|
"Nascimento da Virgem". Tempera sobre tela (126 X 128 cm). Data: 1504-08. Autor: Vittore Carpaccio. Academia Carrara, Bergamo. - Web Gallery of Art. No quarto de dormir representado na imagem, a cama encontra-se resguardada, numa alcova protegida por cortinados pesados. Ao fundo, o acesso a outras divisões da casa. |
O móvel renascentista, teve a sua origem em Itália. Caracteriza-se pela dependência da arquitectura e pela inspiração na arte clássica. No século XVI, o mobiliário do Renascimento personaliza-se.
O conceito da habitação como "residência", faz com que os móveis sejam elementos fundamentais na organização da casa senhorial.
|
"O Sonho de Santa Úrsula". Tempera sobre tela (274 X 267 cm). Final do século XV (1495). Autor: Vittore Carpaccio. Galeria da Academia, Veneza. - Web Gallery of Art Quarto de dormir, com uma cama de dossel, sustentado por hastes finas e torneadas, uma mesa e uma cadeira, entre outros objectos. |
As linhas e os planos horizontais predominam, emprestando aos móveis renascentistas um aspecto majestoso. Os tipos de móveis mais tradicionais , como camas, arcas e armários, são enriquecidos com entalhados geométricos, espelhos embutidos, colunas, pedestais, molduras...
|
Cama toscana com cassoni. Esta cama de finais do século XV, caracteriza-se por uma estrutura de inspiração arquitectónica, cujas superfícies apresentam rectângulos dispostos lado a lado, simples e ritmados. Montenegro, Ricardo. Guia da História do Mobiliário.Presença. Editora.
|
Na Europa as tendências artísticas dominantes, no final do período do século XVI, variam conforme os países.
Em França existem numerosos artesãos e artistas flamengos e holandeses. Os móveis mostram predominância de elementos decorativos, tais como cariátides, grinaldas, florões, festões, volutas...
A Inglaterra mantém isento das influências estrangeiras estilos como o Tudor e o Isabelino, até meados do século XVI.
|
Poltrona articulada (tipo Dantesca). Madeira de nogueira com entalhes, veludo de seda bordado, franja e metal. Século XVI Origem: Itália. - The Metropolitan Museum of Art. Durante a Renascença italiana, tem grande popularidade a cadeira savonarola, uma cadeira dobrável (movimento de tesoura) realizada em madeira. A cadeira tipo dantesca é apenas feita com quatro elementos, unidos por uma trave. Os apoios de braços têm a forma de S, e os trilhos na base terminam em pés com forma de garra. Os estofados são de veludo de seda azul bordado, com franjas verdes.
|
|
"Nascimento de São João Baptista". Afresco, largura 450 cm. Capela Tornabuoni, Santa Maria Novella, Florença. Final do século XV (1486-90). Autor: Ghirland Domenico. - Web Gallery of Art. Interior de um quarto de dormir com cama renascentista, de final do séc. XV. |
Em Portugal prepondera o domínio das artes decorativas e mobiliário, não só sob o ponto de vista técnico mas também na criação de novas formas. No século XVI, Lisboa tem 66 pintores e douradores, e 47 debuxadores - ofícios ligados à fabricação de mobiliário. O móvel tem uma procura significativa como peça de arte.
|
"Nascimento de Maria". Afresco, largura 450 cm. Capela Tornabuoni, Santa Maria Novella, Florença. Final do século XV (1486-90). Autor: Ghirland Domenico. - Web Gallery of Art. Interior ricamente decorado, com um friso em relevo, cama renascentista e colunas. |
A residência das classes abastadas do Renascimento, é organizada em edifícios com vários andares: no rés-do-chão, situam-se as zonas de serviço; no primeiro andar, habita o proprietário e a família; o último andar destina-se ao alojamento do pessoal e depósito de objectos.
|
"A Partida dos Embaixadores". Óleo sobre tela (280 X 253cm). Data: 1495-1500. Autor: Vittore Carpaccio. Galeria da Academia, Veneza. - Web Gallery of Art. O salão, grandioso e ricamente decorado, reflecte o prestígio do seu proprietário. Ao fundo, a passagem para outras divisões da casa, faz-se por um enorme corredor com uma escada. |
O salão é a divisão mais representativa, ricamente decorada com frescos, tapeçarias e mobilado com as peças mais significativas e ricas. Este aposento é sempre dominado por uma grande chaminé.
O quarto de dormir, ganha maior privacidade e define-se como local separado do resto da casa. É comum existir uma sala destinada à leitura, à escrita e onde se trata de negócios.
|
"A Anunciação". Óleo sobre madeira (86,4 x 80 cm). Data: ca. 1525. Autor: Joos van Cleve. - The Metropolitan Museum of Art. Interior cuidadosamente mobilado, com cama de dossel, cadeira e armário tipicamente renascentista. |
|
Armário. Madeira de nogueira, entalhe dourado. Data: 1580-1600. Renascença francês. - Victoria and Albert Museum
As habitações das classes menos abastadas podem ser organizadas numa única divisão, ou podem ter dois pisos: um rés-do-chão, onde se desenvolvem todas as actividades quotidianas como, cozinhar, trabalhar, receber, e um piso superior utilizado como quarto de dormir.
Interior de cozinha. Óleo sobre tela (116 x 80,5 cm). Data: 1565. Autor : Marten van Cleve. - Castelo Skokloster - Skoklosters slott Interior de uma cozinha, com pessoas ocupadas em diversas tarefas. Uma mulher mexe uma panela. Dois homens conversam, enquanto um agarra num coelho, o outro segura num prato. Uma mulher, cuida de uma criança. Um grupo de pessoas dedica-se à lavagem da loiça. Ao fundo, um armário e uma grande chaminé.
|
Cama. Estilo típico das camas de madeira da
década de 1590. Material: Madeira de carvalho entalhado. As figuras humanas esculpidas na cabeceira da cama, eram originalidade pintadas com cores vivas. Painéis de marchetaria. Dimensões: 326 cm de largura. Designer: Vredeman de
Vries, Hans. - Victoria and Albert Museum
|
Nascimento de São João Baptista. Pintura a óleo sobre madeira. Data: Último quartel do século XVI. Dimensões: 103 x 86 cm. Autor: Oficina portuguesa círculo de Simões Rodrigues. - Museu de Arte Sacra do Funchal. Interior de um quarto. Em primeiro plano, a Virgem com São João Baptista, no colo, e num segundo plano, repousa, no seu leito de dossel, Santa Isabel. |
Fontes:
https://www.wga.hu/html/c/carpacci/2/05birth.html
https://www.wga.hu/html/c/carpacci/1ursula/2/50dream.html
https://www.wga.hu/html/g/ghirland/domenico/6tornab/62tornab/3birth.html
https://www.metmuseum.org/art/collection/search/461135?searchField=All&sortBy=Relevance&what=Seating+furniture&ft=*&offset=320&rpp=80&pos=346
https://www.wga.hu/html/g/ghirland/domenico/6tornab/61tornab/2birth.html
https://www.wga.hu/html/c/carpacci/1ursula/1/20depart.html
https://www.metmuseum.org/art/collection/search/436791
http://collections.vam.ac.uk/item/O58198/cabinet-unknown/
http://emuseumplus.lsh.se/eMuseumPlus?service=ExternalInterface&module=collection&objectId=24929&viewType=detailView
http://collections.vam.ac.uk/item/O9138/great-bed-of-ware-bed-vredeman-de-vries/
http://www.masf.pt/homepage.html
Montenegro, Ricardo. Guia da História do Mobiliário.Presença. Editora.