quarta-feira, 25 de maio de 2016

O Largo do Correio Mor - Chafariz I Palácio I Arte Urbana

Chafariz das Mouras no Largo do Correio-Mor. Foto "comjeitoearte" (mês de Agosto de 2015).

No Largo do Correio Mor, actualmente Rua de São Mamede, encontramos obras dos séculos XVIII, XIX e XXI, nomeadamente, palácio senhorial, chafariz e arte urbana. 


Chafariz

O Chafariz das Mouras, no Lumiar, foi alimentado por uma nascente situada na zona do Vale das Mouras. A obra, com projecto da autoria do arquitecto José Therésio Michelotti, foi iniciada em 1813 e concluída em 1816, ano em que a água começou a correr nas suas bicas. 
Em meados século XX, a escassez do caudal levou à interrupção do abastecimento de água e à desactivação do chafariz. Após a demolição foi reaproveitado o seu pano de fachada e tanque contracurvado, para o Largo do Correio Mor, actual Rua de São Mamede, onde ainda se encontra. 


Chafariz das Mouras no Largo do Correio Mor. Foto "comjeitoearte" (mês de Agosto de 2015).

Chafariz das Mouras no Largo do Correio Mor. Foto "comjeitoearte" (mês de Agosto de 2015).

Este chafariz composto por espaldar simples rectilíneo, com duas pilastras rematadas em friso e cornija, possui um elemento almofadado, em cantaria, onde sobressai o escudo real e um painel com uma inscrição onde se lê " UTILIDADE DO PÚBLICO/ANNO DE 1815". Na base, três bicas circulares, com torneiras, que vertem para um tanque de planta contracurvada, com bordo boleado.

Chafariz das Mouras, no Lumiar. (1939); fotografia, 10 x 15 cm. Fotógrafo: Eduardo Portugal (1900-1958) - AML

Arte Urbana

O mural na Travessa da Mata (rua perpendicular ao Largo do Correio Mor), foi criado por Nuno Saraiva. A sequência é inspirada nos cavalos animados do fotógrafo Etienne-Jules Marey (1830-1904). Uma recriação do reboliço que se vivia nos meados do século XIX, quando os cavaleiros da Mala-Posta Real partiam do Palácio do Correio Velho. 

Mural na Travessa da Mata. Foto "comjeitoearte" (mês de Março de 2016).

 Detalhe do Mural na Travessa da Mata. Foto "comjeitoearte" (mês de Março de 2016).

Arquitectura Pombalina


Palácio dos Condes de Penafiel / Palácio do Correio Mor, na Rua de São Mamede. Foto "comjeitoearte" (mês de Agosto de 2015).
Palácio Conde de Penafiel / Palácio do Correio-Mor. Foto "comjeitoearte" (mês de Agosto de 2015).

Construído sobre o edifício do Correio-Mor, o Palácio Conde de Penafiel, situado na Rua de São Mamede, em frente ao Largo do Correio Mor, foi concluído em 1776, após a remodelação pombalina. 

Em 1859, falece no palácio o 8º e último Correio Mor do Reino, Manuel José da Maternidade da Mata de Sousa Coutinho, 1º conde de Penafiel. O palácio passa para a posse da sua única filha. É adquirido pelo Estado, em 1919, após sucessivos arrendamentos.

No exterior do palácio existe um pequeno jardim e um pátio, onde é visível o conjunto de painéis de azulejos monocromáticos historiados.
Entre os portões, sobre o muro gradeado, dois anjos apoiados nos pilares, sustentam a pedra de armas dos condes de Penafiel, encimada por coroa.

No acesso ao palácio pela Calçada do Correio Velho, o edifício integra uma porta encimada por a inscrição "CORREYO GERAL DO REINO MDCCLXXVI" (1776).



Porta do Correio Geral do Reino, no Palácio Conde de Penafiel / Palácio do Correio-Mor; acesso pela Calçada do Correio Velho. Foto "comjeitoearte" (mês de Agosto de 2015).

Detalhe da porta do Correio Geral do Reino, no Palácio Conde de Penafiel / Palácio do Correio-Mor; acesso pela Calçada do Correio Velho. " CORREYO GERAL DO REINO MDCCLXXVI" (1776). Foto "comjeitoearte" (mês de Agosto de 2015).

Planta nº 43; levantamento topográfico de Francisco e César Gullard (1879-01); suporte em papel, 970 x 670cm (assinalei digitalmente no mapa com a cor verde, o Largo do Correio Mor, a Travessa da Mata, a Calçada do Correio Velho e o Palácio) - AML


Fontes:
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/pt/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=25673
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne-Jules_Marey
http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/chafariz-do-caldasantigo-chafariz-das-mouras-ao-lumiar

http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4003


terça-feira, 10 de maio de 2016

Montras de Primavera


Montras da loja Hermès, no Largo do Chiado / Rua António Maria Cardoso, em Lisboa. Foto comjeitoearte, 2016