segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal


Menino no berço, barro policromado. Figura de presépio de Estremoz - Museu Nacional de Etnologia


Desejo um Feliz e Santo Natal a todos os leitores, seguidores e visitantes do blog.



POEMA DE FERNANDO PESSOA

Chove. É dia de Natal.
Lá para o Norte é melhor:
Há a neve que faz mal
E o frio que ainda é pior.

E toda a gente é contente
Porque é dia de o ficar.
Chove no Natal presente.
Antes isso que nevar.

Pois apesar de ser esse
O Natal da convenção,
Quando o corpo me arrefece
Tenho frio e Natal não.

Deixo sentir a quem quadra
E o Natal a quem o fez,
Pois se vai mais uma quadra
Sinto mais Natal nos pés.

Não quero ser dos ingratos
Mas, com este obscuro céu,
Puseram-me nos sapatos
Só o que a chuva me deu

Fernando Pessoa (25-12-1930)





Natal (crianças) - Vinícius de Moraes

De repente o sol raiou 
E o galo cocoricou:

— Cristo nasceu!

O boi, no campo perdido 

Soltou um longo mugido:

— Aonde? Aonde?

Com seu balido tremido 

Ligeiro diz o cordeiro:

— Em Belém! Em Belém!

Eis senão quando, num zurro

Se ouve a risada do burro:

— Foi sim que eu estava lá!

E o papagaio que é gira 

Pôs-se a falar: — É mentira!

Os bichos de pena, em bando 

Reclamaram protestando.

O pombal todo arrulhava: 

— Cruz credo! Cruz credo!

Brava 

A arara a gritar começa: 

— Mentira! Arara. Ora essa!

— Cristo nasceu! canta o galo. 

— Aonde? pergunta o boi. 
— Num estábulo! — o cavalo 
Contente rincha onde foi.

 

Bale o cordeiro também: 
— Em Belém! Mé! Em Belém!

E os bichos todos pegaram 

O papagaio caturra 
E de raiva lhe aplicaram 
Uma grandíssima surra.


Presépio Napolitano - Janela 24


Hoje, véspera de Natal, a imagem do Calendário de Advento mostra a magnífica obra  "Árvore de Natal com Presépio Napolitano" ( Museu Metropolitano de Arte). Realizada em Itália (Nápoles) entre os séculos XVIII e XIX, esta obra possui uma enorme variedade de figuras integradas na representação do Nascimento do Menino Jesus, para além de aproximadamente cinquenta Anjos pairando sobre um enorme abeto. As figuras possuem cabeça modelada em terracota policromada e membros em madeira. As vestes luxuosas e coloridas, foram bordadas e enriquecidas com jóias. Entre os acessórios estão incensários dourados, punhais e sandálias de filigrana de prata. A realização das figuras como São José, a Virgem, o Menino e alguns Anjos, são atribuídas aos escultores italianos Giuseppe Sammartino (1720-1793), Salvatore Di Franco (séc. XVIII), Lorenzo Mosca (?-1789), Angelo Viva (1747-1837) e Giuseppe Gori (1770-1810).

Sagrada Família (Virgem e São José atribuídos a Salvatore Di Franco, Menino Jesus atribuído a Giuseppe Sammartino), detalhe do presépio.
Detalhe, Magos e pastores
Anjo (atribuído a Giuseppe Sammartino), detalhe da Árvore de Natal.



domingo, 23 de dezembro de 2012

Presépio de Júlia Côta - Janela 23

A imagem de um presépio da ceramista Júlia Côta, ilustra o dia 23 do Calendário de Advento. Esta peça faz parte do figurado de barro produzido em Manhete, Barcelos, e pertence à colecção do Museu de Olaria de Barcelos
A artesã criadora desta peça, era filha da conhecida Rosa Côta e neta de Domingos Côto, o "pai" do galo de Barcelos. Júlia iniciou-se com nove anos na arte do barro, aprendendo com a mãe as técnicas do figurado de barro. As suas peças recriadas com originalidade e estilo muito pessoal, representam figuras religiosas, animais, cenas do trabalho e da vida rural. No entanto, as peças que mais aprecia são as suas bonecas grandes, a sua imagem de marca.


Qual o verdadeiro nome desta artesã?

Descubra aqui!



sábado, 22 de dezembro de 2012

Berço do Menino Jesus - Janela 22


A imagem que ilustra o dia 22 do Calendário de Advento, mostra a peça intitulada "Berço do Menino Jesus". Datada do século XV, a peça foi realizada em madeira policromada, prata dourada e pergaminho (22,0 x 18,0 x 18,4 cm).
Este admirável berço de Grand Béguinage de Leuven (Bélgica), tem painéis esculpidos com representações da Natividade e a adoração dos Magos em cada extremidades. Sobre a colcha, é ilustrada a família bíblica de Cristo, num bordado a fio de ouro sobre seda, cravejada de pérolas e esmaltes. 
Os berços  em miniatura com imagens do Menino Jesus, foram objectos de devoção nos séculos XV e XVI e eram adorados em casas particulares e nos conventos.


Em que Museu está exposta esta peça?


Descubra aqui!


Painel com representação da Natividade
Painel com representação da adoração dos Magos


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Presépio do artesão "Mistério"


Um presépio em  barro policromado de "Mistério", ilustra o dia 21 do Calendário de Advento. Esta peça de cerâmica pertence à colecção do Museu dos Biscainhos.
O autor Domingos Gonçalves Lima, aprendeu a fazer figurado com a sua avó, bonequeira, que vendia na feira semanal de Barcelos. Inicialmente, fazia coisas simples, juntamente com a sua avó, para vender. Aos 12 anos, as suas peças já revelavam algum domínio da técnica do figurado de barro. Abordava temas do quotidiano rural, representando matanças do porco, juntas de bois e animais diversos. Por influência de uma educação profundamente religiosa, reproduziu esta temática nas alminhas, santos populares, presépios, Reis Magos, Ceias, Nascimento e Morte de Jesus. Devido às características das suas peças, sempre com um toque de humor, é bem aceite pelo público que o conhece pela alcunha de "Mistério", nome com que assina as peças.
Ganhou o primeiro prémio no III Salão de Artesanato do Casino Estoril com a peça Procissão Minhota, em 1983. Fez várias exposições no país e também no estrangeiro. 
Os seus filhos dão hoje continuidade à sua obra.


 Quais as dimensões deste presépio?


Descubra aqui!



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Medalhão em ouro com pintura da Natividade - Janela 20


Para hoje, dia 20 do Calendário de Advento, escolhi uma peça de ourivesaria, um Medalhão do século XVII, com representação da Natividade. Esta peça originária da Sicília, Itália, foi realizada em ouro esmaltado com pintura em verre eglomisé e ornamentada com pérolas. Numa das faces encontra-se a pintura da Natividade e na outra a Anunciação. Pertence ao acervo do Museu Victoria e Alberto.

Quais as medidas desta peça?

Descubra aqui!



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sagrada Família - Janela19


A peça de cerâmica intitulada Sagrada Família, ilustra o dia 19 do Calendário de Advento do blog. A Sagrada Família é uma peça modelada em barro (34,5 x 22.5 cm) da oficina Sencal e está datada de 1993. O autor  desta peça é o ceramista e escultor Mário Ferreira da Silva, residente e nascido em Gaia. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em Itália, onde frequentou o Instituto de Arte Cerâmica Gaetano Bellardini. Está representado em diversos museus nacionais e estrangeiros. Na sua longa carreira foi distinguido com vários  prémios (1957, 1961, 1969) e menções honrosas (1989 e 2000).


Qual o Museu onde está integrada esta peça?

Descubra aqui!




terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tabernáculo com cenas da Natividade e dos Magos

O Tabernáculo (Museu Victoria e Alberto) que ilustra o dia 18 de Advento, é uma magnífica peça de ourivesaria de Colónia, Alemanha (1150-1200). Foi realizado em bronze e cobre dourado, coberto com esmalte. As esculturas e relevos são em marfim de morsa e elefante. O conjunto repousa sobre uma subestrutura de madeira de carvalho. Em volta da cúpula estão representados Cristo e os onze apóstolos, na parte inferior, figuram as esculturas de dezasseis profetas, a Virgem e o Menino com São José, a viagem dos Magos, a Crucificação e o Santo Sepulcro, retratados em quatro relevos de marfim. É muito possível que este Tabernáculo (santuário portátil) seja um dos primeiros exemplares em forma de igreja cruciforme com cúpula.

Qual a data em que foi realizada esta peça?

Descubra aqui!


 "Tabernáculo" , detalhe (relevo de marfim com a Natividade) - Museu Victoria e Alberto
 "Tabernáculo" , detalhe (relevo de marfim com a viagem dos Magos) - Museu Victoria e Alberto

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Presépio de Carlos Baraça - Janela17


Este Presépio de Carlos Baraça, ilustra o dia 17 do Calendário do blog. Datado de 1996, este presépio faz parte do figurado de barro com origem em Galegos de Santa Maria, Barcelos. A peça em barro policromado (204 milímetros de altura x 209 milímetros de largura), integra a colecção do Museu de Olaria de Barcelos. 
O artesão Carlos Baraça, pertence a uma das famílias tradicionais da arte popular de Barcelos. O primeiro antepassado desta família a dedicar-se ao figurado de barro, foi a sua avó Ana Baraça, que realizou as primeiras peças, galinhos, com apenas sete anos de idade. Os métodos de trabalho de Ana, eram puramente artesanais e de uma grande simplicidade. Foi condecorada aos 81 anos (1985), pelo Presidente da República, com o grau de Oficial do Infante D. Henrique.


 Qual o verdadeiro nome de Carlos Baraça?

Descubra aqui

Presépio da autoria dos irmãos Baraça, aqui

domingo, 16 de dezembro de 2012

Díptico com cenas da Anunciação e Natividade - Janela 16


Uma peça de ourivesaria gótica, para ilustrar o 16º dia do Calendário de Advento do blog. Este díptico, que inclui no interior cenas da Anunciação e Natividade, foi realizado em prata dourada com esmaltes. A sua origem é provavelmente alemã, por volta dos anos de 1300-1325. É uma pequena peça (6.1 x 8.6 x 0.8 cm, aberto) com detalhes minuciosos, considerada um exemplo de graciosidade e qualidade técnica. A inclusão pouco vulgar da parteira no presépio, é uma particularidade iconográfica que parece ser de origem austríaca.


Que cenas da vida de Jesus estão representadas no exterior do Díptico?


Descubra aqui!



sábado, 15 de dezembro de 2012

Presépios de Rosa Ramalho - Janela 15


O Presépio que ilustra o dia 15 do Calendário de Advento, é da autoria de Rosa Ramalho, natural de São Martinho de Galegos, Barcelos. Esta artesã, dedicou-se exclusivamente à criação de figurado de barro, com quase 68 anos de idade (1956). A sua presença em feiras e mercados locais com o propósito de ganhar dinheiro, foi notada pela imaginação e criatividade única das suas peças. A partir daí, o nome da artesã Rosa Ramalho, tornou-se conhecido do público através de jornais e revistas que divulgavam as suas peças. A sua obra e popularidade foi crescendo. Realizou diversas exposições no país e no estrangeiro. Foi distinguida em 1964, com a medalha "As Artes ao Serviço da Nação" na Feira do Artesanato de Cascais, e prémio do melhor conjunto de Figurado, no Concurso de Artesanato em Barcelos. As suas peças são actualmente muito procuradas por coleccionadores.

Em que Museu se encontra este presépio?

Descubra aqui!



_________________________________________________________________________

 Figurado de barro de Rosa Ramalho (presépio) 

 

Nossa Senhora (presépio), barro e tintas multicolores, alt. 8,8 cm. São Martinho de Galegos, Barcelos - Museu Nacional de Etnologia
São José (presépio), barro e tintas multicolores, alt. 8,2 cm. São Martinho de Galegos, Barcelos - Museu Nacional de Etnologia
Menino Jesus (presépio), barro e tintas multicolores, alt. 6,2 cm. São Martinho de Galegos, Barcelos - Museu Nacional de Etnologia
Rei (presépio), barro e tintas multicolores, alt. 7,6 cm. São Martinho de Galegos, Barcelos - Museu Nacional de Etnologia
Rei Preto (presépio), barro e tintas multicolores, alt. 8 cm. São Martinho de Galegos, Barcelos - Museu Nacional de Etnologia
Rei (presépio), barro e tintas multicolores, alt. 7,6 cm. São Martinho de Galegos, Barcelos - Museu Nacional de Etnologia
Burro , barro e tintas multicolores, alt. 4,2 cm. São Martinho de Galegos, Barcelos - Museu Nacional de Etnologia
Boi (presépio), barro e tintas multicolores, alt. 5,2 cm. São Martinho de Galegos, Barcelos - Museu Nacional de Etnologia
Ovelha (presépio), barro e tintas multicolores, alt. 4,3 cm. São Martinho de Galegos, Barcelos - Museu Nacional de Etnologia
Cabana de presépio, barro e tintas multicolores, med. 13 x 15 x 12,8 cm. São Martinho de Galegos, Barcelos - Museu Nacional de Etnologia

