terça-feira, 27 de setembro de 2016

Casa de Bonecas - Queen Mary's Dolls' House






Victória Maria Augusta Louise  Olga Pauline Claudine Agnes (Londres, 26 de Maio de 1867 - Westminster, 24 de Março de 1953), foi rainha consorte do Reino Unido e dos Domínios britânicos e imperatriz consorte da Índia, como a esposa do rei-imperador Jorge V. 


Queen Mary's Dolls' House 

A casa de bonecas da Rainha Mary foi construída entre 1920 e 1924, para a rainha Mary, a esposa do Rei George V. A ideia da construção foi debatida com um dos principais arquitectos da época, Sir Edwin Lutyens.

Foi feita numa escala de 01:12 (uma polegada de um pé), e contém modelos de produtos de empresas bem conhecidas da época. É notável pelos seus detalhes e objectos, muitos dos quais são réplicas de 1/12 de objectos do Castelo de Windsor. 

A Queen Mary's Dolls'House, tem objectos em miniatura que funcionam: existem espingardas que podem mesmo disparar, elevadores e electricidade, água corrente canalizada através de tubos minúsculos... As casas de banho são totalmente canalizadas e equipadas com papel higiénico em miniatura. Os tapetes, cortinas e mobiliário são todos cópias do real, feitos pelas próprias empresas ou por especialista.
Conhecidos escritores escreveram livros para a biblioteca da Queen Mary's Dolls'House, que foram realizados à escala da casa. 

A casa foi originalmente exibida na exposição do Império Britânico, 1924-1925, onde mais de 1,6 milhões de pessoas a visitaram

Está agora em exposição no Castelo de Windsor, em Windsor, Berkshire, Inglaterra, como uma atracção turística.


Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mary_of_Teck
https://en.wikipedia.org/wiki/Queen_Mary%27s_Dolls%27_House
https://www.royalcollection.org.uk/visit/windsorcastle/what-to-see-and-do/queen-marys-dolls-house

Arquitectura anos 40 - Richard Neutra

Casa Bailey - arquitecto Richard Neutra - planta do local


O arquitecto Richard Neutra participou no programa Case Study House, iniciado pela revista Arts & Architecture em 1945 em Los Angeles, com o projecto para a Casa Bailey (1947-1948).

Sala de estar - cadeira de braços de Alvar Aalto, banco de George Nelson.

Esta casa simples e elegante apesar da sua reduzida dimensão, foi construída em vidro, aço e madeira numa planta rectangular com um perfil de pequena  inclinação.  Possuía nas traseiras um jardim, que podia ser observado através de grandes paredes de vidro, que faziam  a ligação visual e espacial com o exterior. 

Exterior visto de oeste
Exterior visto de sul
Os proprietários da casa anteciparam a possibilidade de crescimento e adições futuras; encomendaram posteriormente a R. Neutra a realização de outros espaços, permitindo o aumento de quartos e zonas  de estar.  Uma vez que R. Neutra tinha considerado  desde o início a possibilidade de futuras expansões, os espaços adicionados pareciam estruturais em relação ao projecto inicial.

Vista lateral dos quartos que se abrem para espaços exteriores
Richard Joseph Neutra (8 de abril de 1892, Leopoldstadt, Viena - 16 de abril de 1970) é considerado um dos arquitectos do modernismo mais importantes. 

Trabalhou na Alemanha no estúdio de Erich Mendelsohn. Mudou-se para os Estados Unidos em 1923 e tornou-se um cidadão americano em 1929. Neutra trabalhou algum tempo para Frank Lloyd Wright, depois aceitou um convite de Rudolf Schindler para trabalhar e viver comunitariamente na Califórnia.

Na Califórnia, tornou-se célebre por as suas estruturas geométricas com rigor. Era famoso pela atenção que dava  aos seus clientes com intenção de definir as suas reais necessidades, independentemente do tamanho do projecto. A sua arquitectura doméstica era uma mistura de paisagens, arte e conforto prático.


Casa do arquitecto Richard Joseph Neutra - vista parcial do jardim - Los Angeles, Califórnia
Neutra VDL Studio e Residences, a casa do arquitecto Richard Neutra, está localizada, em Los Angeles, Califórnia.Também é conhecida como a Research Neutra House, ou o Richard Neutra e Dion VDL Research House II.  Foi projectada por Richard Neutra e seu filho Dion Neutra. A casa é actualmente propriedade da Cal Poly Pomona faz parte da Faculdade de Design Ambiental. 

