sábado, 4 de junho de 2022

Visita oficial da Rainha Isabel II a Portugal |1957

CAPA - Diário da Manhã: Número Especial Comemorativa da Visita de S. M. a Rainha Isabel II de Inglaterra; 23 de Fevereiro de 1957 - Hemeroteca Municipal de Lisboa
 

A visita oficial da Rainha Isabel II de Inglaterra e do Príncipe Filipe, a Portugal, em 1957, decorreu entre os dias 18 e 27 de Fevereiro. 

A monarca teve oportunidade de visitar Lisboa, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Batalha, Vila Franca de Xira e Porto. As cerimónias incluíram visita ao Palácio de Queluz, ao Mosteiro de Alcobaça e ao Mosteiro da Batalha, banquete oficial no Palácio Nacional da Ajuda, recital de gala no Teatro Nacional de São Carlos, desfile em coche real e fogo de artifício. Na cidade Porto a Rainha visitou o Palácio da Bolsa e a Feitoria Inglesa.


Diário da Manhã (pág. 40): Número Especial Comemorativa da Visita de S. M. a Rainha Isabel II de Inglaterra; 23 de Fevereiro de 1957 - Hemeroteca Municipal de Lisboa

(...)

A Amizade entre Portugal e a Grã-Bretanha tem o peso da sua própria resistência, traz o selo dos séculos, aguentou as vicissitudes dos tempos vários, manteve em magoados momentos, a consistência necessária para ser e permanecer para além do efémero e do transitório (...).

(...)

É pesada a Coroa dos Reis de Inglaterra e pesados vão os tempos de hoje para os homens, para os povos, para os governantes da velha Europa e do mundo do Ocidente.

(...)

José Manuel da Costa - Amizade; Director do Diário da Manhã (pág. 1).

 

Um aspecto do Salão Nobre dos Paços do Concelho com a mesa do almoço em honra de sua Majestade a Rainha Isabel II de Inglaterra. - Revista Municipal; Ano XVIII, nº 72, 1º trimestre de 1957 (pág. 20)Hemeroteca Municipal de Lisboa.

Não tardou, que principiasse o almoço no salão nobre. (...)

As cinco mesas, onde deviam sentar-se, com a rainha, cinquenta e tantos convivas, recobriam-se das mais ricas, mais extraordinárias e primorosas toalhas bordadas da Madeira, que Lisboa, com certeza, jamais teve o ensejo de examinar ou, até de imaginar. Sobre elas, cedidas para essa cativante cerimónia pela sr.ª D. Mary Espírito Santo, figuravam as peças, compradas em Paris, por seu marido o saudoso dr. Ricardo Espírito Santo, da famosa baixela doirada da imperatriz da Rússia, Maria Teodorovna, cinzeladas por célebres ourives franceses. (...)

(...) O almoço que, a seguir, foi servido por criados de libré, teve como ementa:ovos de geleia, robalo de Sesimbra, peitos de perdiz, doce de Santa Clara e frutas, acompanhados de vinhos de escolha e de marca - Madeira branco e tinto e do Porto - e de aguardente velha e café de Timor, em final. 

 (...)

O Almoço no Salão Nobre. Revista Municipal; Ano XVIII, nº 72, 1º trimestre de 1957 (pág. 24).

 

Visita da Rainha Isabel II de Inglaterra, desfile pelas ruas de Lisboa. Fotógrafo: Ferrari Amadeu (1909-1984). Suporte:Diapositivo cromogéneo em acetato de celulose. Data: 18 de Fevereiro de 1957. Dimensões: 9 x 12 cm.- Arquivo Municipal de Lisboa

 

Carruagem da Coroa /Carruagem de Gala. Data: 1824. Autores: ? / Januário Correia. Material: madeira (carvalho e azinho); vidro; prata; couro: tafetá de seda; veludo de seda. Técnica: madeira entalhada, policromada e dourada, repuxada, recortada e cinzelada, tafetá de seda lavrado. Dimensões: altura 2,70 m; largura: 1,98 m; comprimento 4,56 m; rodas dianteiras, diâmetro: 95 cm; rodas traseiras, diâmetro: 1,445 m. Museu Nacional dos Coches -MatrizNet

As portinholas e os apainelados laterais são decorados com atributos militares, as armas reais portuguesas e o monograma coroado de D. Carlos I. No tecto, um bordado a fio de ouro laminado desenha o monograma de D. Carlos I. Local de execução: Londres. Esta viatura foi encomendada por D. João VI a Londres, em 1824, tendo chegado a Lisboa no ano seguinte. Incorporação: Afectação permanente - Casa Real Portuguesa, Transferência das Reais Cavalariças das Necessidades. - 

No reinado de D. Luís I a carruagem foi restaurada. Serviu nas seguintes cerimónias: baptismo do Príncipe D. Carlos, 19 de Outubro de 1863; visita oficial de Afonso XIII de Espanha a Portugal, 12 de Dezembro de 1903; visita oficial do Imperador Guilherme II da Alemanha, 27 de Março de 1905; visita oficial da Rainha Alexandra de Inglaterra, 22 de Março de 1905; condução dos membros da Família Real à Sé de Lisboa, por ocasião da Procissão do "Corpus Christi", 14 de Junho de 1906; cortejo por ocasião da sessão solene das Cortes Gerais para juramento de S.A.R. o Príncipe D. Afonso, 18 de Março de 1910; visita oficial da Rainha Isabel II de Inglaterra, Fevereiro de 1957. 

