sábado, 13 de junho de 2020

Santos Populares em Lisboa


Programa das Festas de Lisboa, 1934. Autor: Almada Negreiros - Almada Negreiros - (França, José Augusto (1974), Almada o Português sem Mestre. Lisboa: Estúdios Cor).  

 - 

Em Lisboa, as festas que no mês de Junho se dedicam a Santo António, São João e São Pedro, são de especial regozijo da população, em especial as dedicadas a Santo António. A devoção dos lisboetas por Santo António, nascido em Lisboa, é secular. Este Santo, muito humanizado por tradição, é invocado  pelos marinheiros em momentos de aflição, chamado para proteger as raparigas,  convocado nos objectos perdidos... 




Santo António de Lisboa. Estampa religiosa.  Litografia colorida. (entre 1840 e 1936?). Biblioteca Nacional de Portugal - BNP. 

Foi nos anos 30 do século XX, que Leitão de Barros, organizou as Marchas Populares, e fomentou concursos de tronos e de janelas enfeitadas. Os tronos, executados por crianças dos bairros antigos de Lisboa, exibiam a imagem de Santo António colocada no topo. A quem passava, as crianças pediam "um tostãozinho para o Santo António". Vem o costume, segundo se diz, do peditório que em toda a cidade se fez, por altura do terramoto de 1755, para ajudar na reconstrução da sua igreja. 

A tradição dos tronos continua a merecer a atenção popular.  Este ano (2020), a sexta edição é digital.



Festas de Santo António
. Crianças preparam o trono e o peditório. Data: Junho de 1909. Fotógrafo: Joshua Benoliel (1873-1932). Negativo de gelatina e prata em vidro. - Arquivo Municipal de Lisboa.


Trono de Santo António.
Largo de São Miguel. Foto "comjeitoearte" (2019).

Alfama é o lugar de excelência nas festividades e na alegria dos arraiais. O cheiro a manjerico – com cravo de papel e quadra – e a sardinha assada, percorre os becos, vielas e escadinhas dos bairros de Lisboa durante os festejos.

Nos anos 50 do século XX, os mais célebres Arraiais de Santo António, foram organizados na Praça da Figueira. 


Santos Populares
, arraial. Data: Entre 1950 e 1970. Ferrari, Amadeu (1909-1984), fotógrafo. Negativo cromogéneo em acetato de celulose. Arquivo Municipal de Lisboa

.


Arraial, decoração . Rua de São Miguel. Foto "comjeitoearte" (2019).



As primeiras marchas populares oficiais, organizadas de acordo com um plano artístico de conjunto, foram as apresentadas nas Festas da Cidade, em 1934. O programa das festas, teve ilustrações de Almada Negreiros. 


Programa das 
Festas de Lisboa, 1934. Autor: Almada Negreiros


Festas da Cidade ,1934. Vários aspectos das marchas populares nocturnas, e do fogo de artifício queimado no Tejo. Ao alto da página vemos uma fotografia do Terreiro do Paço, onde se efectuou o Arraial e a Feira, vendo-se a estátua de D. José e o Arco da Rua Augusta profusamente iluminado. - Ilustração nº 204, de 16 de Junho de 1934, pág. 19. - Hemeroteca Municipal de Lisboa



No ano de 1950, foram organizadas onze marchas populares. O desfile realizou-se no dia 12 de Junho, à noite, entre a Praça do Comércio e a Avenida Fontes Pereira de Melo. Nos dias 23 e 28 de Junho, à noite, as marchas apresentaram-se a concurso no Pavilhão dos Desportos.



A marcha da Madragoa.
1º prémio de classificação geral e de pitoresco. 
Data: 1950. Fotógrafo: Joshua Benoliel (1873-1932). Negativo de gelatina e prata em nitrato de celulose. Madragoa participou em 1932, com excepção de 1981, e colaborou todos os anos nos Festejos dos Santos Populares. A sua primeira organização foi da responsabilidade de um Comissário Local, assim como, em 1934 e 35. O seu figurino feminino são as Varinas. - Arquivo Municipal de Lisboa..




A marcha de Alfama
. 1º prémio de tradição e 3º prémio de classificação geral. 
Data: 19. Fotógrafo: Joshua Benoliel (1873-1932). Negativo de gelatina e prata em nitrato de celulose. - Arquivo Municipal de Lisboa.


As marchas populares que sempre constituíram um espectáculo colorido e cheio de vida, são muito aplaudidas e acarinhadas pela população. 


Mouraria, marchas e arraiais dos Santos Populares. Local: Chão da Feira. Data: 12 -06-2019. Fotógrafo: Luís Pavão.1954-.Suporte Digital TIFF. - Arquivo Municipal de Lisboa.


Fontes:


https://egeac.pt/concurso-tronos-de-santo-antonio20/

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/pt/

http://www.bnportugal.gov.pt/

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/RevMunicipal/N45/N45_item1/P4.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário