quarta-feira, 7 de agosto de 2019

José de Almada Negreiros - desenhos 1924


Desenho em Diário de Lisboa de 24 de Outubro de 1924 (Título do artigo: A «gymcana» de automóveis na Parada de Cascais, vista por José d' Almada Negreiros, pág. 3)


O "comjeitoearte" comemora hoje oito anos de publicações!


Aos amigos, visitantes e leitores deste blogue, agradeço a vossa atenção, o vosso tempo e a vossa companhia. 
  
Com a ajuda de todos, o blogue já  ultrapassou um pouco as 655 000 visitas. Actualmente as minhas publicações têm sido menos frequentes, por escassez de tempo, mas o blogue continua a ser visitado diariamente. 

O vosso interesse é também um incentivo. Obrigada a todos!


Comemoro o aniversário do blogue com dois desenhos e uma ilustração  do pintor José de Almada Negreiros , publicados em 1924. 

O desenho de 24 de Outubro de 1924, representa um ambiente festivo e, por isso, considerei-o muito apropriado para o dia de hoje.


Ilustração em «Pierrot e Arlequim», 1924

Desenho em Diário de Lisboa de 9 de Outubro de 1924 (Título do desenho: O incêndio oficial do 5 de Outubro. Legenda do desenho: Como José de Almada Negreiros viu os exercícios dos bombeiros que tão grande sucesso produziram no público. pág. 2). 

Fonte:
França, José-Augusto (1974), Almada Negreiros o Português sem Mestre, Lisboa: Estúdios Cor  
http://www.fmsoares.pt/



domingo, 4 de agosto de 2019

Azulejos em Lisboa | Rua dos Bacalhoeiros

Fachada do imóvel situado na Rua dos Bacalhoeiros, 131 a 143 (fotos «comjeitoearte», 2019)


A construção desta imóvel pode remontar ao final do século XIX. A documentação existente no Arquivo Municipal de Lisboa, integra um processo intitulado " Obra de alteração'', com data de  07 de Novembro de 1905. 

Este edifício situado na freguesia de Santa Maria Maior, foi considerado IMÓVEL DE INTERESSE PÚBLICO (D-L nº 95/78 de 12/09).

Os azulejos que cobrem a parte inferior da fachada, formam um padrão de 2 x 2, com cercadura - fábrica Carvalhinho. O estado de conservação dos azulejos é bom.