quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Museu do Brinquedo, em Sintra, fecha definitivamente em Agosto

Casa de bonecas "Vivenda Odete", brinquedo português, 1940

O Museu do Brinquedo situado em Sintra, no distrito de Lisboa, tem uma colecção com mais de 60.000 exemplares de diferentes brinquedos, compreendidos entre o século XVII e os nossos dias. 

A antiga casa da Vereação de Sintra, construída no século XVIII e considerada monumento de interesse público, alberga desde 1997, todo o espólio do Museu. A Fundação Arbués Moreira, que tem como vice-presidente João Arbués Moreira, foi criada em 1987, com a incumbência de gerir todo o legado.


Fogão em ferro, de fabrico português, c.1890.
 

Sala de bonecas, de fabrico alemão, Século XVII
Comboio em madeira, de fabrico português, 1950
Cavalo em pasta de papel e carroça em madeira, de fabrico português, c.1920
Jogo Cidades, Vilas e Aldeias, fabrico português «MAJORA»

O Museu do Brinquedo tem como missão a "divulgação da História do Homem através da preservação, conservação e mostra do Brinquedo enquanto património mundial que contempla múltiplos paradigmas temporais e geográficos permitindo a compreensão e a análise crítica do mundo, dos seus habitantes e das suas mudanças, dos seus sonhos e desejos". 

Na sequência da nova Lei das Fundações, o Município de Sintra deixou de atribuir os cerca de 5 mil euros mensais ao Museu, pondo em risco a colecção, e todo o trabalho desenvolvido ao longo de vinte anos.

Os responsáveis pelo Museu têm feito diligências junto da Cãmara Municipal de Lisboa e outras autarquias, no intuito de encontrar uma "casa", que albergue esta admirável colecção.
 

Carrossel, em folha, de fabrico francês, c.1890.
Carro de policia de Nova Iorque. Veiculo americano do tempo da lei da seca
Máquina a vapor, de fabrico alemão BING, c. 1910
Barco, em folha, de fabrico alemão, c.1930
Soldado português com pombo correio, de fabrico alemão «LINEOL», c.1935



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Brinquedo
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=157901
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=4066570

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Recordar a famosa Rolleiflex

Publicidade Rollei. Almanaque Português de Fotografia (1º ano), 1955-1956
A Fotografia é um dos meios de comunicação plástica e documental, capaz de mostrar o que os olhos vêem, como ainda o que não vêem.

"Vale mais uma imagem do que cem mil palavras" - diz um provérbio chinês, por isso a Fotografia é uma força nas mãos de quem a souber dominar, para servir a Humanidade e a Cultura.



Referência às máquinas fotográficas Rolleiflex 2,8 C e Rolleicord V. Almanaque Português de Fotografia (1º ano), 1955-1956. Secção: Novidades, págs. 231 e 232.
 
Referência às máquinas fotográficas Rolleiflex 2,8 C e Rolleicord. Almanaque Português de Fotografia (1º ano), 1955-1956. Secção: A fotografia médica, pág. 60.

No Dia Mundial da Fotografia, recordo uma das máquinas fotográficas mais famosas, a Rolleiflex. Ela fez parte do quotidiano de inúmeras famílias, muitos recordam-na - como eu - ao memorizar momentos inesquecíveis. 

Partilho convosco alguma publicidade e referências incluídas no "Almanaque Português de Fotografia".


Publicidade Rollei. Almanaque Português de Fotografia (6º ano), 1961-1962. Composto e impresso na Sociedade Industrial Gráfica Lda, Lisboa.
Referência às máquinas fotográficas Rolleimagic e Rolleiflex grande-angular. Almanaque Português de Fotografia (6º ano), 1961-1962. Secção Novidades, págs. 217 e 218. Composto e impresso na Sociedade Industrial Gráfica Lda, Lisboa.

Foto de Victor Manuel Chagas dos Santos - Refracção. Almanaque Português de Fotografia (1º ano), 1955-1956.
Foto de Amadeu Ferrari (1909-1984) - Flores na Praça da Figueira (Lisboa). Almanaque Português de Fotografia (6º ano), 1961-1962. Composto e impresso na Sociedade Industrial Gráfica Lda, Lisboa.


domingo, 17 de agosto de 2014

Artistas portugueses no Djerbahood, museu de arte urbana ao ar livre, Tunísia.

Add Fuel - Portugal. Foto: Galeria Itinerrance

A vila de Erriadh na ilha de Djerba (Tunísia), foi transformada num verdadeiro museu de arte urbana ao ar livre, Djerbahood.

Mais de uma centena de artistas de trinta nacionalidades diferentes - entre eles portugueses - transformaram Erriadh num espaço único, onde cada artista gravou a sua forma de expressão e a sua cultura. A Galeria Itinerrance, responsável por este projecto, realizou um vídeo promocional onde se vê a metamorfose progressiva da vila, pela acção dos artistas, aqui. As obras de arte podem ser contempladas no site Djerbahood.

Add Fuel - Portugal. Foto: Galeria Itinerrance
Entre os artistas participantes estão: Pantonio (Portugal), Add Fuel (Portugal), Arraiano (Portugal), Mario Belem (Portugal), Faith47 (Africa do Sul), Jaz (Argentina), Pum Pum (Argentina), Dome (Alemanha), Herbert Baglione (Brasil), Calma (Brasil), Tinho (Brasil), Roa (Belgica), Malakkai (Espanha), BToy (Espanha), Liliwenn (França), BomK (França), Mosko (França), Rodolphe Cintorino (França), Amose (França), Stew (França), C215 (França), Rea (França), Kan (França), Zepha (França), Sean Hart (França), Dan23 (França), Orticanoodles (Itália), Myneandyours (Iraque), TwoOne (Japão), Curiot (México), Saner (México), M-City (Polónia), Evoca1 (Republica Dominicana), Dabro (Tunísia), Shoof (Tunísia), eL Seed (Tunísia), Zepha (Tunísia), Kool Koor (USA), Swoon (USA), Monica Canilao (USA), Know Hope (USA).

Mario Belem - Portugal. Foto: Galeria Itinerrance
Pantonio - Portugal. Foto: Galeria Itinerrance
Arraiano - Portugal. Foto: Galeria Itinerrance
Dabro - Tunísia. Foto: Galeria Itinerrance
C215 - França. Foto: Galeria Itinerrance
Pum Pum - Argentina. Foto: Galeria Itinerrance

Fontes: 
http://itinerrance.fr/hors-les-murs/djerbahood/
http://www.djerbahood.com/



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

3º Aniversário

  http://www.ladybugseventi.it/

O ComJeitoeArte comemora hoje três anos de existência! 

A todos os amigos, visitantes e leitores do blogue, agradeço a vossa atenção, o vosso tempo e a vossa companhia.
  
Os comentários que, gentilmente, deixaram neste espaço ao longo dos 3 anos, foram um incentivo e uma motivação para eu continuar.

Com a vossa ajuda, o blogue já  ultrapassou um pouco as 186.000 visitas! Obrigada a todos!
 
Para comemorar ofereço-vos um delicioso picnic. Fiquem à vontade!