Casa do arquitecto Richard Joseph Neutra
A propriedade foi adicionada ao Registo Nacional de Lugares Históricos em 8 de maio de 2009 e anunciada em listagem apresentada no National Park Service's em 15 de Maio de 2009.

Fontes: 
http://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Neutra

http://en.wikipedia.org/wiki/Neutra_VDL_Studio_and_Residences

Smith, Elizabeth (2006), Case StudY Houses. China: TASCHEN.

sábado, 10 de setembro de 2016

Cerâmica figurativa do Norte de Portugal

Artesão Delfim Manuel (Vila Nova de Famalicão). Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)


Na 29ª edição da FIA, em Lisboa, artesãos provenientes de Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Real e Guimarães, mostraram o seu enorme talento e criatividade na arte de trabalhar o barro.

Nesta edição, a exposição sobre o tema "Rotas da Cerâmica do Norte de Portugal", teve a participação de ceramistas bem conhecidos como Delfim Manuel, Júlia Côta, Francisco Esteves Lima (Mistério) ou os irmãos Baraça, entre outros.


Artesão Delfim Manuel (Vila Nova de Famalicão). Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)
Artesão Delfim Manuel (Vila Nova de Famalicão). Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)
Artesão Delfim Manuel (Vila Nova de Famalicão)- "Custódia". Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)
Artesão Delfim Manuel (Vila Nova de Famalicão)- "Custódia", detalhe. Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)

Artesão Francisco Esteves Lima - Mistério (Barcelos) - "Procissão". Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)

Artesão Eduardo Pias (Barcelos) - "Cristo Vindima". Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)

Artesã Júlia Côta (Barcelos) - "Diabo, Galo, Pombal". Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)

Artesã Júlia Côta (Barcelos) - "Pombal". Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)
Artesã Júlia Côta (Barcelos) - "Boneca". Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)

Artesãos Irmãos Baraça - Moisés Gonçalves e Vitor Gonçalves (Barcelos) - "Presépio". Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)

Artesãos Judite Dinis e Nuno Pires (Barcelos) - "Isabelinha" (Feira da Isabelinha). Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)
"ISABELINHA é uma imagem de marca oficial da Feira da Isabelinha, uma actividade pagã das mais importantes do Norte de Portugal. Esta Feira, realizada desde 1907, na segunda-feira de Páscoa, em Viatodos, Barcelos, começou como uma feira franca de gado. O seu nome Isabelinha, surge como homenagem a uma simpática e famosa estalajadeira, que no final do século XIX, início do século XX, acolhia no seu estabelecimento de Viatodos caminhantes, feirantes e outros comerciantes, e que aí ficavam rendidos à art de bem receber. Atualmente na Feira da Isabelinha, que se realiza durante todo o fim de semana da Páscoa, ocorrem diversos eventos desportivos, etnográficos, musicais e culturais, que continuam a ser um ponto de referência
para toda a região.

Símbolos na Isabelinha:
Igreja, milho e uvas: simbolizam Viatodos, estando os dois últimos presentes no seu Brazão.
Traje do Minho: simboliza a origem da Feira e o Festival de folclore que aí se realiza.
Alface: símbolo da origem da Feira como feira agrícola.
Galo: símbolo de Barcelos e da origem da Feira como feira agrícola.
Clave de Sol: simboliza os espectáculos musicais que ocorrem na Feira.
Saia com forma de carrossel: simboliza os divertimentos típicos da feira.
Figuras no carrossel: simbolizam as actividades desportivas que ocorrem na Feira: encontro de motas e bicicletas antigas,corrida de cavalos, paraquedismo, BTT e atletismo.
Design e conceito: 
Judite Dinis e Nuno Pires
Texto por Associação Cultural e Recreativa da Feira da Isabelinha

Artesã Lourdes Ferreira (Maia) - "Peixe com 3 Meninas" e "Menina do Brinco Pérola". Foto "comjeitoearte" (Julho de 2016)

Fontes:
http://www.delfimmanuel.com/
http://www.baraca-artesanato.pt/
http://www.feiradebarcelos.com/artesaos/julia-cota
http://www.artesanato-misterio.com/
http://bloguedelisboa.blogs.sapo.pt/tag/artesanato
https://www.facebook.com/ceramica.criativa/info?tab=page_info
https://plus.google.com/+EduardoeJesusPiasBarcelos