medalha de Ouro.



Espigas de trigo, buffet. Madeira de nogueira da Turquia, várias incrustações de madeira, decorações de espigas de trigo em bronze patinado. Émile Gallé Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique

Em 1901 fundou a «Alliance Provinciale des Industries d’Art» com Antonin Daum, Louis Majorelle e Eugéne Vallin- mais tarde conhecida como École de Nancy - tornando-se no primeiro presidente. Numa das suas últimas criações, a cama Aube et Crépuscule (1903-1904) podemos verificar a evolução na qualidade técnica e artística de Émile.
Após a morte de Gallé, aos 58 anos, a sua esposa Henriette Gallé deu continuidade ao trabalho do marido. Também reuniu todos os estudos e projectos publicando-os sob o título "Escritos de Arte".


Espigas de trigo, sala de jantar. Madeira de nogueira, várias incrustações de madeira, decorações de espigas de trigo em bronze patinado. Émile Gallé Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique


Josef Hoffmann (1870 Pimitz, Morávia – 1956 Viena), iniciou os estudos de arquitectura em 1887 e continuou o seu percurso na Academia de Belas Artes de Viena, onde foi aluno de Otto Wagner. Formou-se em 1895, fundou o grupo Siebener Club, um precursor da futura Secessão de Viena, e viajou com Josef Olbrich para Itália, onde venceu o Prix ​​de Rome



Escrivaninha, 1905. Madeira de carvalho. As portas laterais do alçado têm vidros coloridos decorados com molduras ovais. Josef Hoffmann. - Guia de História do Mobiliário. Ed. Presença

Em 1897, foi co-fundador da Secessão de Viena (Sociedade de Belas Artes Austríaca) e trabalhou no atelier de arquitectura de Otto Wagner. Entre 1899 e 1936 Hoffmann ensinou arquitectura e design na Kunstgewerbeschule (Universidade de Belas Artes de Viena) em Viena. 


Baú para fotografias, 1902. Madeira com folheado no bordo e níquel prata. Josef Hoffmann. Este baú foi incluído na instalação da Secessão de Viena na Exposição de Arte e Indústria de 1902 no Palais des Beaux-Arts em Düsseldorf, Alemanha. - Art Institute Chicago

Viajou para Inglaterra no ano de 1900 e neste país encontrou-se com membros da Arts & Crafts Mouvement britânico. Convidou Charles Rennie Mackintosh e Charles Ashbee para fazer o design das instalações para a VIII Exposição da Secessão a realizar em Viena no ano de 1900.



Mesa de centro (faz parte de um conjunto de móveis que inclui duas poltronas e um sofá), 1903. Madeira, madeira ebonizada, mármore e latão niquelado. Dimensões: 59,7 x 65,4 x 65,4 cm. Josef Hoffmann. -  The Metropolitan Museun of Art MMA


Hoffmann e Koloman Moser fundaram, em 1903, a Wiener Werkstätte onde Josef tinha funções de director artístico, sendo um dos mais criativos designers desta oficina cooperativa. Algumas das criações em metal de Josef para a cooperativa, eram obras arquitectónicas, enquanto outras mais acessíveis, incorporavam um padrão tipo grelha que foi usado em muitas das suas peças como a cadeira Sitzmaschine para a Jacob & Josef Kohn


Cadeira Sitzmaschine modelo No 670 para a Jacob & Josef Kohn, c. 1908. Josef Hoffmann. - Fiell, Peter & Charlotte. Design do século XX. Ed. Taschen

Após abandonar a Secessão de Viena, em 1905, fundou a Kunstschau com o pintor Gustav Klimt. Tornou-se membro fundador do Deutscher Werkbund e foi presidente da Osterreichischer Werkbund entre 1912 e 1920. Participou em diversas exposições internacionais entre 1914 e 1930.

Mod. 728. Cadeira "Fledermaus" para J&J Kohn, Josef Hoffman e Gustav Siegel, Áustria, por volta de 1907. Madeira e tecido. Josef Hoffmann. 1+1 design gallery 

Nas suas criações a interpretação original da Arte Nova antecipa os cânones do design funcional. Hoffmann foi uma personalidade fundamental da arquitectura e do design austríaco do início do século XX. A sua vasta obra arquitectónica inclui o Sanatório Purkersdorf (1904), o Palais Stoclet, em Bruxelas (1905-1911) e o bar do Cabaret Fledermaus, em Viena (1907).


Arquitectura do teatro. Bar do Cabaret Fledermaus, em Viena. Vista interior, bar e bengaleiro. Josef Hoffmann. Postal, nº 74, 1907. Dimensão: 9 X 14 cm. Papel/Impressão a cores. Editor: Wiener Werkstätte. -  Theater Museum, Viena
Arquitectura do teatro. Bar do Cabaret Fledermaus, em Viena. Vista interior, auditório com palco. Josef Hoffmann. Postal, nº 67, 1907. Dimensões: 9 X 14 cm. Papel/Impressão a cores. Editor: Wiener Werkstätte. - Theater Museum, Viena



Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Gall%C3%A9

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lit_%22Aube_et_Cr%C3%A9puscule%22_dEmile_Gall%C3%A9_(mus%C3%A9e_de_lEcole_de_Nancy)_(7915362932).jpg

https://www.fine-arts-museum.be/fr/la-collection/artist/galle-emile-1?letter=g

https://www.fine-arts-museum.be/fr/la-collection/emile-galle-salle-a-manger-aux-epis-de-bles?artist=galle-emile-1

http://www.petitpalais.paris.fr/oeuvre/commode-le-champ-du-sang-ou-le-sang-d-armenie


https://www.1plus1.gallery/

https://www.metmuseum.org/

https://www.artic.edu/artworks/117412/chest-for-photographs

https://www.theatermuseum.at/onlinesammlung/?query=all_persons%3AJosef+Hoffmann&no_cache=1&id=11694

Guia de História do Mobiliário. Ed. Presença

Fiell, Peter & Charlotte. Design do século XX. Ed. Taschen

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