A melhor recordação da visita oficial da Rainha Isabel II de Inglaterra, ao nosso país - recordações envolvendo sugestões de pompa, de brilho de simpatia e de entusiasmo - há-de ficar para sempre com a gente de Lisboa. (...)

Lisboa e a sua população formaram o cenário e a plateia do espectáculo sumptuoso decorrente em três dias inolvidáveis. (...)

Visita da Rainha de Inglaterra a Portugal . Revista Municipal; Ano XVIII, nº 72, 1º trimestre de 1957,(pág. 5).


Visita da Rainha Isabel II, gala em São Carlos. Fotógrafo: Ferrari Amadeu (1909-1984). Suporte: Diapositivo cromogéneo em acetato de celulose. Data: 19 de Fevereiro de 1957. Dimensões: 6x6 cm.- Arquivo Municipal de Lisboa

Depois de Bourbons, Habsburgos, Sabóias, Hohenzollerns, Hannovers terem visitado São Carlos, a 19 de fevereiro de 1957 chega Isabel II de Inglaterra, uma Windsor. A jovem monarca assistiu nessa noite a um espectáculo cuja primeira parte foi preenchida com produção nacional, tendo sido apresentada a nossa grande história de amor no bailado Pedro e Inês, com música de Ruy Coelho e coreografia de Francis Graça. O maestro Frederico de Freitas dirigia a orquestra. Na segunda parte, surpreendentemente, foi cantada uma menos conhecida obra de Joseph Haydn: Der Apotheker. (...).

 

A real visita de 1957 . Teatro Nacional de São Carlos.

 

Visita da Rainha Isabel II de Inglaterra à cidade do Porto: subindo a escadaria do Palácio da Bolsa. Fotografia: Foto Comercial Teófilo Rego. Dimensões: 18x24 cm. - Arquivo Municipal do Porto.
A Rainha acompanhada pelo Duque de Edimburgo, seu marido, e por várias individualidades, entre as quais, o Presidente da Associação Comercial do Porto, o Presidente da Câmara Municipal do Porto e o Bispo do Porto.

Visita da Rainha Isabel II de Inglaterra à cidade do Porto: A Rainha e o Príncipe dentro do automóvel à saída da Feitoria Inglesa. Fotografia: Foto Comercial Teófilo Rego. Dimensões: 18x24 cm. - Arquivo Municipal do Porto.
A Rainha e o Duque de Edimburgo dentro do automóvel que os transportava, à saída da Feitoria Inglesa, sendo aclamados pela população.



Rolls-Royce Phantom III - Ano: 1937. País: Inglaterra. Potência: 160 cv. Cilindros: 12. Cilindrada: 7340. Velocidades: 4. Peso: 2660 Kg. Velocidade máxima: 147 Km /h. Nº de Chassis: 3CP116. Nº do motor: C68A. - Museu do Caramulo

Criado pelos engenheiros da Rolls-Royce, o modelo Phantom III, equipado com um sofisticado motor V12, garantia um elevado nível de conforto aos clientes mais exigentes.
Com o início da Segunda Guerra Mundial a produção do modelo terminou. Entre 1936 e 1939 foram construídas 710 unidades.

Este automóvel foi comprado pelo Príncipe de Berar, filho de Nizam de Hyderabad, em 1937. A pedido, foi adaptado com uma carroçaria especial, tipo Cabriolet, apetrechada com inúmeros acessórios. 

A esperada visita da Rainha Isabel II, de Inglaterra, a Portugal em Fevereiro de 1957, leva o Presidente da República, Marechal Craveiro Lopes, a adquirir um Rolls-Royce descapotável. Em Londres, a aquisição recai sobre o automóvel comprado pelo Principe de Berar.

O carro com a matrícula DD-30-92, fica ao serviço da Presidência da República. Serviu nas seguintes ocasiões: visita do presidente Eisenhower; visitas dos Papas Paulo VI e João Paulo II.

O carro foi doado ao Museu do Caramulo pela Presidência da República Portuguesa.


Crónica Masculina. Nº 11 - 16 de Fevereiro de 1957 - Hemeroteca Municipal de Lisboa

Nota: No dia 6 de Junho de 2022, acrescentei a este post duas imagens da Rainha Isabel Ii, na sua visita à cidade do Porto. Arquivo Municipal do Porto.


Fontes

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/index.htm

https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/X-arqWeb/Search.aspx

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/visita-de-sua-majestade-a-rainha-isabel-ii-ii-parte/

https://tnsc.pt/

https://gisaweb.cm-porto.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário