Nos primeiros dias de Setembro (4, 5 e 6) de 1968, Pierre Schlumberger o arquimilionário norte-americano, Manuel Vinhas o industrial português, e Antenor Patiño o arquimilionário boliviano, organizaram festas e bailes nos seus palácios e quintas de Colares, do Zambujal e de Alcoitão, consideradas um verdadeiro acontecimento nacional.
Ginna Lollobrigida, Begum Aga Kan III e a francesa Yvette Labrousse - Festa dos milionários, 1968 - Quinta do Vinagre, Colares (Sintra) |
Estiveram presentes diversas celebridades: Aga Khan, Begum, Henry Ford, Gina Lollobrigida, Zsa Zsa Gabor, Ira de Furstenberg, Audrey Hepburn, Capucine, Gunther Sachs, Douglas Fairbank, Imperatriz Soraia, Valentino e membros das famílias Rothchild, Niarchos, Rockefeller, Palavicini, etc.
Audrey Hepburn - Festa dos milionários, 1968 - Quinta do Zambujal |
No dia 5, o Diário de Notícias comentou a festa com mais de mil VIP na Quinta do Vinagre, em Colares, onde o americano Pierre Schlumberger, que tinha fortalecido a fortuna no negócio petrolífero, e a sua mulher, a portuguesa Maria da Conceição, tinham a sua residência de Verão.
No dia 7, Vera Lagoa no Diário Popular, considerou a festa portuguesa do Zambujal (em casa dos Vinhas), como aquela que ninguém esqueceria por ser completamente diferente de todas as outras.
Maria Gabriela de Sabóia - Festa dos milionários, 1968 - Alcoitão (Cascais) |
No mesmo dia, o Diário de Notícias referiu-se a uma noite de fábula, na quinta que o boliviano "rei do estanho" Antenor Patiño tinha em Alcoitão, cuja biblioteca, "parecia a biblioteca (joanina) da Universidade de Coimbra em miniatura".
Fotos / texto:
Sapo.pt,
Gageiro, Eduardo (1976), Mulher. Mem Martins: Publicações Europa América
Sem comentários:
Enviar um comentário