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sagrada Família - Janela 14


Hoje dia 14, a imagem medieval da  Sagrada Família, ilustra o Calendário de Advento do blog. A escultura foi realizada em madeira e tem vestígios de pintura e douramento. Datada de cerca de 1500, teve origem na cultura alemã.   
Este grupo com a Virgem e o Menino Jesus com São José, foi a peça central de um grande retábulo. A forma como as figuras se apresentam sugere que podem ter sido parte do grupo com Santa Ana (avó do Menino Jesus) ou de uma adoração dos Magos. O orbe (símbolo do mundo) na mão esquerda do Menino, simboliza o papel de Cristo como governador espiritual do mundo.

Em que Museu se encontra esta peça?

Descubra aqui!


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Presépio de Herculano Elias - Janela 13


O grupo escultórico que ilustra o dia 13 do Calendário de Advento, representa um presépio, modelado em barro branco (1986), com altura: 19 cm; largura: 28 cm; profundidade: 21 cm. Em primeiro plano vê-se as figuras de Nossa Senhora, São José, o Menino Jesus, pastores e animais. No plano secundário aparecem os Reis Magos. A peça faz parte da colecção do Museu de Cerâmica. O autor é o ceramista caldense Herculano Lino Elias, monitor de modelação decorativa no CENCAL, nas Caldas da Rainha. Participou em diversas exposições, salões de artes plásticas e cerâmica, estando actualmente representado na exposição "Natividade, Obras do Mestre Elias", no Museu de Arte Sacra e Etnologia, Fátima (até 6 de Janeiro de 2013).


Em que centro de fabrico foi realizada esta peça?

Descubra aqui!




quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Cartão para ementa


Menu intitulado "Noite de Natal" (aguarela sobre papel, séc. XIX-XX) do aguarelista Enrique Casanova, mestre da Casa Real portuguesa. A peça pertence ao Palácio Nacional da Ajuda.

Faltam apenas doze dias para a festa da família, a Consoada. Para decorar a mesa e mimar os familiares de forma simples, a realização de cartões personalizados com a designação da ementa, é certamente aprazível. As imagens seguintes, ajudarão a criar outros menus ...

Menu (em branco), papel. Decoração em estilo arte-nova. Séc. XIX-XX. Casa Maquet, Paris. Destinava-se a ser usado nas refeições oferecidas pela rainha D. Maria Pia. - Palácio Nacional da Ajuda
Menu (em branco), pergaminho (?). Decoração em estilo arte-nova, Séc. XIX - Palácio Nacional da Ajuda
Menu, cartão, arame, penas e tecido. Séc. XX - Palácio Nacional da Ajuda
Menu (em branco), papel. Séc. XIX - Palácio Nacional da Ajuda (a imagem foi restaurada digitalmente por mim)
Menu (em branco), pergaminho (?). Séc. XIX-XX. Casa Maquet, Paris. Destinava-se a ser usado nos almoços, jantares e banquetes oferecidas pelos reis D. Luis e D. Maria Pia. - Palácio Nacional da Ajuda
Menu (em branco) British Airways, 1940 - Museu Victoria e Alberto
Há 108 anos, o menu do jantar servido no Palácio da Ajuda, no dia 15 de Novembro de 1904, foi o seguinte: Consommé à l’Impérial; Poisson à la Joinville; Noix de veau Nicard; Pain de Bécasses à la Lucullus; Poulardes roti, Salade; Choux fleur sauce Hollandaise;  Glace Marie Louise; Patisserie variée; Vin, Caffé, Liqeurs - Palácio Nacional da Ajuda