Aparador de mogno com talha e embutidos. Émile Gallé, c. 1900. - Fiell, Peter & Charlotte. Design do século XX. Ed. Taschen |
Émile Gallé (1844 Nancy, França – 1904 Nancy), foi um dos expoentes da Art Nouveau. Estudou no Lyceé Impériale em Nancy. Trabalhou para o seu pai, Charles Gallé Reinemer, na decoração de faianças e vidro. Entre 1864 e 1866, Gallé esteve em Weimar e estudou botânica, mineralogia e história de arte. Em 1886, viajou para Meseienthal, o centro Lorenense da produção de vidro. Na fábrica de vidro Burgun aprendeu a arte do vidro soprado.
Libélula, mesa pedestal com três pés (primeira versão). Madeira de nogueira, várias incrustações de madeira e madrepérola. Émile Gallé - Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique |
Alistou-se no exército para combater na guerra franco-prussiana e um
ano depois representou a empresa da família na secção «Art de France» na «
First Anual International Exposition» em Londres. Em 1873, por influência de Émile, o seu pai fundou em Nancy uma nova fábrica de vidro, e quatro anos
depois, Gallé tornou-se director da empresa da família.
Cómoda intitulada O Sangue da Arménia ou O Campo de Sangue, apresentada na Exposição Mundial de 1900. Madeira de nogueira da Turquia, marchetaria e onix. Émile Gallé. A peça tem a inscrição: «Cuidado com as trevas, cuidado», Victor Hugo. - Petit Palais Musée des Beaux-Arts de Paris.
Em 1878, recebeu quatro
medalhas de ouro na «Exposition Universelle» em Paris. O seu grande sucesso
levou-o a construir oficinas maiores, para aumentar a capacidade de produção, e
em 1884, comprou um terreno para a sua nova oficina de marcenaria.
O mobiliário de Gallé destacava-se pelo design requintado, cuja decoração com embutidos era inspirada em formas de plantas e animais. Esteve pela primeira vez exposto na «Exposition Universelle» em 1889, onde foi também premiado pelo seu novo design de vidro com técnicas muito inovadoras. Nesta exposição para além de receber o Grand Prix recebeu a «Legion d’Honneur». Em 1900, participou na Exposição Mundial onde apresentou uma peça de mobiliário intitulada O Sangue da Arménia ou o Campo de Sangue. A peça tem a inscrição: «Cuidado com as trevas, cuidado», Victor Hugo.este ano foi premiado com dois Grand Prix e uma Medalha de Ouro.
Espigas de trigo, buffet. Madeira de nogueira da Turquia, várias incrustações de madeira, decorações de espigas de trigo em bronze patinado. Émile Gallé - Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique |
Em 1901 fundou a «Alliance Provinciale des
Industries d’Art» com
Antonin Daum, Louis Majorelle e Eugéne Vallin- mais tarde conhecida como École
de Nancy - tornando-se no primeiro presidente. Numa das suas últimas criações, a cama Aube et Crépuscule (1903-1904) podemos verificar a evolução na qualidade técnica e artística de Émile.
Após a morte de Gallé, aos 58 anos, a sua esposa Henriette Gallé deu continuidade ao trabalho do marido. Também reuniu todos os estudos e projectos publicando-os sob o título "Escritos de Arte".
Após a morte de Gallé, aos 58 anos, a sua esposa Henriette Gallé deu continuidade ao trabalho do marido. Também reuniu todos os estudos e projectos publicando-os sob o título "Escritos de Arte".
Espigas de trigo, sala de jantar. Madeira de nogueira, várias incrustações de madeira, decorações de espigas de trigo em bronze patinado. Émile Gallé - Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique |
Josef Hoffmann (1870 Pimitz, Morávia – 1956 Viena), iniciou os estudos de arquitectura em 1887 e continuou o seu percurso na Academia de Belas Artes de Viena, onde foi aluno de Otto Wagner. Formou-se em 1895, fundou o grupo Siebener Club, um precursor da futura Secessão de Viena, e viajou com Josef Olbrich para Itália, onde venceu o Prix de Rome.
Escrivaninha, 1905. Madeira de carvalho. As portas laterais do alçado têm vidros coloridos decorados com molduras ovais. Josef Hoffmann. - Guia de História do Mobiliário. Ed. Presença |
Em 1897, foi co-fundador da Secessão de Viena (Sociedade de Belas Artes Austríaca) e trabalhou no atelier de arquitectura de Otto Wagner. Entre 1899 e 1936 Hoffmann ensinou arquitectura e design na Kunstgewerbeschule (Universidade de Belas Artes de Viena) em Viena.
Viajou para Inglaterra no ano de 1900 e neste país encontrou-se com membros da Arts & Crafts Mouvement britânico. Convidou Charles Rennie Mackintosh e Charles Ashbee para fazer o design das instalações para a VIII Exposição da Secessão a realizar em Viena no ano de 1900.
Hoffmann e Koloman Moser fundaram, em 1903, a Wiener Werkstätte onde Josef tinha funções de director artístico, sendo um dos mais criativos designers desta oficina cooperativa. Algumas das criações em metal de Josef para a cooperativa, eram obras arquitectónicas, enquanto outras mais acessíveis, incorporavam um padrão tipo grelha que foi usado em muitas das suas peças como a cadeira Sitzmaschine para a Jacob & Josef Kohn.
Hoffmann e Koloman Moser fundaram, em 1903, a Wiener Werkstätte onde Josef tinha funções de director artístico, sendo um dos mais criativos designers desta oficina cooperativa. Algumas das criações em metal de Josef para a cooperativa, eram obras arquitectónicas, enquanto outras mais acessíveis, incorporavam um padrão tipo grelha que foi usado em muitas das suas peças como a cadeira Sitzmaschine para a Jacob & Josef Kohn.
Cadeira Sitzmaschine modelo No 670 para a Jacob & Josef Kohn, c. 1908. Josef Hoffmann. - Fiell, Peter & Charlotte. Design do século XX. Ed. Taschen |
Após abandonar a Secessão
de Viena, em 1905, fundou a Kunstschau com o pintor Gustav Klimt. Tornou-se
membro fundador do Deutscher Werkbund e foi presidente da Osterreichischer
Werkbund entre 1912 e 1920. Participou em diversas exposições internacionais
entre 1914 e 1930.
Mod. 728. Cadeira "Fledermaus" para J&J Kohn, Josef Hoffman e Gustav Siegel, Áustria, por volta de 1907. Madeira e tecido. Josef Hoffmann. - 1+1 design gallery |
Nas
suas criações a interpretação original da Arte Nova antecipa os cânones do
design funcional. Hoffmann foi uma personalidade fundamental da arquitectura e
do design austríaco do início do século XX. A
sua vasta obra arquitectónica inclui o Sanatório Purkersdorf (1904), o
Palais Stoclet, em Bruxelas (1905-1911) e o bar do Cabaret Fledermaus, em Viena
(1907).
https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Gall%C3%A9
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lit_%22Aube_et_Cr%C3%A9puscule%22_dEmile_Gall%C3%A9_(mus%C3%A9e_de_lEcole_de_Nancy)_(7915362932).jpg
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lit_%22Aube_et_Cr%C3%A9puscule%22_dEmile_Gall%C3%A9_(mus%C3%A9e_de_lEcole_de_Nancy)_(7915362932).jpg
https://www.fine-arts-museum.be/fr/la-collection/artist/galle-emile-1?letter=g
https://www.fine-arts-museum.be/fr/la-collection/emile-galle-salle-a-manger-aux-epis-de-bles?artist=galle-emile-1
http://www.petitpalais.paris.fr/oeuvre/commode-le-champ-du-sang-ou-le-sang-d-armenie
https://www.1plus1.gallery/
https://www.metmuseum.org/
https://www.artic.edu/artworks/117412/chest-for-photographs
https://www.theatermuseum.at/onlinesammlung/?query=all_persons%3AJosef+Hoffmann&no_cache=1&id=11694
https://www.theatermuseum.at/onlinesammlung/?query=all_persons%3AJosef+Hoffmann&no_cache=1&id=11694
Guia
de História do Mobiliário. Ed. Presença
Fiell, Peter & Charlotte. Design do século XX. Ed. Taschen
Sem comentários:
Enviar um comentário