sábado, 13 de fevereiro de 2021

Interiores do século XVII na pintura


Os Cinco Sentidos. Gosto. Óleo sobre tela. Dimensões: 104 X 137cm. Data: Século XVII. Autor: Bosse, Abraham (depois). - Musée des Beaux Arts Tours. Interior elegante com cortinado e cadeiras típicas do século XVII. 


No século XVII, as habitações tornam-se mais confortáveis e acolhedoras, com destaque para as casas da burguesia. A decoração de interiores desempenha um papel importante, inaugurando a época do luxo e da opulência. Os tectos e os lambrins aparecem pintados. A produção de têxteis desenvolve-se. Assiste-se ao crescimento da ourivesaria com grande número de modelos.

Poltrona. Início do século XVII. Material: Madeira de carvalho; tapeçaria (trabalho turco). Lugar de origem: Inglaterra. - Victoria and Albert Museum. Cadeiras deste tipo eram feitas em grande número no século XVII. 


Em França, o estilo Luís XIII impõe-se. O mobiliário desta época apresenta uma enorme diversidade ornamental naturalista como: folhas de acanto, flores, maçãs... São comuns os elementos geométricos, as carrancas, as cabeças de leões... A madeira de carvalho é substituída por madeiras como: nogueira ou ébano. Com o surgimento da marcenaria, aparecem técnicas como a marchetaria e a aplicação de bronze no mobiliário. A técnica de trabalho de torno é utilizada para dar forma a elementos como pernas e travessas, nas cadeiras e mesas.
 

Senhora a arranjar o cabelo. Óleo sobre tela. Pintor holandês desconhecido. Século XVII (1650-1670).- The Minneapolis Institute of Art.
Quarto de dormir com cama resguardada por pesados cortinados. 


Os móveis estofados são característicos neste período. Os assentos e espaldares surgem com revestimentos ricos: tapeçarias, damascos, veludos, frequentemente bordados com motivos florais coloridos. Outros móveis de assento de dimensões mais reduzidas são os bancos, com travessa em H ligando as pernas, ricamente trabalhadas. 



Visita a um Recém-Nascido.  Óleo sobre tela. Data: 1661. Dimensões:77,5 x 81,3 cm. Autor: Gabriël Metsu (pintor holandês).The Metropolitan Museum of Art.
Quarto sumptuosamente decorado, onde os pais de um bebé recebem visitas.
 - 


Quarto da Rainha Ana de Áustria (1601 - 1666), esposa do Rei Luís XIII (1601 - 1643), no Castelo de Fontainebleau, em França. Meados do século XVII. - Wikipédia


As camas senhoriais apresentam uma armação de madeira, que termina num enorme baldaquino com colunas esculpidas, cujos cantos são decorados com maçanetas. Cortinas e rodapés, preenchem os espaços entre as colunas das camas, transformando-as num conjunto majestoso, devido à quantidade e beleza dos tecidos e tapeçarias bordadas, que as cobrem. 
O estilo Luís XIII, corresponde ao período de transição entre o Renascimento e o Barroco. 



Visita. Óleo sobre madeira de carvalho. Data: 1630-1635. Dimensões: 85,7 X 117,6 cm. Autor: atribuído a Gonzales Coques - Museu de Arte e História de Genebra.
Quarto de dormir (cama à esquerda, na imagem) que é também sala de dia, com uma mesa colocada junto da janela. Ao fundo uma cadeira típica do século XVII.


Um dos móveis mais representativos do século XVII, apesar do aspecto ser o mais pesado no seu estilo, é o contador. Apresenta incrustações de marchetaria, trabalho de tornearia e entalhamento. Esta peça ricamente trabalhada, é formada por um armário superior organizado com inúmeras compartimentos ou gavetas de diferentes tamanhos. O armário assenta sobre uma mesa, com várias pernas, ricamente trabalhadas e unidas por travessas.


Gabinete (originalmente exibido numa mesa), com suporte (posterior ao fabrico). Apresenta cenas pintadas ilustrando a história do Filho Pródigo. Materiais: Carvalho, ébano; marfim; tartaruga; pintura. Data: 1640-1660. Local de origem: Antuérpia.  - Victoria and Albert Museum.




Contador indo-português (Goa?). Material: madeira de teca, ébano, sissó e outras madeiras; marfim; liga metálica. Data: século XVII. Dimensões: 145 x 98 x 54,5 cm. - museu Nacional de Arte Antiga. MatrizNet
Contador formado por dois corpos: uma caixa com doze gavetas (na realidade são dez), assenta numa base com duas gavetas e dois gavetões, sustentada por pernas maciças com forma de "nagini".



A Era dos Descobrimentos decorre entre o século XV e o início do século XVII. Os portugueses comerciaram em África, Canárias, Guiné, Japão, Timor... Depois de consolidada a rota comercial entre Lisboa e a Índia, entrou com as caravelas de torna-viagem, um grande número de objectos e mobiliário provenientes de Goa. Do estreito contacto com a Índia, nasceu o estilo indo-português, resultante da confluência do estilo da época, com o gosto indiano. A arte e o mobiliário indiano, entre eles contadores, foram exportados de Portugal para as praças europeias.



A Rendilheira. Óleo sobre tela. Data:1656. Dimensões: 45,1 X 52,7. Autor: Nicolaes Maes. - The Metropolitan Museum of Art.
Interior doméstico, com jovem mãe interessada na confecção de uma renda, enquanto o seu filho descansa numa cadeira de bebé.

Armário. Material: madeira de carvalho e ébano. Data: 1620-1650. Dimensões: 187,5 x 126 x 56 cm. Local de origem: Holanda. Armário de dois andares, com painéis esculpidos e ornamentos incrustados de ébano. - Victoria and Albert Museum.
Esta peça de mobiliário, de forma tipicamente holandesa, era destinada a guardar as roupas. Móveis como este, muito comuns no século XVII, também serviam para impressionar os visitantes,



Artistas e artesãos italianos foram chamados por Carlos VIII e Francisco I, para a construção do castelo de Fontainbleau (1540 - 1550), e levaram para França o espírito do Renascimento italiano. Com o início do século XVII, a influência da Renascença italiana tende a  desaparecer, no entanto, permanecem algumas peças de mobiliário já existentes como o cassone.


Interior de Cozinha. Óleo sobre Tela. Data: 1664. Dimensões: 72 x 97. Autor: Cornelis Bisschop.  Colecção Privada. - Web Gallery
Interior da cozinha com uma mulher cozinhando e um menino soprando as chamas. O espaço por trás das figuras principais recua num interior de plano alto e aberto. 


A partir da primeira metade do século XVII, surge um novo estilo, com expressão máxima na cidade de Roma, divulgado em Nápoles, Turim e Veneza, que  se estende depois à Europa e ao Novo Mundo. O estilo Barroco vai permanecer até aos primeiros anos do século XVIII.


A Cozinheira. Óleo sobre Tela. Data: 1625. Dimensões: 7176 x 185. Autor: Bernardo  Strozzi.  Galeria do Palácio Rossi. - Web Gallery
A pintura pode ser considerada uma obra-prima do de gênero italiano. Destaca-se a figura animada da cozinheira, o lume acesso e alimentos prestes a cozinhar..



Cassone. Cómoda em madeira de cipreste, decorada na frente nas laterais e no interior. Renascença italiano. Local de origem: Itália. Data: 1550 - 1600. Dimensões: 45,5 x 104,5 x 58,5 cm. - Victoria and Albert Museum.


Fontes:

http://www.mba.tours.fr/TPL_CODE/TPL_COLLECTIONPIECE/97-17e.htm?PIECENUM=1218

http://collections.vam.ac.uk/item/O60676/armchair-u://collections.artsmia.org/art/1838/lady-at-her-toilet-unknown-dutch-17th-century

https://www.metmuseum.org/art/collection/search/437071?searchField=All&sortBy=Relevance&ft=Gabri%c3%abl+Metsu&offset=0&rpp=20&pos=3

https://en.wikipedia.org/wiki/Palace_of_Fontainebleau#Apartment_of_the_Pope_and_of_the_Queen-Mothers

https://collections.geneve.ch/mah/oeuvre/la-visite/basz-0005

https://collections.vam.ac.uk/item/O59041/cabinet-unknown/

http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=260639&EntSep=4#gotoPosition

https://www.metmuseum.org/art/collection/search/436932?searchField=All&sortBy=Relevance&ft=Pieter+de+Hooch&offset=480&rpp=80&pos=540

https://collections.vam.ac.uk/item/O299361/cupboard-unknown/

https://www.wga.hu/frames-e.html?/html/b/bisschop/cornelis/kitchen.html

https://www.wga.hu/frames-e.html?/html/s/strozzi/1/the_cook.html

https://collections.vam.ac.uk/item/O123710/cassone-unknown/

https://www.infopedia.pt/$produtos-e-riquezas-dos-descobrimentos

Montenegro, Ricardo. Guia da História do Mobiliário. 1995. Presença, Editorial. Lisboa.

1974. O Grande Livro da Deciração Selecções do Reader´s Digest. 

2 comentários: