terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Arquitectura anos 40 - CSH - Charles Eames e Ray Eames

Sala de estar, Casa Eames - poltrona, mesa de centro, área de estar e sofá de Charles e Ray Eames
Charles Eames (1907-1978) e Bernice Alexandra, "Ray" (1912-1988), foram designers americanos, que contribuíram para a arquitectura moderna e mobiliário. Trabalharam nas áreas de design industrial e gráfico, arte e cinema.

Charles nasceu em St. Louis, Missouri. Estudou arquitectura na Washington University em St. Louis, como bolseiro. Em 1938, inicia um estudo mais aprofundado de arquitectura na Cranbrook Academy of Art, onde irá ser professor e chefe do departamento de design industrial. Projectou móveis que viriam a ser premiados e se encontram no Museu de Arte Moderna de Nova York. Desenvolveu uma série de produtos em contraplacado de madeira, ao lado de mesas e cadeiras, talas e macas para a Marinha dos Estados Unidos durante a  Segunda Guerra Mundial. Em 1941, Charles casa com a sua colega Ray  e mudam-se para Los Angeles, Califórnia, onde iriam trabalhar e viver para o resto das suas vidas. 
Bernice Alexandra Kaiser Eames, nasceu em Sacramento, Califórnia. Formou-se no Colégio Bennett Mulher em Millbrook. Mudou-se para Nova York onde estudou expressionismo abstracto e pintura. Foi responsável por muitos desenhos icónicos do século XX. Foi um dos fundadores do "Artistas Abstractos Americanos". Uma das suas obras encontra-se na colecção permanente do Museu Whitney de Arte Americana. 
Na década de 1950, a "Eames" prossegue com o trabalho em arquitectura e mobiliário moderno. A primeira exposição concebida e criada por Charles e Ray foi, "Matemática: um mundo de números...e mais além" (1961), patrocinada pela IBM, é a única exposição ainda existente, considerada um modelo para as exposições de divulgação científica. Muitos dos móveis criados por os designers Charles e Ray Eames, fazem parte da colecção permanente do Museu de Arte Moderna em Nova York.

Casa Eames

 
Planta do rés-do-chão 


Chaise Loungue Nº 670 e otomana Nº 671, para Herman Miller, 1956
Sala de leitura com escadas para o piso superior
Charles e Rey Eames, projectaram e construíram a inovadora Casa Eames (1945-1949), no âmbito do programa "Case Study Houses". Localizada em cima de um penhasco em Chautauqua Boulevard, Los Angeles, com vista para o Oceano Pacífico, foi inteiramente construída com peças pré-fabricadas em aço, destinadas à construção industrial e continua a ser um marco na arquitectura moderna. O projecto consiste em dois pavilhões adjacentes com dois pisos de altura - um é usado como residência e o outro como espaço de leitura/oficina. Os materiais de construção incluem aço, vidro, amianto e placas de Cemesto segundo um sistema modular. O estilo rectilíneo do edifício e a afirmação estrutural, são evidenciados pelo uso de uma variedade de texturas, cores e materiais, combinados por Ray Eames.

Interior da sala de estar

Entrada da casa, com vista da escada de caracol
Exterior da casa
Exterior da casa

Para saber mais e ver o legado deixado por Charles e Ray Eames, visite a Fundação Eames, aqui


Design Charles Eames
 

Protótipo de cadeira LCW, 1945
As revolucionárias e premiadas propostas de design para assentos de Eames, eram produzidas com as duas novas técnicas de produção - moldagem de contraplacado de madeira em curvas complexas e um novo tipo de soldadura, um processo de união electrónica desenvolvido pela Chrysler Corporation, que permitia a união da madeira e do metal. Em 1946, o Museu de Arte Moderna organizou uma exposição intitulada New Furniture by Charles Eames, que apresentava protótipos das famosas cadeiras de contraplacado (1945-1946). As cadeiras eram comercializadas e distribuídas pela Herman Miller. Em 1948 Eames obteve o segundo lugar na International Competition for Low-Cost Furniture Design, do MOMA, pela proposta inovadora do casal para uma série de cadeiras de fibra de vidro moldada. Estes assentos estavam entre o primeiro mobiliário de assentos de plástico a ser produzido em massa.

Interior com cadeiras LCW (1945), cadeira LCM (1945-1946), mesa CTW, (1946) e Biombo FSW (1946), para Herman Miller.
Cadeira DAR para a Zenith Plastics e depois para Herman Milller (1948-1950)
Cadeiras de braços PAC1 (1950-1953) e mesas de tampo laminado para Herman Miller 1958
As criações do casal Eames exprimiam a forma como cada um via o design. Charles racionalizava o ponto de vista tecnológico, material e de produção, enquanto Ray enfatizava mais as considerações formais, espaciais e estéticas. Como maiores expoentes do Organic Design e dois dos mais importantes designers do século XX, os Eames demonstraram através da prática, como o design moderno pode e deve ser usado para melhorar a qualidade de vida, percepção humana, compreensão e conhecimento.

Série ESU (Eames Storage Unit ) para Herman Miller, 1950
ESU 400 (Eames Storage Unit ) com painéis com textura para Herman Miller, 1950
Modelo de Chaise Longue, espuma de borracha, plástico, madeira e metal, 1948 - MOMA



Esta mensagem foi reformulada em 7 de Outubro de 2012

Fontes: 
Smith, Elizabeth (2006), Case StudY Houses. China: TASCHEN.
Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen


2 comentários:

  1. A Poltrona Charles Eames é mesmo maravilhosa, imagine com todo esse design ela ser fabricada nos anos 50, foi mesmo uma revolução para a as tecnologias da época, a minha é da Artezanal, eles fabricam replicas perfeitas no Brasil, como dica segue o site deles abaixo
    https://www.artezanal.com/produto/poltronas/classicas/poltrona-charles-eames/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Charles e Ray Eames projectaram a "Eames Loungue Chair and Ottoman" para presentear o amigo Billy Wilder, director de "Some Like It Hot" e "Sunset Blvd." O conjunto foi comercializado pela Herman Miller em 1956.
      http://www.hermanmiller.com/

      Eliminar