|
BERTRAND IRMÃOS - ARTES GRÁFICAS. Publicidade na Revista Panorama nº 14 de 1943. |
Os calendários são usualmente utilizados para a promoção de marcas e empresas. No início do século XX, com o desenvolvimento das técnicas de impressão tipográfica, um novo estilo de publicidade invadiu o quotidiano. Na época, os anunciantes contratavam desenhadores para criarem a sua propaganda.
Os nove calendários que criei, recordam-nos publicidade dos anos quarenta. Algumas das marcas e empresas representadas ainda se encontram no mercado.
|
PHILIPS. Publicidade na Revista Panorama nº 22 de 1944 |
Um calendário de 2018, algumas imagens, um scanner e conhecimentos de informática, constituem a base para criar um calendário de uso pessoal.
|
ADOX - Máquinas fotográficas e filme. Publicidade no Almanaque Português de Fotografia, 1961-1962. |
|
LITOGRAFIA DE PORTUGAL. Publicidade na Revista Panorama nº 22 de 1944. |
|
THO - RADIA, produtos de beleza. Publicidade na Revista Panorama nº 22 de 1944. |
|
L.T. PIVER. Publicidade na Revista Panorama nº 14 de 1943. |
|
MOUSSINE D´ARGY. Publicidade no Revista Modas e Bordados nº 1618 de 1943. |
|
COMPANHIA LUSITANA DE FÓSFOROS. Publicidade na Revista Panorama nº 13 de 1943. |
|
FÓSFOROS CASTELO - Fosforeira Portuguesa. Publicidade na Revista Panorama nº 19 de 1944. |
BERTRAND IRMÃOS - « Qualquer trabalho gravado, composto e impresso por Bertrand Irmãos é sempre um admirável exemplo de artes gráficas e um verdadeiro embaixador de bom gosto». Travessa Condessa do Rio, nº 27, Lisboa. Publicidade na Revista Panorama nº 14 de 1943, pág. 9.
« O que é a electricidade? Na descoberta e domínio dos electrões a ciência deu ao mundo uma nova força de carácter tão revolucionário que o seu raio de acção é virtualmente ilimitado. Por meio dum tubo de vácuo - um dispositivo de sensibilidade notável e de acção rápida - esta força electrónica é conseguida para impor a nossa vontade.
Infalível, precisa e indo além dos cinco sentidos humanos, a electrónica abre e fecha portas, orienta navios e aviões, comanda máquinas, escolha e separa cereais, combina cores e «vê» através da escuridão.
Da sua base saiu a Rádio, a Televisão, os Raios X, e a Luz Fluorescente. Embora a Electrónica esteja desempenhando um papel primordial na guerra e venha a trazer num futuro próximo benefícios incalculáveis à Humanidade, ela não modificará o Mundo dum dia para o outro. Os Milagres estão ainda para além do Horizonte.
A «Philips» é uma das pioneiras da electricidade; as suas fábricas nos países livres dedicam-se actualmente à produção de material electrónico para a guerra. Porém, depois da Paz, a «Philips» voltará a fornecer à humanidade os benefícios práticos da Electrónica nas suas várias formas da Iluminação superior, Rádio e Televisão mais aperfeiçoadas, melhores Raios X e aparelhagem electrónica de qualidade insuperável. «Philips» - Lâmpadas de Iluminação - Rádio e Televisão - Equipamentos de Emissão - Dispositivos Electrónicos - Raio X - Electricidade Industrial, Etc.» Publicidade na Revista Panorama nº 22 de 1944, pág. 19.
ADOX - « Uma linha de fabrico famosa no Mundo... Fotowerke Dr. C. Schleussner GmbH. Frankfurt am Main. ADOX C 18 inversível. Depois da série KB esta película a cores! Em carregadores para 36 fotografias e 15 fotografias («Week End film») António Maria Saraiva. Rua do Carmo, 51 - 4º B , Lisboa. Rua Fernandes Tomás, 800, Porto. Publicidade no Almanaque Português de Fotografia, 1961-1962, págs. 477 - 479».
LITOGRAFIA DE PORTUGAL - «Reproduções em fotolitografia e litografia podem ser consideradas como verdadeiras obras de arte, desde que sejam feitas pelos processos técnicos que se evidenciam nos trabalhos da Litografia de Portugal». Publicidade na Revista Panorama nº 22 de 1944, contracapa.
THO-RADIA « Os produtos de beleza Tho - Radia fazem parte da sua toilette» Publicidade na Revista Panorama nº 22 de 1944, pág. 7..
L.T. PIVER. « FRESCURA. LAVANDE DOUBLE dá à epiderme o bem-estar que a frescura duma fonte comunica ao ambiente aprazível dum jardim.» Publicidade na Revista Panorama nº 14 de 1943, pág. 8.
MOUSSINE D´ARGY. «Enfim! Encontrei o PÓ DE ARROZ ideal para a minha pele!» Publicidade no Revista Modas e Bordados nº 1618 de 1943, contracapa.
Fósforos FILIGRANA. COMPANHIA LUSITANA DE FÓSFOROS - PORTO. Publicidade na Revista Panorama nº 13 de 1943, PÁG. 5.
Fósforos CASTELO - Fosforeira Portuguesa. « São tão resistentes como as pedras dos velhos castelos!» Publicidade na Revista Panorama nº 19 de 1944, pág. 18.