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Auto-retrato, óleo sobre papel, montado sobre tela, 1855-1856 - MMA, Metrpolitan Museum of Art |
Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de Julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro, 1917) foi um pintor e escultor francês. Ligado ao impressionismo, destacou-se pelo estudo esmerado do movimento e ficou conhecido como o pintor das bailarinas.
O seu pai, Augusto de Gas, geria uma sucursal de um banco napolitano que pertencia à família. Por influência paterna, inicia os estudos num bom colégio, destinado a seguir Direito, mas abandona e ingressa em 1855, na Escola de Belas-Artes, na classe de Louis Lamothe, onde assumiu uma grande admiração por Ingres, no estilo linear e no traço. No ano seguinte, partiu para Itália, onde residia parte da sua família - a sua tia Laura, casada com o barão de Bellelli -, a fim de estudar a pintura do Quattrocento, onde permaneceu até 1860. Compõe obras de observação psicológica, como retratos de família (Retrato de Família de Bellelli, 1858-1869). Nessa época, conheceu Manet, que depois o apresentou a outros impressionistas, como Monet, Renoir e Pissarro.
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Hilaire de Gas, (avô do artista, banqueiro em Nápoles), óleo sobre tela,1857 - Museu de Orsay |
É influenciado pelas cores do impressionismo, pela perspectiva paralela e pelas estampas japonesas. As relações de Degas com o movimento impressionista foram bastante complexas. Apesar de ter participado em exposições colectivas e ter vários contactos com todos os pintores, recusou-se a praticar pintura ao ar livre e o seu trabalho tem ressonância inegável realista e mesmo clássica. A escolha dos temas era por vezes, pouco convencional. A frequência da vida nocturna de Paris, e principalmente da Ópera,
o gosto por corridas de cavalos e por espectáculos teatrais de toda
ordem, levaram-no a fixar os movimentos em acção, que registava com
muita facilidade, devido a seu génio observador. Quando participou na primeira exposição impressionista, a sua pintura era uma das menos criticadas devido ao perfeito domínio do desenho.
A
partir de 1871 interessa-se cada vez mais pelas cenas do quotidiano
parisiense, em vez das paisagens rurais dos impressionistas; pintou
espectáculos em circos, em teatros, em cafés-concertos ou nas ruas. A decadência de uma pequena burguesia que se dilui no vício da bebida, está presente em
O Absinto (1875-76), obra em que o artista representa dois
marginais, um homem e uma mulher, lado a lado, e cujo traje cria uma subtil
relação cromática com as suas bebidas. Na pintura A Classe de Dança (1873-1876), a luz que mergulha no chão, apoiada sobre a diagonal da sala, reforça a perspectiva fugaz do soalho de madeira. Na obra, A Primeira Bailarina (1876), Degas exprime todo o movimento e a beleza da dança; embora a bailarina se encontre completamente à direita, a composição é equilibrada pela mancha escura do que será o chefe do corpo de baile. Em Lição de Dança (1879) - apresentada na quinta exposição impressionista em 1880 -, a composição foi cuidadosamente elaborada; as bailarinas encontram-se dispostas em configurações engenhosas; o formato horizontal da tela, é incomum. Degas utilizará este formato em cerca de quarenta dos seus quadros, para criar um sentimento quase panorâmico do espaço. Procurou também registar o
trabalho diário e pesado das mulheres do povo (As Engomadeiras de Roupa,
1884), a intimidade das figuras femininas no banho como: A Banheira (1886) - apresentada na oitava exposição dos impressionistas em 1886 - , uma das composições mais ousadas de Degas, sobre o tema, devido à representação da perspectiva com influência japonesa, e a pintura Após o Banho (1898).
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O Desfile, óleo sobre papel, montado sobre tela, 1866-1868 - Museu de Orsay |
Degas
apreciava tudo o que era fora do comum. Com cores sóbrias, mas
transparentes e leves na sua luminosidade, utilizando pinceladas subtis e
separadas, criou o seu próprio estilo, que devendo em alguma coisa ao
impressionismo, também o deveu ao realismo, e sobretudo à visão
inteiramente original do artista. Procurou representar, o que o seu espírito sentia de interesse pela atitude e figura humanas, principalmente as da mulher. Chocava por uma paleta
discordante, nos dizeres do público da época, em que era capaz de
colocar lado a lado um violeta intenso e um verde ácido.
A partir dos anos oitenta, Degas fez muitas variações sobre o tema das bailarinas. Pinta e desenha, a pastel e lápis, dezenas de quadros sobre espectáculos de ballet.
As relações com as mulheres influenciaram grandemente a sua arte e a idéia das mulheres está intimamente ligada à sua vida artística. Degas perdeu a sua mãe quando tinha apenas treze anos. Nunca se casou e não encontrou qualquer relação amorosa.
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Bailarina, carvão e pastel azul-cinza sobre papel, 1880 - MMA |
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Ballet, pastel sobre papel, 1884 - Museu de Arte de Filadélfia |
Com a
progressiva perda da visão, isolou-se dos amigos e passou a dedicar-se à
realização de pequenas esculturas, principalmente nus femininos, cavalos
e bailarinas. A mais famosa delas é a Bailarina de Catorze Anos (1881), apresentada na exposição impressionista de 1881, é o testemunho de um hiper-realismo extremo.
O pintor experimentou nas suas criações, vários processos técnicos: a aguarela, o pastel, a água-forte, a litografia, a monotípia.
O seu carácter tímido e misógino, isola-o cada vez
mais do convívio humano, principalmente quando, em 1900, quase cego, não
sai mais de casa, limitando-se quase à pintura em pastel, ao
desenho, à gravura e à escultura em cera. A sua morte, ocorrida em plena
Primeira Guerra Mundial, passou quase despercebida.
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Sala de Bilhar em Menil-Hubert, óleo sobre tela, 1892 (esboço de uma composição, hoje na Staatsgalerie de Stuttgart, é das obras que estão entre a evidência rara de Degas, um pintor de interiores). Museu de Orsay |
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A Pequena Bailarina de catorze anos, bronze patinado, fita de cetim, pedestal em madeira, fundição entre 1921-1931, Edgar Degas, Adrien-Aurélien Hébrard (a partir da escultura em cera, apresentada na exposição impressionista de 1881). Museu de Orsay |
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Cavalo a galope, bronze patinado, fundição entre 1921-1931, Edgar Degas, Adrien-Aurélien Hébrard - Museu de Orsay |
Fontes:
http://www.infopedia.pt/$edgar-degas
http://ymy.blogs.sapo.pt/
http://educacao.uol.com.br/biografias/
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/d/degas.htm
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